Descoberta do Brasil

Cabral foi o Primeiro a Chegar?

Em dezembro de 1498 chegava ao litoral brasileiro, sob o comando de Duarte Pacheco Pereira, uma frota de oito navios. Essa chegada dos portugueses ao Sul da América foi mantida em segredo. Os reis D. João II e D. Manuel I, nos séculos 15 e 16, impediam que os espanhóis obtivessem conhecimento de seus projetos. Com o objetivo de impressionar o monarca local, o rei D. Manuel I enviou desta vez uma expedição rica e poderosa, composta de 13 navios.

Expedição

O que a História nos Conta

O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1.500. Nessa data, chegavam 13 caravelas portuguesas, com cerca de 1.200 a 1.500 homens sob a liderança de Pedro Álvares Cabral. No começo, eles pensavam que era um monte e o nomearam Monte Pascoal. Quatro dias depois, 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.
Cabral, depois de deixar a terra para ir em direção à Índia, como não sabia se esta terra era um continente ou uma grande ilha, mudou o nome para Ilha de Vera Cruz. Um tempo depois, foram realizadas outras expedições portuguesas, quando descobriram tratar-se de um continente, e mudaram o nome de novo, sendo chamada de Terra de Santa Cruz. Somente em 1511, após a descoberta do pau-brasil, essa terra passou a ser chamada de Brasil, que é o nome que conhecemos hoje.
Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântico milhares de quilos dessa valiosa madeira. Essa madeira gerava uma tinta vermelha que era comercializa da Europa. Para que isso tudo ocorresse os portugueses começaram a utilizar o escambo, onde eles davam aos índios alguns bens-materiais, como espelhos, pentes, chocalhos, apitos, etc., enquanto os índios davam sua força de trabalho, realizados no corte e carregamento das toras de madeira, desde a floresta até as caravelas.

Colonização

Tratado de Tordesilhas

A descoberta do Brasil ocorreu na época das grandes navegações, quando Espanha e Portugal navegavam o oceano à procura de novas terras. Isso aumentou as expectativas dos exploradores. Como ambos tinham as mesmas ambições e ambos também queriam evitar guerras pela posse de terras, em 1.494, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Tordesilhas. Neste tratado, Portugal ficou com as terras a direita da linha imaginária, enquanto Espanha ficou com as terras do lado esquerdo desta mesma linha. Essa linha se localizava 200 milhas a oeste de Cabo Verde.

Tratado

Colonização

Somente depois de 1.530, com a expedição realizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa se interessou pela colonização do Brasil. Isso aconteceu porque existia certo medo dos portugueses de perder a nova terra para invasores que não estavam inseridos no Tratado de Tordesilhas, como franceses, ingleses, holandeses, que estavam praticando certa extração de madeira ilegalmente do Brasil. A idéia era, com a colonização, os portugueses iriam trabalhar e ocupar o lugar, e conseqüentemente, proteger o território. Assim, os portugueses começaram a trabalhar em experiências com o plantio da cana-de-açúcar, com vista para um enorme comércio desta mercadoria na Europa.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.