Terapias Alternativas Para Animais de Estimação

Quem tem animais de estimação sabe que se deve ter muito cuidado com eles, assim como nós humanos, eles também adoecem, ficam tristes e desta forma precisam de tratamento.

A Evolução da Medicina Veterinária

Hoje a tecnologia e a evolução da medicina veterinária, faz com que podemos contar com várias formas de tratamento para nossos animais de estimação. Temos a medicina veterinária tradicional, a alopática e também as diversas terapias alternativas.

A medicina vem fazendo muita evolução na forma de tratar os animais dando-lhes uma sobrevida mais longa e muito mais saudável. Nas clinicas veterinárias encontramos vacinas, novos medicamentos, novas técnicas cirúrgicas, além de diversos aparelhos para auxiliar nos diagnósticos.

http://www.youtube.com/watch?v=JIZZCMgXOdE

As Terapias Alternativas

Os veterinários também estão utilizando as terapias alternativas para tratar seu bichinho, eles fazem uso de substâncias naturais, de ervas, de remédios homeopáticos, de massagens, de acupuntura, de aromaterapia, dos florais entre outras terapias que vem sendo aplicadas para tratar as doenças e também  os conflitos psicológicos do seu animal.

Lembre-se que para qualquer tratamento que precisar ser adotado é necessário que você procure um profissional especializado e faça o tratamento em conjunto com o tratamento convencional, assim você vai beneficiar seu bichinho com um tratamento de qualidade.

Medicina Veterinária

Medicina Veterinária

As terapias alternativas estão sendo muito utilizados nos animais de estimação na hora de tratar doenças de pele, problemas digestivos e de várias outras doenças, mas para iniciar o tratamento precisamos de um diagnóstico, pois muitos bichinhos vão se beneficiar com a harmonia das terapias e das medicinas.

Encontramos veterinários que integraram a medicina tradicional com a medicina alternativa, outros se especializaram em tratamentos homeopáticos ou em acupuntura, saiba que não precisa ter graduação em veterinária para aplicar terapias alternativas no seu animal, basta ter um treinamento adequado, mas exija o acompanhamento do seu veterinário na administração das terapias.

Eis Algumas Terapias e Também Sua Utilização

Florais de Bach:

É uma terapia considerada pouco  invasiva que ajuda a estimular o bem estar e também cura os problemas musculares, articulares, e nervosos, por meio da aplicação de gotas de essências concentrada de flores diariamente. Os estudiosos afirmam que se pode controlar e combater os estados emocionais do animal (é importante tratar o dono e também as pessoas que convivem com o animal).

As essências não são tóxicas e também não tem nenhum efeito colateral, e é muito usada para os problemas comportamento como a agressividade, o medo e também é usado para os problemas de pele e de outros males. Procure um especialista para indicar os florais, pois cada essência é indicada para um problema especifico e lembre-se que o floral não pode ter conservantes alcoólicos.

Floral Para Cães

Floral Para Cães

Acupuntura:

É uma terapia que se baseia na aplicação de finas agulhas na pele do seu animal em pontos específicos que são relacionados com um órgão e assim causar estímulos no corpo do seu bichinho, fazendo com que a energia que estava bloqueada se espalhe e o corpo volte a funcionar de forma equilibrada e ocasione a cura ou o controle de varias doenças.

O especialista em acupuntura pode usar agulhas, a pressão dos dedos, fontes de calor, ou outros métodos que manipulem os pontos específicos, a acupuntura é usada para tratar artrite, alergias, diabetes, doenças nos rins, doenças hepáticas.

A acupuntura é recomendada para tratar patologias musculoesqueléticas ou neurológicas, como displasia, osteoartrose, hérnias de disco, paralisias e epilepsias, distúrbios gastrointestinais, como: vômitos, diarréias e prisão de ventre. Disfunções urinárias, caso da insuficiência renal e cálculos; alterações imunológicas, como alergias; problemas respiratórios, reprodutivos e de comportamento.

A acupressura é um tratamento muito benéfico no tratamento de artrite, nos distúrbios digestivos e nas tensões musculares do seu animal.

Massoterapia:

São massagens em que você auxilia seu animal a aliviar as dores musculares, tensões, falta de tônus, melhora a circulação linfática e também o seu sistema imunológico, procure um especialista ou aplique você mesmo, procure um local tranqüilo onde seu animal fique relaxado, faça movimentos circulares da ponta do focinho ao rabo, sempre no sentido do pelo.

Para fazer massagem na cabeça comece com caricias no focinho e vá até o pescoço, utilize as pontas dos dedos ou toda mão, depois vá fazendo com as pontas dos dedos pequenos círculos pelo rosto, nas orelhas e também no crânio. Passe para as costas, para os ombros, e os quadris faça suaves movimentos na pele dessas regiões, depois dobre os dedos e sacuda a pele para criar agradáveis vibrações, experimente e deixe seu animal relaxado e feliz.

Saiba que com a massagem seu animal vai se recuperar mais rápido, vai melhorar sua flexibilidade, vai estimular a sua circulação sanguínea, e também este é um bom método para você examinar o seu corpo, pois você vai perceber qualquer alteração como inchaços, tumores, protuberâncias, feridas, e ele vai se acostumar com a manipulação o que ficará mais fácil para o veterinário examiná-lo.

Herbologia:

Muitos medicamentos são derivados de plantas, são naturais, mas devem ser utilizadas com a supervisão de um especialista, pois podem ser tóxicas, podemos usar as ervas em tratamentos externos como para pulgas, carrapatos, doenças de pele, use com orientação do veterinário.

Herbologia

Herbologia

Homeopatia:

A medicina homeopática cuida dos animais de um jeito mais completo, pois o medico analisa todos os sintomas do paciente de forma mais profunda, ele analisa os sintomas gerais, os mentais, os físicos, além de avaliar o queixume do seu dono, depois fazer a prescrição dos remédios adequados, geralmente a homeopatia trata os problemas de comportamento e os dermatológicos, a artrite, diarreias e também de outras doenças.

Aromaterapia:

É utilizada em animais de várias formas: através de inalação, aplicada no local onde ele dorme, através de banhos e massagens. Essa terapia é indicada para acalmar animais agressivos, para doenças de pele, carrapatos e pulgas, ajudar a manter o animal mais centrado em casos de adestramento, entre outros.

Comprovadamente os animais têm capacidade de sentir cheiros que nós humanos não conseguimos sentir nem mesmo utilizando equipamentos científicos.  No exemplo dos cães, estes possuem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada qual com pelo menos 100 pêlos sensoriais, enquanto que o epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pelos sensoriais.

Hidroterapia:

É um tipo de fisioterapia, são exercícios feitos na água que ajudam a atenuar o sofrimento das moléstias dos seus animais. É usada principalmente em cavalos, mas vem sendo muito utilizada com cães para tratar de lesões ortopédicas, da displasia coxofemoral e para aqueles animais com problemas motores.

Agora que você já conhece várias terapias alternativas para tratar seus animais de estimação, consulte o veterinário e veja qual é a que mais se encaixa com seu animal, lembrando que algumas dessas terapias podem ser aplicadas sem que o animal esteja doente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.