Tudo Sobre a Mitologia Hindu

O termo mitologia refere-se ao estudo dos mitos e conjunto de mitos, geralmente os mitos são histórias baseadas em tradições e lendas que explicam o universo, a criação do mundo, e os fenômenos naturais. A maioria dos mitos envolve alguma divindade e lendas, passadas de geração em geração. Alguns usam a palavra mitologia para desacreditar histórias, ela nasceu do hábito de contar histórias e feitos pessoais, e contar histórias sempre foi o principal passatempo do ser humano. Segundo Joseph Campbell (um conhecido estudioso da mitologia mundial), a função primordial da mitologia e do mito sempre foi oferecer símbolos que fazem progredir o espírito humano.

Mitologia Hindu

A mitologia Hindu é uma das mais antigas e ricas do mundo, seus primeiros mitos nasceram no Vale do Índus (atual Paquistão), e está fundada nos Vedas, que são os livros sagrados dos hindus. São inúmeros deuses/deusas, devas (equivalentes aos anjos da cultura/tradição ocidental), semideuses e avatares (manifestação da lei divina ou do caminho da iluminação), é quase impossível enumerá-los.

Mitologia Hindu

Mitologia Hindu

É Constituída De Todas As Possibilidades: 

  • Deuses;
  • Semi-Deuses;
  • Seres celestiais;
  • Anjos; Demônios e;
  • Vampiros.

Apedar da multiplicidade, o hinduísmo não é muito politeísta, tem uma base filosófica dividida em dharshanas (pontos de vista).

Alguns Deuses 

Base: Brahman; Vishnu; Shiva.

Deidades: Aditya; Ansa; Aryaman; Bhaga; Daksha; Indra; Mitra; Surya; Savitri e; Varuna.

Deuses auxiliares: Ganexa; Parvati; Sarasvati; Lakshmi e; Cali.

Alguns Deuses

Alguns Deuses

Outros deuses: Abhaswaras; Abhimani; Aditi; Agni; Airâvata; Akilandeswari; Amrita; Apsarás; Ardjuna; Ariaman; Asuras; Aswini; Avatar; Bali; Bavani; Bod; Bonzo; Brahm; Brahman; Brahmanes; Brahmine; Bram; Brama; Brâman; Brâmane; Brâmine; Caktis; Cakya-Muni; Calidasa; Câma; Carma Cartikeia; Chardo; Cri; Crixna; Dastas; Darma; Devas; Durga; Dusak; Emakong; Erunia; Eruniakcha; Ganas; Ganez; Ganges; Garuda; Gautama; Guira; Hanuman; Hanza; Iama; Indrani; Indu; Isamia; Izvara; Kali; Kalidasa; Kalki; Kâma; Kâma-Deva; Kamagra; Kança; Kapila; Kartikeya; Kchatrya; Kchatryani; Kusa; Kubera; Lakshmi; Lava; Linga; Mahadeva; Manaswamin; Manava-Dharma-Sâstra; Manu; Meru; Mitra; Mitríacas; Mudevi; Maruts; Nandi; Ormazd; Pârana; Párias; Parvati; Pradjapati; Pradyumna; Pritivi; Puchan; Rakshasa; Rakchas; Râma; Râma-tchandra; Ramáiana; Rati; Râvana; Richis; Ruckmini; Rudra; Sach; Sakra; Salamandra; Sani; Sarasvati; Shashti; Savitri; Sita; Skanda; Sôma; Soradeus; Sudrani; Svarga; Tantrismo; Tchandra; Tchandramas; Tchinewad; Thug; Tuas; Tugue; Twachtri; Urvace; Uschas; Vacyá; Vaixiá; Valmiki; Vamana; Varuna; Vayú; Viaça; Virabhabra; Vritza; Vyasa; Wecya; Wecyani; Xatriani Yama; Yoni; Zend e; Zervane-akerene.

O Rig Veda (Livro Dos Hinos, Documento Mais Antigo Da Literatura Hindu) Cita 33 Deuses e Destaca 5:

Indra: Rei dos deuses, governador do céu, representando o poder do raio e da energia.

Agni: O fogo. Considerado o mensageiro, faz a conexão entre os homens e os deuses. A luz para a mente ver e compreender a verdade.

Surya: O sol. Deve ser adorado por todos que desejam a liberação da ignorância.

Vayu: Deus do vento e do ar. Divide seu poder com Indra (senhor do céu).

Varuna: Poder ilimitado, associado à água, rios e oceanos.

No início, tudo era repouso e equilíbrio, existia apenas Brahman (Absoluto, origem e fim de toda criação). Houve a primeira vibração (om – o som primordial), e com ela, todo o universo foi criado. Surge então, a trindade hindu (não há supremacia, os três são independentes e complementares): Brahman (representa o movimento), Vishnu (o poder da existência) e Shiva (o poder da dissolução do universo).

Brahman

Brahman é o Deus supremo da tríade hindu, representado pela criação, conservação e destruição. Deus criador de todo o universo e das divindades. Nasceu de uma flor de lótus que brotou do umbigo de Vishnu (conservador), enquanto ele dormia. Mesmo não sendo o primeiro a existir, assumiu a tarefa de criar o mundo. Representado por quatro faces, vê em todas as direções para poder controlar o Universo. O Brahman mantra proporciona contentamento, saúde e longevidade, concede um sentimento profundo de devoção e confiança, deve ser entoado no mínimo 8 vezes: Om Hrim Brahmaya Namah.

Vishnu

Vishnu é responsável pela proteção, manutenção, e preservação da criação. A palavra Vishnu significa aquele que tudo penetra/impregna. É a personificação do espírito da conservação e protege o mundo em épocas perigosas. Conservador, mantém a ordem cósmica para que o Universo se mantenha íntegro. Enquanto dorme, sonha com o mundo, o sonho dele é o ‘mundo real’.

Em torno do dedo indicador, gira o disco solar, pois ele é o centro do universo. Numa das mãos ele segura uma concha, que anuncia algo novo, e chama atenção das pessoas para voltarem a atenção para dentro. O Vishnu mantra tem como efeito principal estimular a força física, deve ser entoado oito vezes ao dia: Om Narayanaya Vidmahe Vasudevaya Dhi Mahi Tanno Vishnu Prachodayata.

Shiva

Shiva representa a transformação para um novo renascimento. É a personificação do princípio destrutivo, é o mais importante dos três deuses, mas é mais regenerador que destruidor. Suas primeiras representações surgiram no neolítico (4.000 a.C.).

Representado como um deus alegre, que dança, ama, luta, e tem aspectos masculinos e femininos bem resolvidos e equilibrados em sua alma. Divindade representada por um belo homem azul, de cabelos longos, e um terceiro olho em evidência. Shiva é conhecido por muitos nomes e denominações: O grande Deus; O glorioso; O que vence a morte; O governante; O de três olhos; O que possui formoso colo; O que leva o rio Ganges nos cabelos; O imperecível; O grande tempo; O senhor das colinas; O que se veste com o espaço e; O senhor.

A criação da Yoga é atribuída a ele, é uma prática que produz transformação física, mental e emocional. O tridente que aparece nas ilustrações de Shiva, é a arma que destrói a ignorância, e suas três pontas representam a inércia, o movimento, e o equilíbrio. O Shiva mantra é um dos mantras mais conhecidos do hinduísmo e do tantra, utilizado nas práticas de Yoga e proporciona consciência, saúde, longevidade e alegria, para praticá-lo, é necessário ter muita devoção, deve ser entoado oito vezes ao dia: Om Namah Shivaya.

http://www.youtube.com/watch?v=tWNYzceTH-M

Alguns Provérbios Hindus

“Bem que se faz na véspera, torna-se felicidade no dia seguinte.”

“O coração que está em paz, vê uma festa em todas as aldeias.”

“A ação perfeita é fruto da meditação perfeita.”

“Que cada um desempenhe a sua parte em tudo que encontre para fazer, porém sem escravizar a alma.”

“Os homens decaem ou engrandecem-se pelos seus próprios atos.”

por Lucila Helena Farias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.