Política Brasileira
A Política Nacional, é um dos assuntos mais comentados no país, devido aos políticos que vivem se metendo em polêmicas séria, algumas que jamais será esquecida pela população.
Com certeza a política atrapalha muito o crescimento do Brasil, pois com a sua história o país poderia crescer com muito mais facilidade, mas o desenvolvimento não ocorre dessa maneira. Se a nossa política, fosse uma politica bem organizada, poderíamos ver noticias boas nos jornais, mas não é isso que acontece.
Ficha Limpa
Em 2010 foi aprovada a lei complementar 135/2010, Lei da Ficha Limpa, por um Brasil Melhor. O objetivo dessa lei é impedir a candidatura de pessoas condenadas pela justiça por crime como lavagem, enriquecimento ilícito e ocultações de bens, e outros. O político fica impedido de se candidatar, caso seja condenado por um colegiado de segunda instância, por um período de 8 anos. Essa medida aplica também para aqueles dos quais tenham renunciado a um cargo eletivo com a finalidade de não perder o mandato.
Maiores Polêmicas da Política Nacional
Quantas coisas os brasileiros já viram os políticos fazendo? Os brasileiros ficaram indignados quando viram o governador cobrando o dinheiro com a maior tranquilidade, e ainda colocou aquele dinheiro de dentro do malote, dentro da própria meia. Essa foi uma das polêmicas que envolvia os políticos brasileiros, os quais nós confiamos para governar o nosso país com respeito. Outra cena lamentável da política brasileira foi a do ex-presidente Fernando Collor que estava roubando dinheiro do Brasil, e mesmo assim ele ainda trabalha no senado onde tem uma função muito importante. Veja agora alguns das maiores polêmicas da política nacional.
Mensalão
O mensalão talvez tenha sido a maior polêmica envolvendo a política nacional. Após mais de cinco anos de perícias, coleta de depoimentos e investigações, Roberto Gurgel, procurador geral da República, pediu ao Supremo Tribunal Federal a condenação de 36 réus acusados de terem feito parte desse esquema de compra de apoio político ao governo do ex-presidente Lula, mas conhecido como Mensalão.
O escândalo do mensalão chama muita a atenção não apenas pela quantidade, mas sim pela variedade de pessoas envolvidas. Várias grandes empresas brasileiras privadas e públicas, estiveram envolvidas no esquema, e empresas multinacionais e estrangeiras também, as quais de alguma forma lucrou com a corrupção.
No dia 2 de agosto do ano de 2012, o Supremo Tribunal Federal brasileiro, começou o julgamento de 38 réus envolvidos no esquema do mensalão, tais são:
- José Dirceu – o ex-ministro foi condenado como líder do esquema. Pegou uma pena de 10 anos e 10 meses de detenção e mais 260 dia/multa (RS 676 mil)
- José Genoino- o ex-deuputado foi condenado a 6 anos e 11 meses em regime semi-aberto, multa de mais de R$ 468 mil, pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.
- Delúbio Soares – o ex-tesoureiro do PT foi condenado a 8 anos e 11 meses de detenção, mais 250 dias/multas (R$ 325 mil), pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha.
- Marcos Valério – o empresário mineiro.
- Ramon Hollerbach – ex-sócio de Marcos Valério.
- Cristiano Paz – ex-sócio de Marcos Valério
- Rogério Tolentino – considerado “braço direito” de Marcos Valério.
- Simone Vasconcelos – ex-diretora financeira de uma das agências de Marcos Valério.
- Geiza Dias – ex-gerente financeira de uma das agências de Marcos Valério.
- Kátia Rabello – ex-presidente do Banco Rural.
- José Roberto Salgado – ex-diretor do Banco Rural.
- Vinícius Samarane – ex-diretor e vice-presidente do Banco Rural.
- Ayanna Tenório – ex-vice-presidente do Branco Rural.
- João Paulo Cunha – deputado federal pelo PT e candidato a prefeito de Osasco (SP).
- Luiz Gushiken – ex-secretário de Comunicação da Presidência.
- Henrique Pizzolato – ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil.
- Pedro Corrêa – ex-deputado.
- Pedro Henry – deputado federal pelo PP de Mato Grosso.
- João Cláudio Genu – chefe do gabinete da liderança do PP na Câmara.
- Enivaldo Quadrado – dono da corretora Bônus-Banval.
- Breno Fischberg – dono da corretora Bônus-Banval
- Carlos Alberto Quaglia – dono da corretora Natimar.
- Valdemar Costa Neto – presidente do PL (PR), e deputado.
- Jacinto Lamas – ex-tesoureiro do PL (PR)
- Antônio Lamas – ex-assesor da liderança do PL (PR) na Câmara.
- Roberto Jefferson –delator do esquema.
Belo Monte
Essa é a polêmica sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, a qual não é nova, pois é um projeto planejado desde 1980. Mas, nos últimos anos essa polêmica ganhou mais visibilidade. Os protestos dos povos indígenas, de população que seriam afetadas pela construção dessa usina, e de ambientalistas, fez com que o projeto mudasse ao longo dos anos.
ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio
O Enem foi alvo de uma grande polêmica após um vazamento de questões relacionadas a prova do ano de 2011. Foram anuladas 14 questões pelo Tribunal Regional Federal, para os alunos que tiveram acessa as questões vazadas do Colégio Christus em Fortaleza. O caso chegou a ser investigado até pela Polícia Federal.
União Estável Homoafetiva
Em decisão unânime o Supremo Tribunal Federal reconheceu a equiparação da união homossexual à heterossexual. Com esta decisão, os homossexuais passaram a ter direitos como herança, pensão e adoção. O ministro Luiz Fux, disse o seguinte “Porque o homossexual não pode constituir uma família? Por força de duas questões que são abominadas pela Constituição: o preconceito e a intolerância”.
A Polêmica do Governador Arruda
Essa polêmica foi dita lá no começo. José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal apareceu em uma vídeo cobrando uma propina a qual era muito alta de um homem, e podia ser visto no vídeo também que o governador ao receber ao receber o pacote com o dinheiro, tentava guarda-lo em sua meio
- Código Florestas
- Faxina/ Reforma Política
- Royalties Petróleo
- Divisão do Pará.
Esta ficando cada vez mais difícil de escolhermos alguém sério para assumir funções na política brasileira. Talvez não só o povo deveria pensar mais, mas também os candidatos. Devem pensar em ser honestos, honrar as próprias palavras, fazer o bem para os brasileiros, e com que o Brasil possa ser visto com uma imagem melhor. Pois se estamos onde estamos hoje, a culpa é dos políticos e de nós, que o colocamos lá. Vamos pensar bastante, antes de sair jogando os nossos votos fora. Você pode pensar que é só um voto, que não vai fazer a diferença, mas você esta completamente enganado, porque faz sim, faz toda diferença. Lutamos tanto pela democracia, por podermos ter o direito de votar, para que? Para agora jogar nosso voto fora. Acorda BRASIL, vamos mudar o nosso país, o qual tem de tudo para ser um dos melhores!