História de Alexandre o Grande

Alexandre III foi rei da Macedônia na Grécia e viveu entre 356 e 323 a.C. que teve um dos maiores impérios da história antiga.

Origens

História de Alexandre o Grande

História de Alexandre o Grande

Alexandre era filho do rei Filipe II, um rei e comandante de grande sucesso que resgatou seu reino da quase ruína e liderou seu povo conquistando Atenas, Ilíria e Trácia (três potências que poucos anos atrás quase conquistaram a Macedônia).

Sendo filho do monarca mais poderoso do “mundo civilizado”, Alexandre teve a melhor criação possível (o próprio Aristóteles foi seu tutor). Ensinado por sua mãe que suas origens vinham de Hércules e Aquiles, Alexandre não sofria com falta de confiança, sendo que ainda aos 16 anos liderou forças contra uma revolta na Trácia, saindo-se vitorioso.

Conquistas

Sucesso

Sucesso

Com o assassinato do pai de Alexandre durante planos de invasão da Pérsia, ele imediatamente tomou o poder e em dois anos retomou os planos de invasão do pai. Seu exército consistia de 30 mil homens a pé e 5 mil cavaleiros, um exército imenso para a época, acompanhado de engenheiros, cientistas e até mesmo historiadores.

Ele teve imenso sucesso contra os persas, repetidamente vencendo mesmo contra desvantagens numéricas de dez para um. Este sucesso pode ser atribuído à sua engenhosidade militar, o equipamento e treinamento superiores de suas tropas e seu “espírito de corpo”, dado que suas tropas tinham grande fé na invencibilidade de Alexandre.

Assegurando a rendição da Pérsia, Alexandre rumou para o sul, conquistando Síria, Palestina e até mesmo o Egito. Retornando à Pérsia destruiu as últimas forças remanescentes e tomou todo o país.

Continuou ao leste, até entrar em embate com a índia, que provou ser adversária difícil e os grandes custos da vitória o forçaram a liberar suas tropas para retornar a seus lares e famílias. Alexandre retornou para reger seu império a partir da cidade conquistada de Babilônia.

Em seus oito curtos anos de batalhas, Alexandre conquistou mais territórios do que qualquer outro homem. Com sucesso liderou suas tropas contra todas as grandes nações de seu tempo, mas ninguém conseguiu se opor a ele. Foi o líder absoluto do maior dos impérios.

Declínio e morte

Sobre

Sobre

Aparentemente ele achou sua vida entediante após as conquistas. Na Babilônia, começou seu declínio, bebendo pesadamente e se envolvendo em todo tipo de atividade degradante (e havia muita oportunidade para isso na antiga Babilônia). Passou a ter surtos de ira e ilusões paranóicas.

Durante uma noite em um surto de raiva e embriagado, Alexandre assassinou um de seus melhores amigos, ato que o assombraria para o resto da vida. Porém sua vida não foi muito longa: Em junho de 323 a.C. com seu corpo debilitado pelos excessos, faleceu de provavelmente de malária aos 32 anos, mas especula-se também que possa ter sido assassinado. Poucas décadas depois de sua morte o império já estava todo fragmentado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.