História Da Política Brasileira: Panorama Geral Desde a Proclamação Da República

Golpe de 1891: Deodoro da Fonseca fechou o congresso em 03 de novembro para promover eleições para presidentes e ao mesmo tempo revisar a Constituição. Recebeu forte pressão para renunciar após vinte dias.

História Da Política Brasileira: Panorama Geral Desde a Proclamação Da República

História Da Política Brasileira: Panorama Geral Desde a Proclamação Da República

Guerra de Canudos (1897): Antônio Conselho foi considerado o líder messiânico que fundou o Arraial dos Canudos no sentido de defender as ideias de monarquia. Ele manifestou a opção de controlar as massas através do tabloide religioso.

Revolução de 1930: Durante a década de vinte do século XX diversas revoltas militares explodiram para reivindicar os sistemas de oligarquias da República Velha. Luiz Prestes foi um dos líderes. No ano de 1924 os tenentistas invadiram a cidade de São Paulo, mas acabaram sendo derrotados por tropas de Arthur Bernardes.

http://www.youtube.com/watch?v=Ea9Mqyk0qiY

Do Suicídio De Vargas a Dilma

O jornalista Carlos Lacerda teve a vida atentada por pistoleiros. Acusou o presidente e reivindicou a renúncia. GV se suicidou em 24 de agosto de 1954. No mês de janeiro de 1961, Jânio quadros assumiu a presidência; No ano de 1964, João Goulart foi depostos por militares. O Ato Institucional n°5 fechou o Congresso. Tancredo ganhou de Maluf para o Colégio Eleitoral e acabou morrendo antes de assumir, em 1985.

No começo dos anos 90 o mandato de Collor, primeiro presidente do país redemocratizado, foi caçado como exemplo do “poder” da democracia nacional. Ele quis renunciar mais o Congresso Nacional reprovou a solicitação, visto que existira processo de impeachment. Itamar Franco assume e inicia o projeto do Plano Real.

Do Suicídio De Vargas a Dilma

Do Suicídio De Vargas a Dilma

Fernando Henrique Cardoso ganhou as eleições de 1994 e 1998, continuou com a evolução do poder de consumo da moeda, mas acabou pagando por pouco crescimento, investimento em setores sociais e súbita desvalorização cambial que pegou o país de surpresa no final dos anos noventa.

Luís Inácio da Silva (Lula) conquistou as eleições de 2002 e 2006 pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Sofreu no primeiro mandato, mas conseguiu se tornar um dos presidentes mais populares do Brasil por causa do investimento no social. Mesmo com escândalo do mensalão conseguiu eleger a companheira Dilma Roussef para mandato de 2010 a 2014.

Fatos Curiosos De Presidentes Brasileiros

Campos Salles foi personalidade que se preocupava em excesso com a aparência social e os trajes. Presidente Rodrigues Alves, integrante dos ministérios de Prudente de Moraes, passava tardes se divertindo ao fazer caricaturas. Hermes da Fonseca tinha fama entre os amigos de ser pé frio, em determinada ocasião fez depósito em banco russo que acabou encampado na Revolução Socialista e por consequência nunca recebeu a quantia de volta.

Parte dos cidadãos reclama da influência e poder que políticos possuem para empregar familiares. José Linhares, cearenses que assumiu em 1945 após a Era Vargas era campeão gerar emprego para amigos e membros da família. Com poucos meses de mandato possuía tantos parentes com trabalho público que o povo dizia: “Linhares são Milhares”.

Historiadores apontam que JK foi um dos presidentes que mereceu apelido de boêmio. De certa maneira apreciava a ideia de passar serestas, dançando até o raiar do dia com expediente no dia seguinte.

Jânio Quadros foi conhecido por fatos curiosos na vida política. A quem diga que ninguém na história do país conseguiu arrebatar multidões apaixonadas que levantavam palmas e ovacionavam o líder político. As maneiras de convencimento eram vivas e os comícios eram grandes espetáculos com alto interesse popular. Foi primeiro presidente com poder de comunicação política sem utilizar técnicas convencionais. Tinha tom de voz carregado dom tons e temas proferidos com paixão. Palavras que despertavam ódio e açulava a revolta. Conseguia dizer no momento certo as exatas palavras que o povo queria escutar.

Fernando Collor de Melo foi o primeiro presidente pós-ditadura militar eleito por populares com volto direto no Brasil democrata. Ganhou o pleito talvez por causa do estereótipo dos esportistas. Chegou a pousar para câmeras comandando aviando com avião de caça, ou mesmo pilotando automóvel Ferrari a 200 km por hora. Com frequência aparecia ao público jogando tênis, futebol e vôlei.

Antes de ganhar as eleições de 1994, FHC admitiu se pão duro. Disse que não tinha óculos reservas porque não apreciava a ideia de abrir a carteira.

História Da Economia Política Brasileira

Encilhamento (1890): Para diversificar a economia nacional que estava restrita de maneira principal na agricultura o ministro da Fazenda de Deodoro da Fonseca, Rio Barbosa, realizou reforma financeira no sentido de estimular o crédito e emissão de dinheiro, resultando em resultados negativos em consequência de especulação gerada na bolsa e onda de falências empresariais.

Saneamento Campos Salles (1898): Para sanear finanças da República, Campos Salles solicitou empréstimo de 10 milhões de libras aos europeus. O país mergulhou em recessão e Presidente recebeu vaias pelo povo.

Crise do Café (1930): Produção nacional do país estava equivalente em quase 30 milhões de sacas por ano, mais do que o dobro para comportar mercado interno e externo. O governo Vargas declarou necessidade de queimar estoques para manter preços dos produtos.

Segunda Guerra Mundial: A geração brasileira também ficou marcada em virtude do evento. No ano de 1940 o salário mínimo foi instituído na política de Getúlio Vargas que desagrado elites e donos dos meios de produções. Durante a década de 50 o nacionalismo getulista concedeu lugar aos planos de desenvolvimento de Kubitschek e subsequentes solicitações de empréstimo para evolui o país em infraestrutura.

Crise do Petróleo (1973): As nações árabes produtoras de petróleo se reuniram na OPEP para quadruplicar o preço dos barris de petróleo. Os preços dispararam de maneira considerável, fato que fez o governo Geisel investir no programa PROÁLCOOL.

Hiperinflação e Crise Financeira (1994-1998): O ministro Fazendo do governo Itamar Fraco, FHC, lançou o plano Real após trinta anos de inflação, desvalorização monetária e falta de crescimento destacável em infraestrutura. À primeira vista as medidas surtem efeito esperado e a inflação anual ficou em 2%.

No ano de 1998 estourou a Bolha Asiática e o Colapso Russo, eventos que colocaram em risco e pânico os mercados financeiros. Para fugir do bombardeio especulativo FHC elevou os juros para 50% ao ano, mesmo após prometer em campanha eleitoral que não mexeria de maneira drástica na economia.

Contra os ataques especulativos, o governo Fernando Henrique Cardoso eleva os juros a 50% ao ano, mas os dólares continuam fugindo do país.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.