Jabulani: a Bola da Copa

A Copa do Mundo chegou e a bola já está rolando em campo. Mas não é qualquer bola, é a Jabulani, fabricada pela Adidas e cheia de detalhes interessantes, começando pelo nome. Em Zulu, um dos idiomas falados na África do Sul, “Jabulani” quer dizer “comemoração”.

Sede

Detalhes Sobre a Bola da Copa:

Para confeccionar a bola foram utilizados dois materiais, o EVA e o TPU. O EVA é um material termoplástico e flexível, e o TPU é um plástico que possui um grande poder de absorção de impacto – tanto que é utilizado em peças de automóveis. Não existe costura na bola – os oito gomos de EVA foram unidos termicamente, formando um único objeto e dando mais estabilidade e resistência à bola. A superfície da redonda é dotada de ranhuras para auxiliar na aderência e conseqüentemente no controle da bola pelo jogador. Para chegar a este resultado a Adidas submeteu o produto a vários testes, inclusive com os jogadores – Kaká foi um dos jogadores que a testaram antes dos jogos começarem.

Seleções

Significado das Cores

A bola possui onze cores, que foram escolhidas para simbolizar várias coisas:

  • A quantidade de idiomas oficiais falados no país sede, a África do Sul;
  • O número de jogadores em campo – onze de cada time em campo;
  • As comunidades da África do Sul que vão receber os jogares, turistas e a infra estrutura da Copa – no total são onze comunidades anfitriãs.

Jabulani: a Bola da Copa

Trajétoria Das Bolas em Copa

Esta é a melhor bola que já foi utilizada no campeonato. No entanto, algumas outras bolas utilizadas na competição também entraram para a história. Veja:

  • A bola que foi utilizada durante a Copa de 1966 era laranja, composta de couro disposto em 24 gomos. Antes disso não existia uma preocupação estética com a bola – durante a Copa de 1930 foram usadas duas bolas em um só jogo.
  • Na década de 70 a Adidas começou a ser a fabricante de bolas para a Copa. Uma das bolas criada pela empresa foi tão popular que sua imagem foi eternizada e acabou virando um ideal de bola de futebol (com pentágonos pretos e hexágonos brancos).
  • A bola fez tanto sucesso que acabou sendo repetida na competição de 1974 – foi a única vez que isso ocorreu desde que a Adidas começou a confeccionar a bola.
  • Na Copa de 2002 a bola era branca com o desenho de uma shuriken pegando fogo – a bola era uma homenagem à cultura oriental, já que dois países asiáticos (Coréia e Japão) estavam sediando a competição daquele ano.
  • No entanto, o modelo não agradou e foi duramente criticado.
  • Os materiais empregados na bola usada em 2006 eram espuma sintética e couro. O modelo foi mais clássico, com preto, branco e detalhes simétricos em dourado.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.