Origem
Para quem não sabe, Arcadismo se trata de um estilo literário surgido em meados do século XVIII em Continente Europeu. Neoclassicismo era outra forma como se chamava o Arcadismo. Naquela época remota a burguesia estava em plena fase de ascensão, portanto eram muito considerados todos os seus valores políticos, sociais e Cultura Religiosa. A vida bucólica bem como todos os elementos que eram oriundos da natureza eram largamente valorizados por esta escola literária.
No Brasil
Ainda no século XVIII, mas já na sua segunda metade é que o Arcadismo veio acontecer em nosso país, neste mesmo momento eclodiam os pensamentos iluministas, especialmente entre intelectuais jovens e artistas mineiros. Desta efervescência cultural e social é que surgiram grandes nomes da poesia, Escritores da Liberdade que versavam sobre a natureza e suas belezas, da vida simples do campo e das maravilhas da contemplação.
Autores
Alguns dos grandes poetas surgidos nesta época: Tomas A. Gonzaga com as obras Cartas Chilenas, Liras e Marília de Dirceu; Cláudio M. da Costa com o título Obras Poéticas; Basílio da Gama e sua obra O Uruguai; Silva Alvarenga com a obra Glaura; Frei José de Santa Rita Durão autor do famoso poema Caramuru. Todos eles seguiam as tendencias legítimas do Arcadismo que são a valorização de uma vida muito simples em meio a natureza, no campo, valorizando a contemplação do belo, o culto a mulher amada idealizada em seus pormenores, uma linguagem bastante simplificada e objetiva, abordavam tema épicos, pastoralismo e um grande menosprezo ao ritmo de vida cultuado nos grandes centros com suas agitações e problemas específicos. Muitos destes escritores tinham por hábito o uso de pseudônimos ou apelidos.
Curiosidades
Estes ilustres poetas foram considerados como fingidores, esta denominação é uma alusão a sua característica de escrever a cerca de temas que fogem da realidade vigente na época, pois que este período era de crescimento da burguesia, industrias, urbanismo, etc., bem distante dos sonhos de vida tranqüila no campo com o culto a contemplação do belo e da natureza junto de uma linda e singela mulher. O Arcadismo também foi considerado por muitos como a eterna alusão do homem Em Busca da Felicidade, em um momento histórico de mudanças que podem ser consideradas como bruscas, uma vez que a vida em torno da agricultura familiar passa a ser substituída por uma crescente e inevitável revolução industrial, tão inevitável quanto indesejada para muitas pessoas daquela época. Se instituía o severo domínio do capitalismo. Desta forma podemos perceber que homens sensíveis protestavam a sua maneira, colocando em versos o seu grande descontentamento com as novas tendencias que modificariam definitivamente suas vidas. Muitos levantaram bandeiras e encabeçaram protestos fervorosos enquanto outros faziam do lápis a sua arma de protesto, que alias permaneceu até os dias atuais como um estilo literário importante, impulsionado por uma dinâmica de mundo que afetou suas vidas sem pedir licença.