Leis da Termodinâmica

Embora muitos desconheçam a influência e importância dos estudos físicos para a compreensão dos fenômenos naturais do plano universal, a área é potencialmente fundamental para a análise das mudanças de temperatura, volume e pressão da matéria. O ramo da Física responsável por esse acompanhamento é a Termodinâmica. Isso se dá devido à constituição molecular de toda substância, sendo responsável pela definição do processo de movimento das partículas. Todas as suas considerações orientam para um conjunto de leis determinadas a partir da transferência ou transposição da energia de um corpo para o outro. Assim, cada interação marca uma categoria de estudo composta com base nos conceitos de sistema, que segundo a Termodinâmica tornam-se fundamentais para o desenvolvimento de outras áreas da física, em suma para pesquisas nos campos das engenharias, biologia e biomedicina.

Newton

De Onde Surgiu

O termo é antigo. A história registra que o homem tem conhecimento das aplicações da Termodinâmica desde 1650, a partir da construção de um sistema que produziu vácuo artificial descoberto por Guericke. Seus avanços foram seguidos pelos cientistas Robert Boyle e Robert Hooke que compreenderam, a partir da experiência, que havia uma relação entre os elementos direcionais da Termodinâmica. Assim a Física se encaminhava para a criação da primeira lei nesse segmento, estabelecendo pesos inversamente proporcionais entre pressão e volume.

Física

A Segunda Lei

Esta interage com tudo o que existe no universo. Segundo especialistas e estudiosos da área, não existe sequer um elemento que não seja influenciado por ela, representando tamanha importância quanto a própria Lei da Gravidade. Em suma, a segunda lei da Termodinâmica define que não existe nenhum elemento capaz de superar a deterioração, levando todo e qualquer sistema ao desordenamento. Tal fenômeno, quando exposto a uma fonte de energia externa através do processo de ingestão-depósito-conversão. Dessa forma, é estabelecida a manutenção constante do sistema complexo, impedindo a desordenação.

Princípios e Orientações Para a Termodinâmica

Existem alguns estudos que defendem que a segunda lei da Termodinâmica não pode se aplicar ao fenômeno inicial do surgimento da primeira vida na Terra. A razão dessa linha de argumentação incide sobre o efeito do Sol que atua sobre o planeta, sendo este representado por um sistema aberto. O desenvolvimento de diversas pesquisas com base nesta premissa levou o físico Ilya Prigogine a provar tal feito, vindo a ganhar o Prêmio Nobel de Química, um dos maiores reconhecimentos da área científica. A importante contribuição dos evolucionistas para as apropriações das leis da Termodinâmica e de outras aplicações da Física remete ao surgimento dos primeiros organismos complexos. Segundo os pesquisadores, a captura de energia no princípio era feita a partir de processos de fermentação, fenômeno que se tornou ineficiente à medida que os organismos evoluíram para sistemas mais complexos.

Lei da Termodinâmica

Importante lembrar que todos os estudos desenvolvidos sob as leis da Termodinâmica partem do princípio de Conservação de Energia. Em outras palavras, a ciência prevê que uma energia jamais pode findar, sendo apenas transferida de um corpo a outro através da evolução e transformação a partir da relação construída entre a troca de calor e trabalho.

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.