Bullying

O Bullying

É uma prática de violência ocorrida muitas vezes na escola, onde uma pessoa ou um grupo usa de insultos e violência para intimidar outra pessoa. A expressão Bullying é de origem inglesa, bully quer dizer valentão e Bullying é o ato de ser valentão prejudicando alguém. Mas ao contrário do que muitos pensam o Bullying não é apenas cometido entre crianças, pode ocorrer também em universidades, no trabalho ou em qualquer meio social.

Bullying

Existem dois tipos de Bullying, o direto e o indireto que também pode ser chamado de agressão social. O Bullying direto é quando o agressor ataca a vítima diretamente, com agressões verbais e ou físicas e é mais comum que seja cometido por pessoas do sexo masculino. Já o Bullying indireto é quando um grupo exclui um indivíduo do meio social e é mais comum com pessoas do sexo feminino e crianças. O Bullying indireto ocorre da seguinte forma, espalham-se comentários maldosos a respeito da vítima, as pessoas se recusam a conviver com ela, há intimidação quando alguém resolve se aproximar dela e criticam a vítima em relação ao modo de se vestir, classe social, etnia, religião, orientação sexual, etc.

Características dos Bullies

Os bullies, denominação usada para se referir aos que cometem o Bullyng, costumam ser pessoas autoritárias, que sentem necessidade em dominar e controlar as pessoas, tem preconceitos e dificuldades em se relacionar com as pessoas. E também muitas vezes o Bullying é praticado por pessoas que sentem inveja ou tem algum tipo de ressentimento. Uma situação em que o Bullyng é comumente praticado é quando um aluno se sobressai na escola com boas notas, e os outros que tem mais dificuldade passam a insultá-lo com apelidos como “nerd”, “CDF”, e até a intimidá-lo com agressões físicas. Essa situação comprova que a prática do Bullying pode sim ocorrer quando há inveja e ressentimento. Pois o bullie deseja ser tão inteligente quando à vítima e isso causa nele um sentimento de revolta.

As Condenações

Atualmente a mídia tem divulgado muito a respeito de Bullying, o que fez com que as autoridades fiquem atentas quanto á sua prática. E com toda essa divulgação, as vítimas estão sendo orientadas a denunciarem a violência quem vêm sofrendo, seja na escola, vizinhança, trabalho ou qualquer outro meio onde haja interação entre seres humanos. No Brasil, os pais de um aluno de uma escola particular de Belo Horizonte foram obrigados a pagar uma indenização de 8 mil reais a uma menina de 15 anos que vinha sofrendo da violência pelo seu filho. A menina fazia parte do grupo dos excluídos da turma por ser considerada feia. O Bullying deve ser denunciado, e os pais devem estar sempre atentos quanto o comportamento de seus filhos, pois eles podem estar sendo vítimas ou praticando atos de violência.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.