História da NASA

Após a Segunda Guerra Mundial, o Departamento de Defesa norte americano decidiu realizar uma investigação séria para os campos de foguetes e ciências da atmosfera superior para garantir a liderança americana em tecnologia. Como parte desse impulso, o presidente Dwight D. Eisenhower aprovou o plano de órbita de um satélite científico, como parte do Ano Geofísico Internacional (AGI) para o período de 01 de julho de 1957 a 31 de dezembro de 1958, um esforço cooperativo para recolher dados científicos sobre o planeta. Rapidamente, a União Soviética saltou, anunciando planos para a órbita com seus próprios satélites.

Brasil

Dificuldades

O projeto foi iniciado em 9 de setembro de 1955 para apoiar o esforço do AGI, mas enquanto ele gozava de publicidade excepcional durante todo o segundo semestre de 1955, e todos os meses de 1956, os requisitos tecnológicos do programa eram muito grandes e os níveis de financiamentos, muito pequenos para garantir o sucesso. O lançamento do Sputnik 1 em 04 de outubro de 1957 empurrou o programa de satélites americano no meio de uma crise. Apostando o que tinham em mãos quanto ao poderio tecnológico, os Estados Unidos lançaram o seu primeiro satélite da Terra em 31 de janeiro de 1958, quando o Explorer 1 documentou a existência de zonas de radiação circundando a Terra.

História da NASA

A Formação da NASA

“Uma lei para a investigação dos problemas de vôo dentro e fora da atmosfera da Terra, e para outros fins.” Com este preâmbulo simples, o Congresso e o Presidente dos Estados Unidos criaram a NASA, em 01 de outubro de 1958, um resultado direto da crise provocada pelo Sputnik. O jovem organismo absorveu o antigo Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica e o manteve intacto: seus 8.000 funcionários, um orçamento anual de US $ 100 milhões, três laboratórios de pesquisa principais – Langley, Ames e Lewis Flight – e duas pequenas instalações de ensaio. Logo depois, a NASA se juntou a outras organizações, incluindo o grupo de ciência espacial do Naval Research Laboratory, o Jet Propulsion Laboratory gerido pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia para o Exército e Agência de Mísseis Balísticos em Huntsville.

Geografia

Início

o início de sua história, a NASA já estava tentando colocar um ser humano no espaço. Mais uma vez, a União Soviética bateu os Estados Unidos quando Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem no espaço em 12 de abril de 1961. No entanto, a diferença era pequena, pois em  5 de Maio de 1961, Alan B. Shepard Jr. se tornou o primeiro americano a voar no espaço, quando a bordo de sua cápsula Mercury em uma missão de 15 minutos. O Projeto Mercury foi o primeiro programa de alto nível da NASA e tinha como objetivo colocar o homem no espaço. No ano seguinte, em 20 de fevereiro, John H. Glenn Jr. tornou-se o primeiro astronauta Estados Unidos a viajar pela órbita da Terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.