A UFC (Ultimate fighting championship) é uma das maiores organizações de artes marciais, segue as regras unificadas, possui oito classes de peso masculinas e uma feminina, produz eventos ao redor do mundo, sua base atual fica no Estados Unidos, promove as artes marciais mistas (MMA), e completou 20 anos em 12 de novembro de 2013.
Divisões De Peso
A Ultimate fightting championship se divide em categorias de pesos:
- Peso mosca (Flyweight) – até 56,7 kg;
- Peso galo (Bantamweight) – até 61,2 kg;
- Peso pena (Featherweight) – até 65,8 kg;
- Peso leve (Lightweight) – até 70,3 kg;
- Peso meio-médio (Welterweight) – até 77,6 kg;
- Peso médio (Middleweight) – até 83,9 kg;
- Peso médio-pesado (Light heavyweight) – até 93,0 kg e;
- Peso pesado (Heavyweight) – até 120,2 kg.
Regras Básica
Os lutadores se enfrentam num ringue de oito cantos (Octógono), em três assaltos de 5 minutos, já numa decisão de título, são 5 assaltos de 5 minutos. Quando um lutador defende o cinturão mais de duas vezes, ganha o direito de escolher seu adversário, não existe o critério de melhor lutador ou quem ganha mais lutas.
Definem Os Resultados Da Luta:
Desqualificação
Ocorre quando os lutadores aplicam golpes ilegais ou movimentos proibidos de acordo com as regras: Cabeçadas; Golpes na região genital; Golpes na região anterior à cabeça e; Segurar nas grades do Octógono repetidamente.
Finalização
Ocorre quando um lutador recebe chaves e estrangulamentos – técnicas características da luta agarrada – e demonstra desistência, através de batidas no chão (com pés ou mãos) e verbalmente.
Nocaute
Ocorre quando um lutador recebe um golpe válido que o deixa inconsciente.
Nocaute Técnico
Ocorre quando o médico decide que o lutador não pode continuar no combate, por causa de um corte ou lesão; O árbitro encerra a luta por achar que o lutador não se defende; Em casos de fraturas, o próprio lutador desiste, e o árbitro encerra a luta.
Decisão Do Júri
Ao término dos rounds, 3 juízes decidem quem vence a luta, agressividade, contundência em pé, domínio no chão, agarramentos efetivos, controle da área do ringue e defesa, são alguns dos critérios utilizados.
Ranking Oficial 2013
O primeiro ranking é denominado de peso por peso, e lista os melhores lutadores de todas as categorias de peso. Jon Jones pegou a colocação que era do brasileiro Anderson Silva.
Peso Por Peso:
- Jon Jones;
- Georges St-Pierre;
- José Aldo;
- Anderson Silva;
- Cain Velasquez;
- Renan Barão;
- Demetrious Johnson;
- Anthony Pettis;
- Chris Weidman e;
- Bem Henderson.
Ídolos
Anderson Silva
Considerado o melhor do mundo, por tem uma trajetória vitoriosa. Recordista de vitórias e famoso mundialmente, sua especialidade é o Muay Thai, desde cedo já treinava Taekwondo e se tornou faixa preta com 18 anos, e também lutou jiu-jitsu. Em 2001, conquistou seu primeiro cinturão, em 2011 ganhou o prêmio “Nocaute do ano” por ter nocauteado o também brasileiro Vitor Belfort ainda no primeiro assalto.
no images were found
Royce Gracie
Lutador brasileiro que enfrentava adversários com o dobro do seu peso e tamanho, sem regras, sem limite de tempo e sem rounds. Foi o primeiro campeão do UFC, e vencedor de três das quatro primeiras edições. É muito idolatrado e está no hall da fama do UFC.
Georges St-Pierre
Também conhecido como GSP, o canadense é o atual campeão dos meio-médio do UFC e o mais invicto da atualidade. Considerado o melhor da categoria desde 2006, foi eleito o maior atleta canadense em 2008, 200 e 2010.
no images were found
Randy Couture
Apelidado de “The natural”, o norte-amercano é ex-atleta de luta olímpica (possui uma medalha olímpica) e MMA, e ator. Foi três vezes campeão mundial dos pesos pesados do UFC e duas vezes campeão mundial dos meio pesados do UFC. É o único atleta na história do UFC a ganhar um campeonato depois de se tornar membro do hall da fama, e o mais velho a ganhar um cinturão. Se despediu do MMA em 2011, após uma derrota.
BJ Penn
O havaiano Jay Dee Penn é faixa preta de Brazilian Jiu-Jitsu, ex-campeão na categoria dos leves e dos meio-médios. BJ, Randy Couture e Vitor Belfort são os únicos lutadores da história do UFC a serem campeões em duas categorias.
no images were found
Chuck Liddell
Ex-lutador norte-americano apelidado de “The iceman” (homem de gelo), campeão na categoria meio-pesado, foi o segundo lutador que mais defendeu seu cinturão em sua categoria.
Jon Jones
Jonathan Dwight Jones é norte-americano e atual dono do cinturão dos Meio-pesados, número um do ranking peso por peso.
no images were found
Marco Ruas
O brasileiro apelidado de “The king of the streets”, além de lutador é instrutor, fundou a equipe “Ruas vale tudo”, e foi professor de vários lutadores famosos. Atualmente, mora e dá aula no Estados Unidos, é uma lenda do Vale-Tudo e respeitado no mundo todo.
Matt Hughes
Americano duas vezes campeão da categoria peso meio-médio, já obteve sete defesas vitoriosas de cinturão. Se tornou membro do hall da fama do UFC em 2010, e é o segundo lutador com mais lutas.
no images were found
Vitor Belfort
Brasileiro especialista em boxe, atualmente compete no UFC sendo considerado o segundo melhor peso médio do mundo no ranking. É ex-campeão meio-pesado do UFC e já venceu Randy Couture, Rich Franklin, Heath Herring, Michael Bisping, Luke Rockhold, Dan Henderson e Wanderlei Silva.
Cain Velasquez
Americano de ascendência mexicana, é campeão dos pesos pesados, considerado o número um na categoria, e está entre os melhores na categoria peso por peso. Foi consagrado em 2010 como o melhor do ano.
no images were found
Mark Coleman
Lutador norte-amerciano apelidado de “The hammer”, é famoso pela técnica ground and pound. Já venceu Maurício Shogun, Dan Severn e Igor Vovchanchyn.
Tito Ortiz
Norte-americano apelidado de “The huntington beach bad boy”, ex-campeão da categoria dos meio-pesados. Tem vitórias sobre Wanderlei Silva, Vitor Belfort, Ken Shamrock, Forrest Griffin e Ryan Bader. Em 2012 entrou no no UFC Hall of fame.
José Aldo
Brasileiro especialista em Muay Thai, atual campeão da categoria peso pena representando as artes marciais brasileiras, considerado o número um. Foi consagrado em 2010 como o lutador do ano.
Forrest Griffin
Norte-americano conhecido por ser destemido e raçudo, campeão dos meio-pesados. Em junho de 2009 seu livro “God fight?: The 50 zen principles of hand-to-face combat” foi lançado e aclamado pela crítica.
por Lucila Helena Farias