Tatu-Bola-do-Nordeste Características, Nome Cientifico e Fotos

Tatu-bola-do-Nordeste Características, Nome Cientifico e Fotos

  • Conhecendo o Tatu Bola do Nordeste

Também conhecido como Tatu Bola, o Tatu Bola do Nordeste é um animal bastante curioso e muito representativo, quando nos referimos à fauna nordestina. O gênero que engloba essa espécie é o Tolypeutes, e inclui as espécies Tolypeutes tricinctus e Tolypeutes matacus. Tanto os nomes do  tatu bola da caatinga ( ou tatu bola do nordeste) como o mataco (como são conhecidas respectivamente as duas espécies),podem ter variações ao longo do território nacional, de acordo com as peculiaridades de cada região. O tatu bola do nordeste é encontrado prioritariamente no Brasil, sendo visto também nos Estados Unidos, enquanto o Mataco pode ser visto pela América do Sul, em países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolivia e Equador.

Vale ressaltar que o Tatu Bola do Nordeste tem uma vulnerabilidade bastante mencionada em relatórios de instituições ambientais que visam preservação, tal qual a IUCN (União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). O foco em lhe proporcionar mais visibilidade e noção nacional da importância da sua preservação, lhe rendeu dentre todos os animais, a oportunidade de ser o “Fuleco”, o mascote da copa do mundo no Brasil, em 2014.

Tatu Bola

Tatu Bola

O Tatu Bola do Nordeste é a menor espécie de tatu encontrada em território brasileiro, e uma vez que se trata de uma espécie endêmica, se torna como grande fator de identificação nacional com sua fauna. Ele é chamado de Tatu Bola da Caatinga, porque é apenas encontrado na Caatinga e no Cerrado, ambas vegetações prioritariamente nordestinas e do lado leste brasileiro. Além do nordeste, pode se encontrar a espécie no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Tocantins. Muitas curiosidades cercam esse animal, e lhe conferem um aspecto bastante simpático, fazendo desse bichinho um ser bastante caricato e apreciado por todos.

Características do Tatu Bola do Nordeste

  • Morfologia Geral e Hábitos

O tatu bola é o menor dos tatus brasileiros, e apresenta algo que varia de 0,4 a 0,6 metros de comprimento, enquanto seu peso gira em torno de 1,2 kg. É conhecido por todos por sua capacidade de se fechar em torno de seu casco, movimento que lhe rende um aspecto de bola, que foi inclusive parar no seu nome. Esse movimento lhe trás proteção , e é feito sempre que o Tatu Bola do Nordeste se sente ameaçado. Como seu casco é a única parte dura do seu corpo, a parte mole e mais vulnerável fica completamente protegida com esse movimento realizado por ele.

Outro aspecto que somente o Tatu Bola do Nordeste possui no mundo dos tatus é a presença de 5 unhas nas patas traseiras, o diferenciando do seu primo T. matacus ( também conhecido como mataco). Os hábitos desses animais são bem peculiares e noturnos, não costumando ser vistos durante o dia, e muito menos se expondo fora das tocas durante esse período. Essas tocas não são cavadas pelos tatu bolas, na verdade eles se apropriam de tocas já cavadas, ou de buracos que por alguma natureza tenham surgido. Um exemplo de toca cavada é a que seu primo mataco tem a capacidade de fazer, e por algum motivo abandonar.

  • Alimentação

A alimentação do Tatu Bola do Nordeste não costuma fugir daquilo que os demais tatus se alimentam. A dieta consiste em formigas e demais insetos, sendo que no caso do Tatu Bola do Nordeste os cupins também são muito apreciados. Ocasionalmente ingerem muito materiais que possam estar envolvidos nesses insetos, como terra, areia, pedaços de folhas, e até memo cascas de arvores que por ventura se desintegram no solo.

  • Vida Reprodutiva

A reprodução do Tatu Bola do Nordeste é sazonal, ou seja: ocorre em determinados períodos do ano, devido à sua espécie possuir períodos de acasalamento específicos. Para começar, uma mesma fêmea pode ser vista acompanhado por mais de uma espécie macho, isso acontece porque existe uma disputa prévia entre os machos, para conseguir a fêmea em questão. Eles seguem a fêmea durante todo o período, e quem vencer essa disputa, leva a briga. As ninhadas do Tatu Bola do Nordeste geram poucos filhotes, em contrapartida do seu primo distante tatu galinha, por exemplo, que tem uma ninhada repleta de filhotes. O máximo de filhotes que uma ninhada gera é dois, enquanto na época de acasalamento, a fêmea é vista como uma série de machos.

  • Tatu Bola do Nordeste: O Fuleco da Copa do Mundo de Futebol em 2014

Quase todo mundo sabe que o mascote da Copa sediada no Brasil anos atrás foi o Fuleco, mas nem todos sabem que o animal retratado por ele foi o Tatu Bola do Nordeste. O nome curioso vem da junção de Futebol + Ecologia. A escolha dele partiu de sua graciosa forma de comportar, tornando-se uma bola (alusão à bola de futebol), além de se tratar de uma espécie endêmica, ou seja, encontrada somente no Brasil ( também é encontrado nos Estados Unidos, mas de forma artificial foi levada por viajantes e donos de cativeiros).

Uma vez que o Fuleco (melhor dizendo, o Tatu Bola do Nordeste) tem a capacidade de se tornar uma bola, ele fica bem protegido enquanto os seus predadores são outros animais, que não conseguem em muitos casos, atingir a parte mole do seu corpo. Em contrapartida ele fica absolutamente vulnerável aos predadores humanos, o que faz com que sua caça não consiga ser interrompida por pessoas mal intencionada e sem noção ambiental. Em função disso a escolha do Tatu Bola do Nordeste para mascote da copa, se fez necessária para divulgar a quase extinção do animal, e promover maior visibilidade a essa espécie que pede socorro, segundo relatórios realizados pela IUCN nos últimos anos.

Para conter esse avanço da caça e matança ao tatu bola (realizado por motivações em sua carne e no seu casco), foi criada no inicio de 2004 o Plano de Ação Nacional Tatu Bola (também conhecido como PAN). Gerido pela fundação Chico Mendes de Conservação da fauna e flora, o objetivo é preservar o Tatu Bola do Nordeste e seu primo Mataco. Isso fez com que o status desses animais passassem de “em perigo” para “em situação de vulnerabilidade”. Um avanço que mostra as autoridades competentes que esses esforços devem ser realizados para manter uma sociedade melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.