Um jogo de vídeo educativo fornece o valor educacional para o jogador. No sentido mais restrito o termo descreve o software com educação e entretenimento, mas tende a educar bem e vender em níveis consideráveis nos níveis mercadológicos.
Definição: Games Educativos
Software deste tipo não está estruturado para os currículos escolares, normalmente não envolve assessores de ensino e não se concentrar em habilidades básicas, como a literatura e matemática.
Não definido também entre os jogos de estratégia de guerra que incluem referências históricas, como o Total War, franquia de Age of Empires e o clássico Civilization. Estes jogos muitas vezes combinam entretenimento e educação, mas sem ser explicitar a função educacional.
Estes são os jogos que foram originalmente desenvolvidos para adultos ou crianças mais velhas e que têm potenciais implicações de aprendizagem. Para a maior parte, estes games oferecem simulações de diferentes tipos de atividades humanas, permitindo aos jogadores explorar variedade de processos sociais, históricos e econômicos.
Exemplos De Games Executivos
A: Jogos como Sim City e César (1993-2006) convidam os jogadores para explorar os processos sociais, práticos e econômicos envolvidos na gestão da cidade;
B: Jogos de construções de civilizações antigas ajudam aos jogadores a aprender sobre a história e os aspectos políticos, econômicos e militares;
C: Jogos da estrada de ferro de gestão, como Railroad Tycoon (1990-2003) e Rails Across América (2001), iluminam a história, engenharia e economia da administração da ferrovia.
D: Jogos de geografia como Place Spotting (2008-2009) ajudam a encontrar locais sobre a terra de acordo com algumas dicas.
E: Games para crianças pequenas desenharem, caso do Mario Paint.
Projetos: Games Educacionais
Títulos foram desenvolvidos e lançados a partir de meados da década de 1990, direcionados para a educação de filhos jovens. Mais tarde as iterações dos títulos começaram a vincular conteúdo educativo para os currículos escolares, como na Inglaterra, por exemplo. O design de jogos educacionais ao uso doméstico foi influenciado por conceitos de jogos projetados para serem divertidos e educativos.
História Dos Vídeos Games Educativos
Em 1983, o termo “edutainment” (mistura da educação com entretenimento) foi usado para descrever um pacote de jogos de software para os microcomputadores ORIC1 e Spectrum, no Reino Unido. O pacote de software estava disponível em programa patrocinado pelo governo. O nome do autor era Chris Harvey, trabalhou no ITEC na época.
Desde então, outros jogos de computador usaram o termo edutainment para descrever seus produtos. A maioria dos jogos de entretenimento educativo procura ensinar jogadores usando um jogo baseado em aprender. Críticas quanto aos jogos do gênero podem ser consideradas “pedagógicas” e leva à criação de jogos sérios cujo foco principal está em ensinar ao invés de entreter.
O psicólogo Simon Egenfeldt-Nielsen pesquisou o uso educacional e potencial de jogos de computador e tem escrito vários artigos sobre o assunto.
Big Brain Academy
Jogo de vídeo lançado para o Wii. Sequela do jogo Big Brain Academy para a Nintendo DS, também mede o peso do cérebro de jogador. Traz jogos de estratégia e quebra-cabeças para resolver. O jogo permite a concorrência entre os amigos dos usuários, cujos códigos são importados de modo automático.
Inclui modo single player em que o jogador usa cérebro para responder às perguntas de modo correto. O jogo também inclui opção multiplayer, onde o jogador pode treinar com competividade contra outras pessoas.
Modos Individuais Nos Minigames
O jogador é desafiado com cada uma das cinco categorias em ordem aleatória. Há 12 perguntas por categoria (quatro para cada minigame), resultando em 60 perguntas no total.
O player fica marcado com base na velocidade e precisão, os mais rápidos. Cada minijogo pode ser jogado separadamente, e dependendo dos resultados, o jogador pode ser premiado com medalha de acordo com a pontuação. Existem quatro níveis de dificuldade: fácil, médio, difícil e expert.
Modos Multiplayer
Há três modos multiplayer no Big Brain Academy. A licenciatura Wii permite ao jogador testar o cérebro contra até sete outros jogadores:
- Mente Sprint permite que até oito jogadores joguem com duas equipes. Se o jogador responde de maneira incorreta ficam parados por cerca de um segundo até a resposta correta em próximas questões. Um jogador ou equipe pode concorrer com registro player, ou seja, contra o CPU com características semelhantes ao nome que bater o recorde.
- Maratona Mental: Equipe trabalha em conjunto para marcar pontos dentro de um limite de tempo. Período extra é recompensado após cada pergunta, com base no comprimento da próxima questão. Um erro termina o jogo. A pontuação máxima de é de 100.
- Quis: Cérebro dos jogadores se reveza escolhendo a partir da seleção de 12 categorias que incluem níveis diferentes. Durante sua vez, os jogadores devem tentar responder as questões dentro do limite de tempo, mas uma resposta errada vai terminar o turno. Este modo é notável por ter cinco jogos extras, um em cada categoria, que não aparecem em outras partes do jogo.
Conectividade Online
Wii Degree permite aos jogadores trocar livros de registro do estudante com amigos que também possuem o jogo, em qualquer lugar do mundo, usando Nintendo Wi-Fi Connection. Livro de um jogador histórico escolar contém o resultado do último teste e detalhes das medalhas conquistadas no jogo.
Desenvolvimento No Big Brain Academy
Wii Degree recebeu críticas positivas, marcando pontuação média de 72% em jogo educativo no site Moby Games. Em 31 de dezembro de 2007, Big Brain Academy: Wii Degree vendeu dois milhões de cópias em todo o mundo, com 380 mil no Japão.
Jogo Da Carmen San Diego: Franquia De Game Educativo
Carmen San Diego é franquia de jogos educativos de computador e vídeo e série de televisão. A premissa principal segue o usuário ou o protagonista que se torna agente ACME na tentativa de frustrar e capturar líder vil e ex-agente. De modo original a franquia era focada no ensino de geografia e história, mas depois se ramificou em matemática, inglês e outros assuntos.
Originalmente distribuído na América do Norte, a maioria dos jogos de computador estão agora disponíveis para o público internacional. Com a exceção de Carmen San Diego: Junior Edição Detective, os jogos dentro da franquia são destinados a pré-adolescentes.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier