Lei Seca

Dia 19 de junho faz um ano que foi aprovada a Lei Federal nº 11.705, que altera o Código de Trânsito Braileiro, proibindo o consumo de bebida alcólica em quantidade maior que 0,1mg de teor alcólico por litro de ar, valor verificado atravées do exame do bafometro realizado nos motoristas. Se o teste do bafometro der positivo, ou seja, o valor resultante for maior que o estipulado na lei, é considerada uma multa de trânsito grave, e o motorista fica sujeito a multa, no valor de cerca de R$ 950,00, suspensão da carteira de motorista pelo período de um ano e podendo evoluir até a prisão, se o nivel de alcool no sangue for muito maior ao limite estabelecido. A aprovação desta lei no Brasil que passou a ser chamada de Lei Seca gerou muita polemica, e foi ironizada por muitos motoristas.

Lei Seca

Lei Seca

No entanto ao completar um ano em vigor as pesquisas demonstram os resultados positivos em relação ao Brasil e as mortes no trânsito, que podem ser comemorados, mesmo sem uma estrutura de ação e fiscalização de trânsito e número de bafometros que de conta da demanda. No Rio de janeiro os primeiros meses depois de sancionada a Lei Seca houve uma diminuição considerável de acidentes de trânsito, mas logo depois os números voltaram a crescer, assim o governo daquele estado entendeu a necessidade de criar um política pública para auxiliar e lançaram a Operação Lei Seca, que usou na concientização da população cadeirantes. A estratégia deu certo e o número de acidentes de trânsito em 3 meses diminuiu em 32,6% . Em São Paulo os números também são positivos.

Brasil

Brasil

Após um ano da implantação da lei Seca o numero de acidentes de trânsito diminui ba capital paulista. De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina no Tráfego – ABRAMET, até o final do ano passado o numero de pessoas atendidas pelos agentes de saúde do SUS em São Paulo, vitima de acidentes de trânsito diminuiram em 28,3%. O numero de mortes também diminuiu e os numeros são impressionantes, só no estado de São paulo o numero de pessoas que deixou de morrer vitima de acidentes de trânsito no período analisado foi de 5 pessoas por dia, numeros obtidos através de pesquisas com metodologias cientificas e estatística, ou seja, a Lei Seca salvou a vida de 5 pessoas a cada dia depois de sua implantação. Só esse fato já é o bastante para comemorar o primeiro aniversário deste dispositivo legal que proibe a direção de veículos após a injestão de alcool.

Eleições

Eleições

Seguindo as pesquisas pudemos perceber que a Lei Seca teve resultado positivo em pelo menos 25 estados brasileiros, sendo que apenas Mato Grosso do Sul e Amazonas não apesentaram essa redução, e em contrapartida os maiores resultados foram obtidos nos estados de Amapá, Alagoas, Espirito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além de São Paulo e Rio de Janeiro. A ABRAMET ainda divulgou que a área de saúde economizou somente no ano passado depois da implantação da Lei Seca, cerca de 23 Milhões em internações hospitalares por acidentes e trânsito, em comparação com o primeiro semestre do mesmo ano, antes da Lei Seca. Os estudos e pesquisas ainda continuam, esses são os primeiros resultados que pretendem auferir os resultados após um ano em vigor. Os resultados da Lei Seca são extraordinários, parabéns aqueles que lutaram pela sua aprovação e garantiram uma maior segurança no trânsito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.