Caso esteja buscando por um emprego, saiba que muitas empresas pedem a apresentação de um Currículo Lattes, que também pode ser chamado apenas por Lattes, e não mais o curriculum vitae, como era solicitado anteriormente. Vários candidatos acham que Curriculum Vitae e Currículo Lattes são termos diferentes usados para a mesma coisa, porém, isso não é de todo verdade.
Currículo Lattes e Curriculum Vitae são parecido, isso é fato, mas suas diferenças são de grande importância. Caso você envie a uma vaga de emprego um Lattes e não um CV pode parecer, aos examinadores, um candidato ingênuo e inexperiente, qualidades que atrapalharão numa futura contratação.
O Que é um Currículo Lattes?
O Currículo Lattes faz uma tradução de como é a sua vida, imprimindo ali todas as principais e mais pertinentes informações interessantes aos empregadores. Ele vai além de uma simples listagem das ocupações anteriores, é um recurso que demonstra tudo o que você executou em sua vida, referente à sua carreira.
A diferença principal no conteúdo num Currículo Lattes, em contraponto a um Curriculum Vitae, é que quase sempre se espera que o Lattes junte detalhes e, em razão disso, seja um tanto mais longo. Geralmente, espera-se que um Currículo Lattes possua apenas até duas páginas por candidato que está buscando uma vaga inicial no mercado de trabalho, até quatro páginas para alguém com experiência já comprovada, e no máximo sete páginas para aquele profissional já bastante experiente. É importante salientar que, não importa quanta experiência você tenha, seu Lattes nunca deverá ultrapassar as dez páginas.
Quando a Empresa Pede um Lattes?
Determinados anúncios de vaga de emprego pedem a apresentação de um Lattes, enquanto algumas outras solicitam um curriculum vitae. Normalmente, as vagas destinadas ao mundo acadêmico são aquelas que pedem o Curriculum Lattes. O melhor é que se espere para fornecer um Lattes, especialmente quando estiver se candidatando para:
- Professor
- Posição relacionada ao Ensino
- Cargo de pesquisa
- Cargo científico
- Emprego Internacional
- Algum cargo em associação
O que Deve Incluir um Currículo Lattes?
Ele sempre deve ser iniciado a partir de suas informações pessoais e culminar através de suas principais referências, caso tenha alguma. Entretanto, a ordem das demais informações dependerá de cada um.
Lembre-se, o Lattes é usado para representar toda a sua carreira num todo, então, é especialmente interessante listar seus primeiro seus pontos fortes e somente depois os pontos mais fracos. Exemplificando, caso seja um candidato recém-formado ou tenha apenas pouco tempo de experiência, e ainda se o seu registro acadêmico for demasiadamente impressionante, pode colocar em primeiro lugar a seção relacionada à educação.
Com isso, todos os Lattes que forem enviados, é importante que estejam adaptados para uma vaga em específico, na qual será aplicado. Isso quer dizer que, no mesmo somente devem ser listadas as experiências que tenham relação ao cargo pretendido. Também pode ser alterada a ordem das seções colocadas no currículo, para que, desta forma, a experiência mais interessante ao trabalho venha em primeiro lugar no currículo.
–As informações pessoais: Da mesma forma que o CV, o Lattes deve iniciar a partir do nome da pessoa e ainda as informações para contato. Assim como o CV, não é preciso que dê um titulo a essa fase inicial. Determinados candidatos a vaga, bem como os empregadores esperam que, já que o curriculum vitae faz um apanhado geral de uma vida toda, também deve incluir alguns detalhes pessoais, como local e da de nascimento, o estado civil, sem esquecer de mencionar quantos filhos tem, caso os tenha. Entretanto, algumas empresas veem nessas informações algo de informal demais e ainda desnecessário, o que pode vir a atrapalhar uma futura contratação. Caso opte por acrescentar as informações mais pessoais, esteja ciente de que a atitude pode atrapalhar sua vida profissional.
–Declaração de Propósito: Informação que é destinada a declarar a qual finalidade se destina, comparada a sua missão pessoal, a mesma deve vir logo após suas informações pessoais. Nesta parte deve constar somente até duas frases, e deve fazer duas coisas, contendo informações de sua carreira, e suas expectativas para o próximo trabalho.
–Qualificações resumidas: Da mesma maneira que em um currículum vitae, as informações de suas qualificações fornecem ao empregador um apanhado de suas maiores habilidades. Nesta parte devem ser acrescentados somente até cinco pontos, porém, cada um deles deve demonstrar suas maiores realizações em números, já que isso passará uma melhor impressão ao empregador.
–Educação: O Lattes mostra uma seção que aponta seus graus de educação a partir de uma ordem cronológica inversa. Cada um dos itens deve apontar a instituição escolar, a cidade e também o estado onde ela está inserida, o grau e ainda o objetivo maior do estudo, sem esquece de mencionar a data em que terminou o curso.
–Premiações recebidas: Num currículum vitae há a inclusão de honrarias e prêmios recebidos, sendo que as partes com essas informações são bastante reduzidas. Ocorre que, no mundo acadêmico, os profissionais mais experientes possuem uma grande lista de prêmios. Em razão disso, esta seção pode ser inserida numa área a parte no Lattes, colocando somente as premiações.
–Subvenções: Nessa parte podem ser inseridas informações quanto ao recebimento de importantes bolsas de estudo, colocando como título: “direitos merecidos”. Mas como nem todas as pessoas conseguem tais bolsas, essa parte passa a ser opcional.
–Histórico de Empregos: Outra seção que o currículum vitae e o lattes possuem em comum é a de empregos. Nos dois deve estar listado seu histórico de trabalho, também em ordem cronológica inversa.
–Publicações: Este é um ponto bastante importante, já que faz toda a diferença no mundo acadêmico, especialmente entre cientistas, pesquisadores e professores, e acaba se tornando um grande diferencial na hora da contratação.
–Pesquisas: Diversos acadêmicos profissionais possuem no Lattes uma parte própria destinada à educação e ainda à carreira de pesquisador. O formato do lattes permite aos profissionais uma possibilidade maior no que tange à demonstração desses esforços acadêmicos.
–Trabalho Voluntário: Doar parte de seu tempo a ajudar as pessoas é algo que faz bem a você a você e ao próximo e conta muitos pontos na hora de exibir o currículo, além do que apresenta suas competências e experiências.
Essas são as informações básicas que devem constar de um Currículo Lattes.