Como o Horário Eleitoral Gratuito é Pago

Eleição na Televisão

A cada eleição somos bombardeados por propagandas eleitorais, principalmente na televisão durante o chamado “horário eleitoral gratuito”. O horário é geralmente dentro do período considerado nobre pela televisão, e dura cerca de uma hora e meia hora em que vários políticos se alternam para exibir suas propostas de governo. Apensar do horário eleitoral gratuito realmente ser gratuito para os políticos que o utilizam, alguém tem que arcar com a conta desse tempo em que as emissoras deixam de receber para fazer propagandas e deixa de passar seus programas.

Publicos

Para abater o prejuízo da emissora, 80% do valor que a empresa receberia no caso de vender o espaço para publicidade pode ser deduzido do Imposto de Renda, de acordo com a lei. Os outros 20% não são abatidos e são bancados pelas emissoras, que contribuem para manter a democracia. Como esses 80% que são abatidos do Imposto de Renda da emissora acabam sendo repostos pelos cofres públicos, na realidade esse horário eleitoral gratuito não é tão de graça assim.

Como o Horário Eleitoral Gratuito é Pago

Como o Horário Eleitoral é Pago

O imposto que pagamos quando compramos, recebemos ou vendemos alguma coisa é recolhido pela Receita Federal. A partir desse momento o dinheiro passa a ser usado na administração do país, cobrindo despesas como educação e saúde. Se o cidadão quiser ele pode contribuir diretamente para um partido ou candidato especifico, depositando uma quantia u doando um valor ao comitê do partido escolhido.Já as emissores são obrigadas a fornecer um tempo de uma hora e quarenta minutos para os partidos políticos. Além desse tempo as emissoras ainda cedem tempo no meio da programação. Enquanto a ordem de exibição das propagandas eleitorais é definida através de um sorteio, o tempo que cada candidato tem para falar depende de fatores como tamanho da coligação do partido do candidato.

Cofres Publicos

Regras

 Como as emissoras poderão pedir abatimento no imposto de renda devido ao tempo cedido para horário eleitoral, os cofres públicos deixarão de receber um bom dinheiro. A Receita Federal estima que um total de 851 milhões de reais não serão recolhidos em impostos. Além do espaço cedido pelas emissoras e o dinheiro proveniente de doações, os partidos também podem contar com uma ajuda extra proveniente do Fundo Partidário. O Fundo Partidário usa uma parte do dinheiro recolhido para ajudar os partidos, e esse ano a previsão de doação é de 160 milhões de reais – é como se cada eleitor fosse contribuir com cerca de 35 centavos. O valor arrecadado pelo Fundo Partidário é dividido igualmente dependendo do tamanho do partido. Muitas pessoas acham o horário eleitoral maçante e preferem não assistir. No entanto, é importante para que os cidadãos conheçam a proposta de cada candidato.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.