Paradigmas da Meia Idade

Maturidade, meia idade ou ainda a idade da virada…..essas são muitas formas que as pessoas encontram para decrever aquela fase da vida daqueles que ja passaram dos 50 anos, e para quem o “tempo” asume uma dimensão superlativa.

Idosos

A Crise do Envelhecimento

O processo de envelhecimento do ser humanso é natural e começa logo após o nosso nascimento quando vamos crescendo nos desenvolvendo, deixamos de ser bebes, passamos para a infancia, pela juventude, para a vida adulta, para a maturidade, e nos tornamos idosos….o envelhecimento é assim um processo evolutivo do serhumano que é natural, continuo e dinâmico que acontece com todos nós, manifestando-se em níveis diferentes: biológico, social e psicológico. No entanto, mesmo sendo um processo natural da evolução do individuo, existem momentos neste processo que são considerados de ruptura, são as chamadas crises de desenvolvimento. Crise é uma palavra de origem grega “Krisis” que significa “decisão”, assim uma crise é entendida como um momento decisivo, o ápice de um assunto importante. Todas as crises geram mudanças pois quebram a continuidade, obrigando o individuo a adotar novas posturas, abandonando algumas coisas e adotando outras. As crises se sucedem ao longo da vida do ser, crises grandes ou pequenas, traumátias ou ainda naturais, sendo as ultimas as mais significativas, as crises vitais ou naturais pois dizem respeito ao crescimento natural do homem, como a puberdade, a adolescencia, a meia-idade… Esses períodos são considerados idades ou fases criticas no cilo vital, nos quais o individuo está mais sensível, suscetível as influencias externas, diferentemente de outros momentos da vida.

Crise

O Fator Tempo

Na meia idade ou maturidade o “tempo” passa a ser um fator essencial, com uma dimensão muito maior. É comum surgir o medo de não ter tempo de realizar o que se deseja ou de renunciar aquilo que já conseguiu, muitos querem ainda recuperar ou ganhar o “tempo perdido”. A meia idade ou maturidade não acontece na mesma idade para todos, aí também o fator “tempo” é relativo, acontece normalmente a partir dos 40 anos. O que caracteriza a meia idade é a consciencia do seu próprio envelhecimento e dos limites da vida, que deve coincidir ainda com a menopausa feminina e a andropausa masculina. Neste periodo da vida a maioria já está com os filhos criados os pais estão velhos e a profissão organizada, ou seja, algumas das etapas mais importantes da vida já foram cumpridas, agregando um valor ou um peso ainda maior no pator “tempo”.

Menopauza

A atitude do indivíduo diante da vida quando chega a meia idade, depende essencialmente de suas próprias experiências ao longo da vida e do contexto social em que está inserido. Mas universalmente a meia idade se caracteriza por ser uma fase de revisão e de mudança. Revisão dos caminhos percorridos e a possibilidade inquestionável de mudar os rumos, dar novos significados a vida, propor outras metas, outros percursos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pessoas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.