História Dos Balões Dirigíveis

Balões e aeronaves levantam porque são flutuantes, o que significa que o peso total da aeronave ou do balão é menor do que o peso do ar que ele desloca. O filósofo grego Arquimedes foi primeiro em estabelecer princípio básico de flutuabilidade. Balões de ar quente foram voados pela primeira vez pelos irmãos Joseph e Etienne Montgolfier, na primavera de 1783.

Não se pode ignorar o fato de que os irmãos Montgolfier, nascidos em Annonay, França, foram os inventores do primeiro balão prático. O primeiro voo com tipo de ar quente ocorreu em 04 de junho de 1783.

Os proprietários de fábricas de papel, Joseph e Jacques Montgolfier, estavam tentando flutuar sacos de papel e tecido. Quando os irmãos fizeram chama, perto da abertura, na parte inferior, o saco se expandiu com ar quente e flutuou para cima. Os irmãos Montgolfier construíram um balão maior de seda de papel, demonstrado em 04 de junho de 1783, no mercado de Annonay.  O balão levantou 6.562 pés no ar.

História Dos Balões Dirigíveis

História Dos Balões Dirigíveis

Primeiros Passageiros

Em 19 de setembro de 1783, em Versalhes, um balão de ar quente carregou uma ovelha, um galo e um pato por oito minutos na frente de Luís XVI, Maria Antonieta e da corte francesa.

Primeiros Passageiros

Primeiros Passageiros

Primeiro Vôo Tripulado

Em 15 de outubro de 1783, Pilatre de Rozier e o Marquês D’Arlandes foram os primeiros passageiros humanos em um balão em voo livre, o que significa que não estava preso. No dia 19 de janeiro de 1784, enorme balão de ar quente viajou com sete passageiros à altura de três mil metros acima da cidade de Lyon.

Montgolfier a Gás

Na época os Montgolfiers acreditavam ter descoberto um novo gás (chamado Montgolfier Gás), que era mais leve que o ar e fez com que os balões inflados subissem. Na verdade, o gás se tornou dinâmico uma vez que foi aquecido.

O francês, Jacques Charles inventou o primeiro balão de hidrogênio em 1783. Menos de duas semanas depois do vôo Montgolfier os físicos franceses Jacques Charles (1746-1823) e Nicolas Robert (1758-1820) fizeram a primeira ascensão com gás hidrogênio em 01 de dezembro de 1783.

Balão De Charlière

Com a gôndola de vime, rede, válvula e lastro de sistema se tornou a forma definitiva do balão de hidrogênio para os próximos duzentos anos. O público no Jardim das Tulherias foi relatado em quatrocentos mil, metade da população de Paris.

A limitação da utilização de balões era que o ar quente quando arrefecido no balão força a estrutura em descer. Se um fogo ardia para aquecer o ar de modo constante, faíscas eram suscetíveis de atingir o saco e atearam fogo. De fato o uso do hidrogênio superou o obstáculo.

Fatalidades Nos Primeiros Balões Dirigíveis

Em 15 de junho de 1785, Pierre Romain e Pilatre de Rozier foram primeiras pessoas a morrerem no balão, conforme aponta a história oficial. Rozier usou combinação perigosa de ar quente e hidrogênio que foram fatais para o par. O acidente dramático foi assistido por multidão.

Primeiro Vôo De Balão No Canal Inglês

Jean Blanchard projetou balão de hidrogênio com dispositivos para fazer o controle. Ele se mudou para a Inglaterra, onde reuniu um pequeno grupo de entusiastas, incluindo o médico, John Jeffries, que se ofereceu para pagar o que se tornou primeiro voo sobre o Canal Inglês em 1785.

John Jeffries escreveu mais tarde que afundou além da conta cruzar o Canal Inglês e que jogou tudo ao mar, incluindo a maioria de suas roupas, chegando com segurança em terra quase nu, como as árvores.

Vôo De Balão Nos Estados Unidos

O primeiro vôo de balão real nos Estados Unidos não ocorreu até o Jean Blanchard Jean subir em Washington, em 09 de janeiro de 1793. Naquele dia, o presidente George Washington, o embaixador francês, e uma multidão de curiosos assistiram Blanchard ascender a cerca de 5.800 pés.

As tentativas para melhorar a capacidade de manobra de alongamento incluíram a forma do balão e o parafuso de alimentação para empurrar cm auxílio do ar. Crédito para a construção do primeiro dirigível navegável de tamanho completo foi ao engenheiro francês, Henri Giffard, que, em 1852, anexou pequeno motor movido a vapor para hélice enorme através do ar por dezessete milhas a velocidade máxima de cinco milhas por hora.

Alberto Santos-Dumont: Dirigível Movido a Gasolina

No entanto, não foi até a invenção do motor a gasolina em 1896 que os dirigíveis práticos puderam ser construídos. Em 1898, o brasileiro Alberto Santos-Dumont foi o primeiro a construir e pilotar um dirigível movido a gasolina.

Chegando à Paris, em 1897, Alberto Santos-Dumont fez primeiro número de voos com balões livres e também com triciclo motorizado. Ele pensou em combinar o motor De Dion que impulsionou o triciclo ao balão.

Durante o verão de 1908, o Exército dos EUA testou dirigível. Thomas Baldwin foi nomeado pelo governo dos Estados Unidos para supervisionar a construção de balões dirigíveis.

Inventor americano Thomas Baldwin construiu um dirigível de 53 metros. Ele ganhou corrida de uma milha, em outubro de 1904. Em 1908, Baldwin vendeu o dirigível melhorado que foi alimentado por um motor de 20 cv. Esta máquina, designada por SC-1, foi base no primeiro avião alimentado do Exército.

Balão Zeppelin

Zeppelin era o nome dado para os dirigíveis de alumínio interno inventadas pelo persistente conde Ferdinand Von Zeppelin. O primeiro dirigível rígido moldado voou em 03 de novembro de 1897, projetado por David Schwarz, comerciante de madeira.

O esqueleto e cobertura exterior eram feitos de alumínio. Alimentado por um motor a gasolina 12 cv ficou conectado a três hélices. Levantou com sucesso em um teste de perto de Berlim, Alemanha. No entanto, a aeronave caiu!

O pano coberto do dirigível, que era o protótipo de modelos posteriores, tinha estrutura de alumínio, 17 células de hidrogênio e 15 cavalos de potência nos motores Daimler de combustão interna, cada um transformando em duas hélices. Tinha 420 metros de comprimento e 38 pés de diâmetro. Durante seu primeiro voo atingiu 3,7 quilômetros em dezessete minutos, alcançou altura de 1.300 pés.

Em 1908, Ferdinand Zeppelin estabeleceu a Friederichshafen (Fundação Zeppelin) para o desenvolvimento da navegação aérea e à fabricação de aeronaves.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.