Algumas peças são extremamente confortáveis, porém, demandam um pouco mais de atenção de quem vai vesti-las, esse é o caso da calça legging. Uma peça extremamente confortável que pode ser usada em diferentes estilos de produção, mas que precisa ser bem analisada antes de ver a luz do dia ou os holofotes da noite para evitar situações constrangedoras devido a transparências ou inadequação.
É natural que se tenham algumas dúvidas a respeito da peça seja pela grande diversidade de estampas e tecidos em que pode ser encontrada ou pelos diferentes contextos em que é vista. Antes de sair montando vários looks com legging é interessante dar uma conferida no nosso guia de dicas de como usar essa calça de forma mais assertiva para as suas produções.
Dicas da Melhor Forma de Usar Calça Legging
A legging é uma calça bastante ajustada ao corpo de maneira que marca tudo e mais um pouco, ou seja, é importante ter cuidado para não mostrar mais do que se quer. Além disso, a calça pode ficar transparente quando seu tecido estica demasiadamente e/ou a peça é de uma cor muito clara. Para te ajudar a evitar situações constrangedoras com a legging reunimos algumas dicas de uso a seguir.
– Blusa Cobrindo o Bumbum
Pretende usar a leging num contexto fora da academia? Então a dica é combinar a calça com uma blusa mais longa na parte de trás, basicamente é necessário que ela cubra o bumbum para evitar deixar mais do que o previsto a mostra. Outra possibilidade é usar o truque de styling de amarrar um casaquinho ou blusa na cintura. No fim das contas o que importa é não deixar mais do que o desejado a mostra.
– Equilíbrio
A legging é uma calça extremamente justa então o ideal para montar um look equilibrado é escolher uma peça mais soltinha para a parte de cima como uma blusa menos ajustada ao corpo, um blazer, Spencer (blusa mais larga com a parte de trás comprida), um casaco ou outro. É interessante que a peça de cima cubra o quadril e parte do bumbum.
– Cores e Estampas
A legging preta é curinga para o uso fora da academia, no entanto, se você gosta de usar esse tipo de peça no seu dia a dia pode variar optando por versões com cores e estampas diferenciadas. Ao escolher uma legging metalizada (aquelas tipo lamê) recomendamos que você busque pelo equilíbrio do visual apostando numa blusa lisa na parte de cima ou vice versa. Tenha em mente sempre a ideia de equilíbrio combinando peças mais extravagantes com outras mais básicas.
– De Olho na Transparência
Quando for comprar uma calça legging é interessante fazer o teste da transparência com as mãos, estique o tecido e coloque sua mão atrás dele contra a luz para ver o quanto a peça é transparente. Se achar que dá para ver sua mão perfeitamente atrás do tecido considere levar um número maior ou uma calça com um tecido mais encorpado. Fique atenta ainda que quando você usa muito suas calças legging os tecidos vão ficando ‘puídos’ podendo expor demasiadamente o seu corpo.
Nesse tópico é necessário falar a respeito das diferenças de qualidade entre os tecidos, uma peça pode ser nova e estar no tamanho adequado e ainda assim ser transparente, isso acontece porque o tecido é extremamente fino. Claro que essa é uma questão que impacta no preço final da peça, mas considere que vale a pena investir um pouco mais numa calça que irá durar mais tempo e que não te deixará constrangida afinal mesmo cobrindo o bumbum as suas pernas ainda ficarão expostas.
– O Comprimento da Legging
A calça legging tem comprimento abaixo do tornozelo alongando visualmente a silhueta. Calças que parecem legging, mas tem altura até a panturrilha são na verdade calças corset. Há duas versões de calças corset sendo uma sócia e outra para academia, trata-se de um modelo controverso que tendem a achatar a silhueta e engordar visualmente.
– Leggings de Academia
Como mencionamos a calça corset é bastante usada nos contextos de academia, mas também há quem prefira as leggings com seu comprimento mais longo. Para essa finalidade é comum encontrar leggings estampadas e de cores vibrantes. Fica a dica de na hora de escolher uma peça estampada prestar atenção a forma como a estampa se comporta visualmente no quadril e nas cochas.
Se você tem coxas grossas observe que estampas com muitas cores e com elementos maiores podem gerar a impressão de que essa parte do corpo é maior visualmente. Dê preferência para as estampas de fundo escuro e com elementos de tamanho menor. Isso também vale para as calças brilhosas e metalizadas conhecidas como cirre e lamê. Esse tipo de peça combina mais com a balada e com partes de cima que cubram o bumbum.
– Calça Legging é Para Todas
Durante muito tempo houve a ideia de que mulheres plus size não deveriam usar calça legging, no entanto, é importante dizer que essa peça é para todas. Se você é plus size e não quer que a calça mostre demais deve ficar atenta para a qualidade do tecido, escolha as peças mais encorpadas.
Tudo depende de como você se sente a vontade com a roupa que está usando, se a calça marcar um pouco, mas não estiver transparente e você não se incomodar então não há problema algum. Também vale a dica de usar uma peça mais solta na parte de cima que cubra o quadril e o bumbum. Se for usar uma calça de cor mais vibrante ou metalizada aposte numa combinação mais equilibrada com uma peça neutra.
– Tenha Cuidado Com a Legging Branca
Uma dica que é válida para mulheres de todos os manequins, a calça legging branca é um problema por quase sempre mostrar demais. O ideal é optar por uma calça de tecido mais encorpado como a jegging (legging + jeans).
– Calça Nude
Ao escolher uma legging nude esteja preparada para eventuais armadilhas ópticas que farão parecer que você não está usando a parte debaixo do look, usar uma blusa mais comprida é interessante.
– Sapato
Para parecer mais longilínea usando a sua calça legging é interessante apostar num sapato da mesma cor da calça, assim se cria uma continuidade visual que alonga a silhueta.
Gostou dessas dicas de como usar calça legging? Curta e compartilhe