Promotor de Vendas Eletrônico

Como a Idéia Nasceu

As pessoas que frequentam supermercados ou lojas de varejos, estão acostumadas a verem promotoras instaladas em algum lugar do comércio, oferecendo produtos para degustação, com o objetivo de incrementar as vendas. Essa é uma forma de atrair o consumidor para comprar o produto que o fabricante pretende oferecer. No entanto a tecnologia vem avançando rapidamente e,um inventor chamado Nahhat, teve uma idéia no ano de 1994, em uma visita a Alemanha, onde viu um televisor que reproduzia uma propaganda local em um vídeo. A partir daí depois de 10 anos de pesquisa, conseguiu criar um display digital, para ser usados em pontos de vendas, que reproduz um filme sobre o produto, no momento que em o cliente se aproxima da prateleira. Esse sistema opera através de um sensor de presença, reproduzindo a propaganda quando a pessoa chega perto do produto.

Propaganda

Publicidade Digital

Esse tipo de publicidade digital atraiu grandes empresas nacionais e internacionais, interessadas em aumentarem suas vendas. Essa é uma tendência que veio para modernizar os pontos de vendas, segundo alguns,pois aumenta o interesse do consumidor, que fica atraído pela tecnologia informativa e inovadora. Associado a todas essas qualidades, houve ainda a queda nos preços dos displays, facilitando sua aquisição pelos interessados na mídia indoor, mais aconselhável devido a Lei da Cidade Limpa, que no Estado de São Paulo, proibe as propagandas externas.

Cidade Limpa

Funcionamento do Promotor Eletrônico

Segundo seu inventor, o promotor eletrônico possui dois filmes, um para cada situação. Quando não há movimento de consumidores, há o de espera, sem som, para não pertubar o movimento da loja e os vendedores. Quando o cliente chega perto o outro filme é acionado por sua aproximação, com a finalidade de fazer a abordagem no momento exato da presença da pessoa. O objetivo é fazer com que o consumidor compre por impulso, bem como fixar em sua mente o produto e a marca, promovendo seu hábito de consumo. O aparelho tecnológico possui além do sensor que acusa a presença do comprador, a função de programação de funcionamento, ou seja, conforme o horário do ponto de venda, ele liga, quando abrem a loja e desliga quando a fecham. Algumas pessoas questionam o futuro dos promotores humanos, que presentes nos estabelecimentos fazem o trabalho de demonstração dos produtos que os fabricantes querem comercializar, oferecendo interações com o consumidor, que um sistema eletrônico não é capaz de realizar. Porém o inventor tem uma solução para as pessoas que defendem essa tese: Em breve pretende criar um aparato para atrair mais clientes e tornar o promotor eletrônico mais atraente, trata-se de uma estrutura acoplada ao display, que vai emitir cheiros, aromatizando o lugar, ou seja, se a propaganda é sobre chocolate, o consumidor vai poder sentir sentir o cheiro dele. Realmente é irresistível para todos os compradores, uma invenção muito interessante.

Resta saber se com tanta tecnologia inovadora, haverá lugar para as pessoas que precisam trabalhar e, não podem perder seu emprego para uma máquina super moderna.

Vendas

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.