De novo em tempos de guerra os anos 40 se destacam pela simplicidade e praticidade na moda. Muitos dos materiais usados escassearam e a moda manteve um padrão muito inexpressivo nos primeiros anos da década de 40 devido ao caos que assolava o mundo. As mulheres mantiveram um estilo mais sóbrio com modelos com ares militares. Os cabelos continuaram crescendo, com cortes retos dando apego aos grampos que os prendiam no alto para dar mais jovialidade ao look masculino e feminino.
O modo de vestir nos tempos de guerra
Mesmo com a escassez de alguns tecidos as mulheres procuraram manter um padrão mais sóbrio na Moda dos Anos 40, mas com alternativas que iam desde a criatividade aos novos tecidos que surgiram para confecção da moda roupas e acessórios. Com os vestidos mais curtos e a falta da meias de nylon neste período a alternativa foi fazer pinturas na parte de trás da perna imitando a costura da meia ou simplesmente deixá-las nuas. Devido a todas estas dificuldades as mulheres usaram lenços, exageraram nos chapéus com criatividade, com detalhes que os diferenciasse e quebrasse a monotonia do momento.
No período de guerra a alta-costura se restringia apenas as mulheres dos militares como generais e comandantes e a roupas padronizadas eram confeccionadas em grande escala. Mas logo a guerra passou e a alegria volta às ruas dos países europeus e a moda retoma as passarelas com vigor e a alegria que são peculiares. O estilo Chanel naturalmente continua pela sua simplicidade e praticidade embora alguns estilistas voltem a investir no glamour e no luxo. Investem nos drapeados, nas saias com cintura fina e rodadas e assim a moda chega à década seguinte. As tão necessárias meias de nylon voltam a Paris e o perfume francês da marca Chanel retorna aos EUA e às mulheres dos soldados americanos. O mundo inteiro respira novamente aliviado.
A moda em tempos de crise
Nada há o que tire do homem seu crescimento nos momentos de crise mundial. O crescimento brasileiro neste período da década de 40 na indústria e confecção de roupas masculinas e femininas foram destaques que alavancaram o País. Com a Europa envolvida na guerra o continente americano continua seu crescimento em ascensão e assim na moda se destacam a produção e a consolidação da indústria têxtil e de confecções no Brasil. E a moda toma seu rumo próprio e com o jeito brasileiro de ser. Está em alta o diferentes estilos Carmen Miranda que além do Brasil faz sucesso nos Estados Unidos. Carmen Miranda divulga a cultura e o jeito de ser brasileiro lá fora, enquanto o Brasil constrói a moda tipicamente brasileira, embora ainda com influência da Europa nos modelos de alta-costura. Assim a moda continua fazendo sua história e fazendo parte da cultura e da vida da humanidade.