Imperadores romanos são conhecidos por atos de loucuras. Porém, poucos são fatos históricos válidos. Por vezes os historiadores registravam a mensagem de acordo com o império contemporâneo ao colocar a figura do imperador do passado de forma negativa e aumentar a imagem positiva do chefe.
Historiador da USP, Norberto Guarinelo aponta que a imagem negativa e duvidosa das loucuras acontece porque as informações foram escritas de modo quase exclusivo por senadores ou pensadores ligados de modo direto ao Senado, que de modo histórico foi contra a ascensão dos soberanos que aplicam ditadura contra os romanos.
http://www.youtube.com/watch?v=8FymEmLWL5kQuais as Loucuras de Calígula?
01-Por estar insatisfeitos com o Senado nomeou o cavalo Incitatus ao posto de cônsul (comandante dos exércitos). Caso o fato tenha ocorrido, de modo provável as intensões de Calígula foi demonstrar que iriar liderar os passos das guerras;
02-Famoso por alto nível de crueldade e baixarias em público. Determinou os criminosos para o consumo de animais selvagens;
03-Fez sexo com as três irmãs e expulsou Agripina do palácio, mãe de Nero, seu sobrinho;
04-Decidiu entrar em conflito contra o Deus Netuno;
05-Existem relatos de crianças e mulheres cujos corpos foram lançados dos Penhascos em oferenda aos deuses;
06-No currículo há assassinatos, mortes sem remorso e ultrapassagem todos os limites morais que encontrava no caminho.
http://www.youtube.com/watch?v=2kwpo1YJHY007-Organizava banquetes magníficos e mandava decapitar a cabeça de traidores durante o jantar.
08-Quando criança trajava armadura romana e divertia as tropas que o apelidou como Calígula, que significa “botas pequenas”.
09-O historiador Teotônio diz que Calígula jogava moedas de cobres para a multidão como método de populismo.
10-No momento em que assumiu o poder chamou a multidão e rasgou os dados de espionagem do povo por Tibério. Foi aplaudido de pé. Mal sabia o povo que ele tinha o backup com as mesmas informações.
Quais as Principais Loucuras de Nero?
01-A relações do jovem Nero (18 anos de idade) com sua mãe Agripina em busca do poder de Roma eram quase perfeitas até o momento em que ele se apaixonou pela escrava grega. De fato, um lado da história aponta que era poeta e não estava interessado no poder a priori. Outra parte diz que Agripina ameaçou apoiar o reinado de Britânico, que ainda começava a adolescência e tinha maiores chances de ser controlado. Ela provocou a primeira ira de Nero, que envenenou o irmão para não correr riscos de perder o poder.
02-Aos 25 anos de idade decide matar a própria mãe que estava se intrometendo de modo direto na administração de Roma. Certo momento ela invadiu o Senado e deixou os senadores e o imperador em ira – na época era proibida a presença de mulheres no recinto público.
http://www.youtube.com/watch?v=VcWi_KzPavEA versão histórica aceita aponta que ao fazer parecer acidente, Nero provoca o acidente na Bahia de Nápoles, na Festa de Minerva, quando o dossel do barco caiu em cheio no corpo de Agripina. Porém, no documentário “Ícones do Mau Comportamento”, do History Channel, cientistas comprovaram de modo empírico que ela poderia ter sobrevivido, morta por ele em momento posterior. No dia seguinte a morte da mãe decretou: “Hoje começa o meu reinado”.
03-Nero era criticado por frequentar bordeis e casas culturais da plebe, algo execrável entre os nobres.
04-Coloca fogo em Roma e culpa os judeus, açoitados e feitos de tochas vivas. Durante o incêndio, Nero tocava na arpa a música “Lamento pelo Incêndio da Macedônia”, forma artística de fazer alusão e demonstrar que estava sofrendo do fundo da alma.
05-Viciado em bajulação. Ele precisa do amor da multidão, se tornou quase como uma moderna “estrela de rock”.
06-Falsificou moedas do erário público para implantar reformas de acordo com o próprio interesse. Depois do incêndio investiu grande parte das riquezas na reconstrução do próprio palácio;
07-Arruinou o império, saqueou os templos e golpeou elite dominante. Após perder o poder, os romanos decretaram lei na qual o nome de Nero era proibido de ser citado em público.
Principais Loucuras do Imperador Cláudio
Apenas por desconfiar que a esposa traia ordenou que ela junto com trezentos suspeitos fossem executados. Diversão de Cláudio estava em assistir as sessões nas quais criminosos eram torturados até a morte. Durante os jantares, no auge da loucura, tomava decisões folclóricas, como autorizar a livre flatulência, por exemplo.
Cláudio casou com Agripina mesmo sendo o tio dela. Esse incestou casou a repudia de grande parte dos romanos. Os fatos históricos apontam que ela se submeteu ao papel porque estava de olho no trono ao filho, Nero, talvez o mais insano dos imperadores de Roma. Todavia, até ser assassinado, Britânico, filho de Cláudio, era o indicado oficial.
Quais as Loucuras de Caracala, O Grande?
Na adolescência a instabilidade mental dele preocupava as pessoas que o cercavam. Por causa de problemas na família acabou por esfaquear as costas do próprio pai na frente do exército. Outras insanidades discutidas na história era o ódio que tinha da esposa. Fã incondicional de Alexandre, Grande, se vestia de modo idêntico para contemplar o personagem histórico.
Quais Loucuras do Imperador Cômodo?
O espírito de combate de Cômodo era alto ao ponto de descer à arena e lutar contra gladiadores em espetáculos públicos repletos de violência que assustava a cultura romana acostumada com métodos de violência.
De fato, o imperador não corria risco de vida, adversários perdiam de propósito para não morrer. Outro simulacro estava no fato dele pensar ser o semideus Hércules – exigia com que todos os romanos o tratassem como tal.
Imperador Domiciano e Loucuras
Talvez o maior absurdo esteja no fato de ter causado o óbito do próprio irmão e executado um primo. Reprimia de modo insano qualquer símbolo de contestação ou rebelião.
Raivoso e paranoico, ele tinha a crença de que os conspiradores estavam ao redor, quase todas as pessoas com quem se relacionava eram suspeitas e tratadas de maneira hostil. Além de exigir tratamento divino, implantou políticas de terror no Senado.
Quais as Loucuras do Imperador Adriano?
Fanático por Aristóteles e o estudo da virtude do homem. Adotou o estilo grego ao reconstruiu Jerusalém, a cidade sagrada dos judeus, fato que agravou a insatisfação da etnia de modo considerável e iniciou violenta revolta contra o domínio romano.
Na época do império foi chamado de Nero-bem-sucedido por causa da megalomania às obras públicas.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier