Dor Pós-operatória
Grande parte das pessoas sofre por antecedência no período pré-operatório. Porém, antigamente, a situação era bem mais drástica, cirurgias eram sinônimos de uma grande tortura. Entretanto, graças aos avanços da medicina, quando passaram a ser aplicadas doses de anestesia antes de iniciar o processo cirúrgico, a situação melhorou bastante, embora ainda haja pessoas que tenham verdadeiro pavor de encarar um bisturi. Mas uma coisa ainda atormenta a mente dos operados, a dor após a cirurgia, no período de recuperação.
É um grande problema, pois muitas delas, sem recomendações adequadas, acabam por sentir mais dor e desconforto, e até ter maiores problemas, como infecções, devido a falta de instrução nesse período delicado. Levando em consideração o grau da cirurgia, algumas de grande risco e importância, trazem poucas consequências e quase nenhuma dor, já outras, como remoção do siso, traz complicações graves caso não seja tratada do jeito que é pra ser, com os cuidados devidos.
Aqui vão alguns tipos de cirurgia, e algumas dicas para encarar o tempo de recuperação, mas lembre-se, sempre se deve procurar o médico responsável e tirar todas as suas dúvidas, não esqueça de que ele é um profissional treinado e capacitado para isso.
Depois De Plásticas
Cirurgias plásticas, apesar de muitas vezes envolverem mais estética do que saúde, necessitam de atenção especial após ser realizada, para evitar dor, infecções, cicatrizes e outros. Algumas dicas para prevenir:
- Dependendo do grau da plástica, fique em repouso absoluto, isso evita que a ferida abra novamente.
- Siga todas as instruções do médico para movimentar a área operada, e não faça movimentos que possam comprometer a cicatrização.
- Se tiver que tomar algum remédio, pergunte ao médico os horários certos e se preciso anote ou coloque um despertador para não errar.
- Mantenha os curativos sempre limpos e não esqueça de arejar um pouco que seja o local. Caso precise voltar à clínica para trocar os curativos, vá sempre que solicitado.
- Tenha uma alimentação leve e saudável.
- Caso seja um local que dificulte seu banho, pergunte ao médico em quantos dias pode molhar, quais produtos específicos para lavar, e se há outros cuidados especiais que são precisos na hora da higiene.
- Ver se você pode fazer o tratamento de drenagem linfática na área para evitar hematomas.
- Usar cintas sempre que for possível e necessário, em caso de cirurgias abdominais.
- Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases da recuperação.
Depois Do Parto
A alternativa para o parto normal, o parto cesáreo, é uma cirurgia que envolve muito risco e consequências. As mães novas, sejam veteranas ou iniciantes na maternidade, precisam de apoio, tanto emocional, não é raro ver um caso de depressão pós-parto, como físico, já que é uma cirurgia com consequências mais sérias.
No Hospital
- Se precisar fazer algum esforço, chame uma enfermeira, deixe algo para chamá-la sempre por perto, para evitar ter que falar, já que não é recomendável após a cesariana.
- Caso sinta dor, tome algum remédio específico para isso, mas evite os que contém codeína, pois ela causa prisão de ventre.
- Caso seja possível, peça para ficar em um quarto sozinha e chame alguém de sua família para lhe ajudar no que precisar.
- Procure apoiar a região da cirurgia, o abdômen, sempre que for se virar, sentar ou amamentar o bebê.
- Descanse tanto quanto o possível e evite receber muitas pessoas. Aproveite para dormir enquanto o bebê faz o mesmo, afinal, você deve valorizar o tempo para descanso.
- Balance-se em uma cadeira de balanço depois da cirurgia, como por exemplo, quando for amamentar o bebê, isso acelera a recuperação e diminui os gases.
- Caminhe um pouco sem fazer muito esforço, ajuda a evitar câimbras e esticar os músculos.
- Tenha uma alimentação balanceada e ingira bastante líquido, mas lembre-se de evitar bebidas muito geladas e com gás.
- Tente ingerir fibras, e não laxantes, para ajudar na digestão, que ficará lenta após a cirurgia.
- Sempre que se pôr de pé, alongue o corpo para evitar câimbras e descomprimir os músculos.
Em Casa
- Tenha vários locais organizados para a troca de fraldas, assim não terá muito trabalho na hora de trocar seu bebê, e evitará dor de cabeça.
- Evite fazer os serviços domésticos, como lavar, cozinhar e varrer, aproveite esse tempo e ponha as outras pessoas de casa para trabalhar, aproveite o tempo para “tirar férias” da vida de dona de casa e assuma o papel de mãe unicamente.
- Examine a cirurgia diariamente, ou peça para alguém fazê-lo, e fique atenta para vermelhidão no local, pode ser um sinal de infecção.
- Tente manter o bebê na mesma cama que você, senão, mantenha o berço próximo a cama, assim não precisará fazer esforço na hora de pegá-lo.
- Continue seguindo a dica de uma boa alimentação e mantenha-se hidratado, é bom manter sempre por perto uma garrafinha com água ou suco, e não esqueça que a saúde do seu bebê, durante a amamentação, depende da sua.
- Aumente suas atividades físicas aos poucos.
no images were found
Remoção Do Siso
O dente do siso começa a nascer em uma pessoa entre os 17 e os 24 anos. Porém, em alguns casos, o siso não nasce completamente, o que causa dor, inchaço e úlceras na gengiva. Nesse caso, é necessário fazer uma cirurgia para retirar o dente, e como toda cirurgia, os cuidados necessários devem ser executados para evitar maiores problemas.
Dicas Para Depois Da Cirurgia
- Depois de retirar o dente, deixe a gaze no local por 30 minutos no mínimo. Ajuda no processo de cicatrização e estancar o sangramento.
- Uma boa higiene é fundamental, por isso deixe a região limpa e não tente cuspir o sangue, pois a pressão na boca nesse processo pode inibir a cicatrização, use gazes novas para absorver o sangue.
- Caso o sangramento não pare depois de 12 horas, morda saquinhos de chá, pois o ácido tânico nas folhas acelera a cicatrização.
- Aquele velho truque da bolsa de gelo também é uma ótima dica para aliviar a dor e o inchaço nas primeiras 24 horas.
- Permaneça com a cabeça elevada, não importa a posição ou o local em eu esteja, utilize dois travesseiros se necessário.
- Sempre que sentir muita dor, tome remédios indicados pelo médico, ou ibuprofeno. Tente não tomar aspirinas, ela causa sangramentos e pode atrasar o processo de cura. Tome os analgésicos com o estômago cheio, assim você evita náuseas e vômitos indesejados.
- Como já citado, higiene é fundamental, por isso continue escovando os dentes e a língua, mas evite bochechar com enxaguantes com flúor.
- Aplique cravo e canela em pó ao redor de seus ferimentos, cuidado para não pôr em cima, esses temperos podem ajudá-lo a superar a dor.
No Final
Depois de todas essas situações e dicas, fica mais fácil resumir tudo: evite fazer grandes esforços, pegar pesos e fazer movimentos bruscos. Cada procedimento cirúrgico traz suas consequências após a operação, e seguir as dicas tanto ajuda na recuperação como evita as dores nesse período. Vale a pena lembrar novamente: procure sempre seu médico e tire suas dúvidas, assim você previne maiores preocupações.
no images were found