Antes de falarmos um pouco de história para entender melhor o que são os totens, iniciamos pelo significado, que com certeza, será encontrado em dicionários e livros que abordem o assunto. Se já ouviu falar de totens e não sabe o que é, explicamos: a palavra totem significa símbolo sagrado, neste caso, eles eram adotados tanto por clãs ou por tribos cujo cultura fazia com que eles considerassem os seus ancestrais os seus protetores. Esse símbolo pode assumir várias formas, pode ser um objeto qualquer, um animal e até mesmo uma planta.
Sobre a origem da palavra, totem é derivado de “odoodem”, nomenclatura usada pelos índios da América do Norte da tribo Ojibwe, que significa “marca de família”.
Falando sobre a importância dos totens para esses clãs ou tribos, para parte deles, esses símbolos são tratados como verdadeiros talismãs e em cultos, que fazem parte da sua cultura, são venerados. Porém, pode acontece de uma tribo tratar um totem como um desenho do brasão que representa aquele grupo, neste caso, o símbolo será visto em vários pertences pessoais das pessoas daquela família. Mal comparando, poderia ser como as letras iniciais de um casal, em todo o enxoval da casa.
Como foi dito no início, esse totem pode ser um objeto, um animal ou uma planta e quem determina o que será esse símbolo é a própria sociedade da qual ele fará parte e representará. Além disso, ele pode ser considerado por muitos desses grupos como um símbolo não só sagrado, mas também, que dispõe de poderes sobrenaturais, além de poder proteger os membros daquele grupo. Há muitos anos os totens exerciam um poder tão grande sobre os grupos com tanta magia e superstição em volta, que chegavam a causar medo.
Uma das características interessantes dos totens, que vale a pena destacar, são daqueles que fazem parte da cultura dos índios da América do Norte. Eles faziam verdadeiras obras de arte, talhando na madeira esses símbolos. Os originais foram construídos no século XIX e para admirá-los é necessário uma visita à alguns museus do Canadá ou dos Estados Unidos. Ainda para muitos americanos, os totens representam um espírito protetor.
Do Totem ao Totemismo
O totem fez nascer uma crença religiosa, o totemismo, porque o elemento admirado no caso é o símbolo. Segundo a crença dessa religião, entre um ser natural e o ser humano existe uma relação misteriosa. E essa relação teria como base uma origem incomum entre ambos os seres. É muito comum, pelas características do totemismo, que ele seja associado ao xamanismo. A relação entre as duas religiões é o fato de terem origens nas tribos indígenas.
Todas as pessoas que faziam parte e praticavam o totemismo não podiam fazer mal aos animais que fossem símbolos, totens. Eram proibidos de comer a carne e de até mesmo colocar as mãos neles. Essa crença religiosa surgiu principalmente nos Estados Unidos, entre os caçadores, e também se difundiu, na Austrália, no Sul da Ásia, na República Democrática do Congo, em Nova Guiné e no Sudão.
Em Detalhes: o Que São os Totens
Agora que você conhece a origem dos totens e tudo sobre a sua nomenclatura, falamos um pouco mais de detalhes. Esses símbolos, que na verdade eram representados por esculturas de madeira feitas pelos índios, nada mais eram do que figuras. Como se viu, poderia ser de objetos, animais e pessoas. Algumas tribos, porém, além de registrar essas figuras, esculpiam na madeira a história daquele grupo. E por isso, sempre foi considerado um símbolo de identidade. Porém, para algumas outras tribos passaram a ser importantes objetos para a realização de cultos sociais e religiosos, incluindo, por exemplo, a troca de líderes da tribo indígena.
Segundo alguns estudiosos do assunto, os totens também podiam significar a crença de que os animais poderiam se transformar em pessoas e vice-versa. E isso acontecia fazendo com que ressaltasse a habilidade que tinha um ancestral que já tinha “partido” do grupo.
Sobre o totemismo como conceito, pelos estudos, parece que seu surgimento se deu durante a Pré-História, bem na época em que o homem tinha o hábito de usar a pele das suas caças na porta de entrada pedindo proteção a natureza. Além disso, o hábito representava poder e força.
O que era um símbolo importante e cultuado de diversas formas pelas tribos indígenas de muito tempo atrás acabou se transformando em um objeto de venda das tribos atuais. Aquelas que ainda fazem os totens, vendem o objeto para colecionadores ou simplesmente curiosos turistas.
A Seguir Você Encontrará Alguns Significados de Figuras que Foram Esculpidas Pelos Índios
- Pássaro trovão: o seu significado é liderança e poder e foi retrato pelos índios a figura mitológica que pode “bater as asas” e provocar trovões e tem como fazer raios com os olhos.
- Águia: representa o prestígio e a coragem e isso porque tem a capacidade de alcançar voos bem distantes e detectar um problema de longe.
- Urso: significa maternidade e aprendizado e representa o que eles acreditavam a capacidade de um ser humano se transformar em um animal e vice-versa.
- Coruja: consegue ver aquilo que ninguém mais consegue e transmite a ideia de sabedoria. A coruja também representava a alma dos que morreram.
- Corvo: dá ao homem conhecimento e inspira a criatividade. Além disso, tem magia e se trata de um ser sobrenatural, o que o faz um ser temido.
- Sapo: é um símbolo da comunicação e pode auxiliar em boas mudanças de vida, não só atrai riqueza como estabilidade.
- Lobo: significa espírito de liderança e inteligência e serve para proteger famílias que precisam de ajuda.
- Tartaruga: serve para que as pessoas tenham sempre “os pés nos chãos” e fique atentas as coisas da vida real.
- Pilar: representa aquele que conta a história da família e sustenta a estrutura da casa.
- Brasão: registra a história de uma tribo e é usado à frente da casa para representá-la.
- Mortuário: uma coluna usada para colocar os restos de uma pessoa morta.
As Cores:
- azul: felicidade, sinceridade
- amarelo: luz e sol
- vermelho: o sangue derivado da guerra
- preto: liderança e poder
- branco: morte, paz, céu e pureza
- verde: montanhas, árvores e natureza