Caminho das Índias é uma novela que retrata os costumes e a tradição religiosa do povo indiano que conserva por gerações costumes que ainda praticam dentro da religião. Para outros países essas práticas religiosas são absurdas e humilhantes, para quem olha a novela pode constatar o quanto é um povo sofrido e como discrimina as pessoas pobres e viúvas. Mas mesmo com tanta tradição ela também dita moda com as roupas indianas cheias de bordados e fitas, logo, logo as mulheres brasileiras estarão usando este figurino.
Não só as tendências da moda são lançadas nas novelas como também os acessórios e as bijuterias, por um longo período a prata dominou o comércio das bijuterias, mas, com a novela Caminho das Índias o ouro está em evidencia e dominando a moda das bijuterias. A Índia é um país com muita pobreza que retrata duas realidades muito distantes. Na Índia existem duas classes sociais os bem ricos e os muito pobres, os mais ricos se conhecem pela casta que pertencem quanto maior for a casta mais nobre é a família.
O indiano é um povo completamente arraigado ao sentimento de amor pela sua pátria por seus ancestrais, é esse amor que mantém viva as tradições e costumes deste país. Na Índia existe uma adversidade muito grande de línguas. Entre o povo indiano existem muitos rituais todos eles ligados ao hinduísmo e causam uma certa estranheza ao povo do ocidente ate mesmo na educação das crianças. O deus dos indianos é um elefante com muitos braços, a vaca é sagrada e os ratos também andam livremente entre o povo comendo no mesmo prato que muitos deles. Quase tudo na índia é espiritualidade, mas o grande propósito que é levado por gerações é o conhecimento que enriquece a alma e inunda o coração.
Caminho das Índias é uma novela de Glória Peres que passa as 21 horas na Rede Globo de televisão e tem uma audiência muito grande, é uma novela que causa um impacto muito grande com esta cultura forte e costumes tão diferentes dos nossos aqui do Brasil. Para os indianos em quanto que a ignorância é como a escuridão a sabedoria o conhecimento é como a luz que guia os passos. È uma realidade muito diferente da nossa é como se a Índia fosse um país esquecido no tempo e muito pouco evoluído, com pouca tecnologia e muito ligado ao passado cultivando as tradições e os costumes religiosos.
São duas culturas bem diferentes que estão sendo retratadas de maneira que possamos nos identificar com elas enriquecendo o nosso conhecimento e a nossa cultura religiosa e social entre os povos, identificando as diferenças que nos separam e as que nos unem fazendo com que paremos para pensar como é grande o mundo e como não sabemos quase nada da vida que nos cerca.
A novela retrata um fato que escandalizou por várias gerações, o casamento de uma moça virgem com uma árvore, pois o pai com medo que ela fique viúva e seja excluída da sociedade resolve fazer este absurdo com a menina que aceita por respeito ás tradições. È uma realidade muito distante da dos brasileiros e causa rejeição por parte de algumas pessoas, aos costumes indianos, mas ao mesmo tempo aguça a curiosidade de muitos.