Alexandre O Grande

Quem Foi Alexandre “O Grande”?

Atualmente é possível saber sobre o principie Alexandre, através de registros históricos, que estão disponíveis na literatura Grega e nos próprios livros didáticos de história do ensino fundamental e médio. Mas o homem que marcou a história pelo espírito guerreiro e desbravador, também foi tema para a produção de documentários e filmes épicos. Em 1956, o primeiro filme foi rodado e contou a história de Alexandre, o destacando como rei da Macedônia. O ator que interpretou o papel do príncipe macedônio foi Richard Burton.

Alexandre O Grande

Muitos anos depois, outra versão de sua biografia foi regravada, mas dessa vez com uma super produção, onde os estúdios da Warner investiram 150 milhões de dólares e contrataram atores como, Colin Farrel e Angelina Jolie para fazer parte do elenco. O fato que mais marcava na história de Alexandre o Grande era exatamente sua personalidade, um homem dotado de uma inteligência muito acima da média e um gênio muito forte. E para entender quem foi esse personagem, que na sua época chegou a ser confundido com o filho de Zeus, contaremos um pouco de sua vida.

Filme

E Nasce o Grande

No ano de 356 A. C. nasce Alexandre, dentro do Palácio de Pelaque que ficava localizada na Macedônia. O príncipe era o único filho do rei Felipe II, e desde muito pequeno mostrou-se um menino muito inteligente. E percebendo as facilidades do filho, o rei Felipe II, determinou que quem iria educá-lo seria Aristóteles, um filosofo brilhante, que até os dias de hoje, é considerado um ícone da filosofia Grega. Além de estudar junto ao sábio, disciplinas como, política, retórica, medicina e outras. Alexandre também se dedicou as artes marciais. E com apenas 18 anos, o jovem destacou-se ainda mais, quando venceu a batalha sagrada de Queronéia. Dois anos depois o rei Felipe II morreu deixando o trono para seu único herdeiro, ele então seria o homem responsável pela conquista e expansão de seu reino.

Download

Após desbravar a Grécia enfrentando e conquistando novos territórios, Alexandre o Grande resolveu ir a busca da conquista do Império Persa. E sua determinação de dominar novos territórios fez com que ele avançasse a Ásia e com um ritual, de cortar o “nó górdio” com sua espada, determinou o domínio do continente asiático. Todas essas batalhas e conquistas se deram pelo sonho de Alexandre em unir a cultura ocidental e oriental. E no ano de 332 A. C., o então rei fundou a cidade com o nome de Alexandria, que atualmente é um grande foco de concentração da cultura da antiguidade. E mesmo ganhando a primeira batalha em Pérsia, ele não a tinha conquistado, e foi somente em 331 A. C. que houve o domínio dos persas pelo povo macedônio.

Imagens

Os Amores e a Morte

Na época era considerado como ideal que os homens do exercito casassem com mulheres de origem oriental. E seguindo essa tradição, Alexandre casou três vezes com princesas persas. E somente no ano de 328 A. C. foi que ele encontrou Roxana, a mulher que foi também reconhecida como o grande amor de Alexandre O Grande. Com ela, o rei teve um filho. E infelizmente “O grande” morreu precocemente, aos 32 anos, no dia 13 de junho de 323 A. C. após ser acometido por uma doença desconhecida, adquirida em uma de suas viagens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.