Cuidados pra Quem é Hipertenso

A hipertensão, conhecida também como pressão alta, é uma das principais causas do derrame cerebral e do ataque cardíaco, chegando a atingir milhões de pessoas em toda parte do mundo. Apesar da gravidades das consequências causadas pela pressão alta, cerca de 90% dos hipertensos, não seguem os tratamentos prescritos pelos médicos, a muitas pessoas não sabem que sofrem com a pressão alta. Por isso, dá-se a importância de realizar consulta médica periodicamente. Adultos acima de 40 anos deve chegar a pressão arterial anualmente. Porém uma medição da pressão arterial apenas, não é o suficiente para diagnosticar a hipertensão, a não ser que esteja em um estágio grave.

Alimentos e Hipertensão

Atualmente, os especialistas acreditam que a alimentação contribui muito para a prevenção e também para o tratamento da pressão alta. Para ajudar a manter sua pressão controlada, basta você seguir alguns fatores muito simples, os quais iremos mostrar com detalhes, à seguir.

– Limite a Ingestão de Sal.

Uma alimentação bastante rica em sal contribui também para que as pessoas com tendência genética de reter sódio acabe desenvolvendo a doença, em casos assim, a redução do sal que começa bem cedo, quando a pessoa ainda jovem, reduz o risco de que ela desenvolva a hipertensão. Uma boa parte da população, incluindo diabéticos e idosos, sofrem de hipersensibilidade especial a sódio e também podem ter benefícios significativos caso consumam apenas alimentos de baixo teor de sódio. Até hoje não há um acordo entre os especialista em relação a quantidade de sal a qual seria considerada excessiva, o recomendado geralmente é de no máximo 2.400 mg de sódio por dia. O melhor jeito de reduzir o sal, é evitar alimentos processados, e adicionar uma quantidade bem pequena de sal na comida.

– Consuma menos Gordura.

Uma alimentação rica em gordura, além de induzir ao ganho do peso, contribui também para a pressão alta. O limite de consumo de gordura é de 30% ou menos da quantidade total de calorias, com 10% ou menos vindos de gordura animal saturada. Isso quer dizer que a pessoa tem de reduzir o consumo de margarina e manteiga, começar a tomar leite semidesnatado e derivados de leite que tenha baixo teor de gordura, consumir carnes magras e faze-las através de métodos de cozimento com pouca gordura, você pode grelhar, ao invés de fritar por exemplo.

– Controle o Peso.

Estar um pouco acima do peso, mesmo que seja pouco, saiba que esse pouco já contribui para o desenvolvimento de hipertensão. Em alguns casos, basta so perder o excesso de peso, que a pressão volta ao normal.

– Redução de Cafeína e Bebidas Alcóolicas

Apesar de estudos confirmarem que consumir uma taça de vinho ou outra bebida alcóolica, diariamente, diminui as chances de sofrer um infarto, quando consumido ambos em excesso, o efeito benéfico pode ser revertido, aumentando o riso de desenvolver hipertensão.  Também aumenta a pressão arterial, o excesso de cafeína consumida.

– Ingira mais Alho.

Existem pesquisas que afirmam que o alho ajuda a baixar a pressão arterial. Porém o excesso de consumo do alho pode causar outros problemas como odores corporais e hálito desagradáveis.  Apesar de hoje já existir pílulas inodoras de alho disponíveis, não foi comprovado se elas possuem os mesmos benefícios do alho fresco e cozido.

– Minerais são Importantes.

Alguns nutrientes podem proteger contra a pressão alta. O potássio, contribui para o equilíbrio de líquidos e sal no corpo, e ajuda também a garantir a pressão arterial normal. Você pode encontrar potássio em verduras, frutas, legumes e derivados do leite. Existem estudos que ligam a deficiência de cálcio à hipertensão. Sendo assim a alimentação deve fornecer de 2 a 3 porções de derivados do leite com baixo teor de gordura, por dia.

Quais Pessoas Devem Tomar Cuidado?

Qualquer pessoa que estiver acima do peso, tem de começar um programa de redução de peso, pois o excesso de peso, e um ponto que tem forte ligação em relação ao aumento da pressão arterial. O ideal é tentar manter um dieta, desde que seja saudável, e não aquelas dietas “milagrosas”.

Quais Pessoas Devem Tomar Cuidado?

Quais Pessoas Devem Tomar Cuidado?

Dicas Para os Hipertensos.

  • – Substitua o sal por temperos naturas como, alho, limão, cheiro-verde, cebola, cominho, manjericão, orégano, coentro e etc;
  • – Evite doces e açúcar;
  • – Substitua gorduras animais por óleos vegetais como óleo de milho, óleo de soja e óleo de girassol;
  • – Evite frituras;
  • – Evita alimentos industriais como ketchup, mostarda, molho pronto, caldos concentrados e outros;
  • – Evite os enlatados e as conservas;
  • – Evite os embutidos como linguiça, salsicha, salame, presunto e outros;
  • – Evite os salgadinhos aperitivos como amendoim salgado, batatinha e outros.
  • – Evite álcool e cafeína em excesso;
  • – Consuma alimentos fonte de fibras como cereais integrais (de seta a oito porções por dia);
Dicas Para os Hipertensos.

Dicas Para os Hipertensos.

  • – Frutas, vegetais, hortaliças, de preferência crus (de quatro a cinco porções por dia);
  • – Carne vermelha, ave, peixe (duas ou menos porções por dia);
  • – Gorduras (de duas a três porções por dia) evite gordura saturada;
  • – Derivados do leite com pouca gordura ou 0% de gordura (de duas a três porções por dia);
  • – Nozes, sementes ou legumes (de quatro a cinco porções por semana)
  • – Doces (cinco por semana)
  • *Soja torrada por reduzira pressão arterial. Esse tira-gosto reduz realmente a pressão arterial. Ingerir ½ xícara de soja torrada por dia, segundo uma pesquisa apresentada ao American Heart Association, pode baixar sua pressão da mesma forma que medicamentos receitados por médicos.

Tipos de Hipertensão

– Hipertensão Primária – A Hipertensão Essencial.

É a pressão arterial elevada a qual nenhuma causa pode ser encontrada.

– Hipertensão Secundária – A Hipertensão Arterial Não-Essencial.

É a pressão arterial elevada a qual a causa pode ser encontrada, as quais podem ser temporárias ou controladas como o uso certos de medicamentos, gravidez, enquanto outras são condições crónicas como doenças renais, doenças hormonais ou lesões na cabeça.

– Hipertensão Sistólica Isolada (ISH)

As vezes, os idosos são susceptíveis a qualquer outra forma de pressão alta, chamada esta de hipertensão arterial sistólica isolada. Pessoas nessas condições, a pressão arterial e maior que quando o coração bate, porém entre batidas do coração, retorna ao normal. A enorme diferença de pressão pode colocar ainda mais pressão sobre as paredes das artérias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.