Você está considerando aposentar o sutiã? Se sim, mas tem medo por acreditar que isso pode ter consequências como maior flacidez nessa parte do corpo vai gostar de saber o que estudos científicos têm a dizer a respeito. Desde muito jovens as mulheres são incentivadas a usar sutiãs ou tops como uma forma de dar mais sustentação aos seios e evitar que eles ‘caiam’ com o passar do tempo.
No entanto, alguns estudos científicos demonstram que o uso dessa peça não tem influência na sustentação ou manutenção dos seios altos. Inclusive usando ou não sutiã essa parte do seu corpo está sujeita a ação da gravidade. O uso do sutiã é uma decisão muito particular, o item não deve mais ser visto como algo obrigatório no dia a dia das mulheres. Continue lendo para entender um pouco melhor o que acontece se você não usar sutiã.
O Que Acontece se Não Usar Sutiã?
A seguir vamos apresentar algumas conclusões de estudos científicos a respeito do não uso de sutiã, ou seja, o que pode ou não acontecer por excluir a peça do seu vestuário.
– Sutiã Não Aumenta a Sustentação dos Seios
Muitas mulheres desejam deixar de usar sutiã, mas ficam apreensivas com a possibilidade de ter menos sustentação nessa parte do corpo. No entanto, devemos dizer que a ciência já desmentiu o mito de que o sutiã é capaz de aumentar a sustentação nessa parte do corpo. Inclusive se dá o efeito contrário, isto é, o uso prolongado do sutiã faz com que a musculatura dos seios seja enfraquecida o que pode aumentar a flacidez no futuro.
Quando você usa um suporte artificial (o sutiã) acaba prejudicando o funcionamento do suporte natural dos seus seios. Os seios são cobertos por uma camada fina de pele elástica que se conecta a mama. O hábito de usar o sutiã constantemente faz com que os ligamentos deixem de funcionar como devem. A conclusão é a de que deixar de usar o sutiã contribui para manter a elasticidade natural da sua pele na região.
– Cistos Benignos
Já se tem comprovação de que o uso do sutiã em longo prazo contribui para o desenvolvimento de cistos benignos. Em torno de 90% das mulheres que receberam diagnóstico de fibroses nas mamas apresentaram melhora ao deixar de usar sutiã. Contudo, precisamos destacar que a comprovação é relacionada a cistos benignos e não a caroços de câncer de mama. O sutiã não causa câncer.
– Alças Problemáticas
Infelizmente muitas adeptas do uso do sutiã escolhem peças erradas em especial aquelas com alças muito finas. Além de machucar a pele devido ao grande esforço dessa área pequena de tecido para sustentar o volume do busto também é necessário lembrar que o uso de sutiãs inadequados podem causar dores nas costas pela má distribuição do peso.
– Massagem Natural
O movimento realizado pelos seios sem o uso de sutiã funciona como um tipo de massagem. A tensão muscular na área é reduzida e isso ainda melhora a circulação sanguínea dessa região, isso melhora inclusive casos inflamatórios.
– Seios Caem Com ou Sem Sutiã
Há um mito de que usar sutiã por um longo período ajuda a evitar que os seios caiam, no entanto, a peça não contribui em nada para a manutenção da altivez do seu busto. Até pode fazer o contrário como já mencionamos pelo enfraquecimento das estruturas de sustentação natural.
Os seios vão passando pelo processo de queda naturalmente ao longo dos anos, isso significa que usar essa peça não irá mudar esse fato. Quem se incomoda com a queda dos seios pode investir em procedimentos estéticos como cirurgias plásticas.
– Conforto
Pode ser quase uma tortura passar o dia todo com um sutiã, dependendo da peça o corpo fica marcado e são geradas dores em vários pontos distintos. Deixar de usar sutiã te ajuda a evitar esses desconfortos. Para quem deseja deixar de sofrer com o uso do sutiã, mas deseja manter esse suporte recomendamos a opção de usar tops. Lembrando mais uma vez que é fundamental escolher uma peça adequada em tamanho e com alças de preferência largas para sustentar melhor o peso do seu busto.
– Dormir de Sutiã Pode Prejudicar o Sono
Acreditando na promessa de evitar que os seios caiam muitas mulheres usam a peça inclusive para dormir. Já está comprovado cientificamente que não é bom dormir de sutiã, pois isso desencadeia uma série de problemas de sono além de ser bastante desconfortável, não é mesmo? Se você quer continuar usando sutiã em seu dia a dia considere apenas tirá-lo para dormir.
Como Escolher Um Sutiã Bom Para a Saúde?
Você gostou de saber mais sobre o que acontece ao deixar de usar sutiã, mas ainda quer usar a peça? Se sim é interessante saber como escolher uma peça adequada para a sua saúde e bem-estar evitando desconforto e dores nos ombros, costas ou nos próprios seios. A primeira coisa a considerar é que o sutiã ideal para você pode ser diferente do sutiã ideal da sua irmã, amiga etc.
O mais importante é que a peça acomode bem os seus seios sem deixar partes ‘pulando’ para as laterais ou para baixo. As peças devem ser leves e com uma modelagem que privilegie o conforto, sutiãs sem costura são muito bons para o dia a dia por não incomodarem ou machucarem. Em relação às alças é fundamental que elas sejam largas de maneira a dar melhor sustentação para os seus seios.
Antes de escolher o modelo de sutiã pelo número da peça é interessante medir a largura das suas costas para que a peça esteja devidamente ajustada ao seu corpo evitando que o sutiã fique ‘dançando’ no seu busto tornando a experiência de usá-lo desagradável. Peças com design focado no conforto são perfeitas para passar por longos dias sem problemas. Usar sutiã é uma escolha e se você decidiu por usá-lo não deixe de escolher com critérios de conforto e saúde.
Gostou de saber mais sobre o que acontece ao não usar sutiã? Curta e compartilhe em suas redes sociais!