Qual o Tempo de Vida do Tatu?

Há diversas espécies de tatus espalhados ao redor de todo o continente americano, uma vez que esses animais são tipicamente nativos desse continente. Os tatus são animais silvestres os quais estão ameaçados em relação a extinção na maioria das suas espécies, inclusive algumas dessas espécies atualmente já encontram-se extintas.

Em termos ecológicos o tatu é um animal com funções muito amplas e importantes na natureza, ele contribui muito, por exemplo, para o revolvimento de nutrientes do solo, fazendo com que esses nutrientes se misturem, que eles possam tornar o solo ainda mais fértil, com isso toda  a flora local é favorecida e tem a oportunidade de crescer em um solo mais saudável.

Tatus

Os tatus são animais que existem há muito tempo no planeta, até mesmo se acredita que os primeiros tatus teriam tamanhos e estaturas consideradas “gigantes” diante das dimensões desse animal que se conhece nos dias de hoje, porém todas essas espécies bem maiores não existem mais.

As maiores espécies de tatus que vivem nos dias de hoje tem um tamanho máximo que fica em média por volta do um metro e meio de comprimento, ao contrário disso, as menores espécies de tatus podem apresentar apenas alguns centímetros de comprimento. O tatu, portanto é um animal que varia entre o grande porte e o médio porte, dependendo das características da espécie.

Tatu Saindo da Toca

Tatu Saindo da Toca

Um dos problemas que mais afeta o tatu é a caça ilegal, sim a caça desse animal assim como a de qualquer outro animal silvestre é crime não somente no Brasil, mas em muitos outros países também, a qual é passível de multa e de até de período de reclusão, ou seja, período de prisão, ainda assim, a caça de tatus ocorre de forma indiscriminada em alguns lugares, em especial no Brasil.

Uma prova disso é que mesmo em meio ao período de pandemia do novo corona vírus, foi organizado em uma região de interior do Brasil um campeonato de caça ao tatu. O motivo disso? Irresponsabilidade e maldade com essa espécie que foi tão caçada ao longo do tempo.

Uma outra questão no Brasil é que as punições não estão sendo cumpridas como deveriam há algum tempo, o setor do meio ambiente vem sofrendo com muito descaso e os animais e outros seres vivos é que acabam pagando pela irresponsabilidade de alguns homens.

Os animais podem e devem ser protegidos ao máximo, afinal cada espécie tem a sua própria função na natureza, cada espécie tem seu próprio papel ecológico e é o conjunto de todas elas coexistindo que faz com que  o meio natural seja da forma que o conhecemos, tanto que em lugares de devastação extrema o ar muda de qualidade, o solo muda de qualidade podendo até mesmo se tornar ineficaz ao plantio, a água pode mudar e é preciso lembrar que tudo isso é essencial a nossa vida na Terra, consequentemente o maior interesse de preservação é nosso.

Tempo de Vida dos Tatus

Há diversas espécies de tatus, cada uma delas tem as suas próprias especificidades, tem as suas próprias características que variam mais ou menos dependendo de qual se trata. A questão é que o tempo de vida dos tatus varia de acordo com vários fatores, como a alimentação do animal, as suas condições de vida, a ocorrência de habitat propício para ele viver, entre outras, porém tem uma coisa que precisa ser ressaltada, uma das maiores ameaças ao tempo de vida dos tatus nos dias de hoje são os seres humanos. Os seres humanos são o maior predador que essas espécies têm há muito tempo natureza, isso porque a sua caça foi muito indiscriminada por um longo período.

O que está diretamente ligado a ameaça das espécies de tatus em especial dentro do território brasileiro, onde muitas pessoas parecem não respeitar as leis ambientais. Um dos maiores motivos para a caça de tatus é que essas pessoas podem ter o costume de consumir a carne deste animal, porém isso também não é indicado, uma vez que o tatu tem a capacidade de passar a lepra para o homem, essa que é uma das doenças mais perigosas que podem existir.

O tatu não tem culpa de poder ter essa doença, afinal foi o próprio ser humano que passou isso a ele quando chegou as Américas a tanto tempo atrás, é preciso saber, no entanto, que não é possível identificar qual tatu está infectado ou não, consequentemente é melhor não arriscar de comer ou ter contato com esse animal, que deveria estar vivendo livremente no meio natural.

Um outro problema para o tempo de vida dos tatus e que foi causado pelo homem é que ele vem perdendo o espaço dos seus habitats naturais, que se espalham por muitas regiões brasileiras, a devastação dos ecossistemas causa falta de alimentos, causa falta de espaço para que ele possa construir as suas moradias, causa também uma série de outras coisas que dificultam bastante a vida desses animais. Tem pessoas que pensam que é simples que eles saiam do seu lugar de origem e se desloquem a novas áreas, porém o animal não deveria ter que se habituar a isso, quando chega em local desconhecido ele está sujeito a várias situações desconhecidas a ele e que podem causar o seu padecimento.

Todas essas questões levantadas podem diminuir a estimativa de vida de um tatu que vive na natureza, afinal os desafios que esse grupo de animais vive nos dias de hoje não são nada simples, as mudanças às vezes se mostram bem desafiadoras para os seres humanos, mesmo com os confortos que podem ser vividos para amenizar a situação, imagina para um animal que em pouco tempo tem que se acostumar com um lugar diferente, proteger sua vida, buscar alimentos, buscar um local seguro para fazer seu abrigo abaixo do solo.

Entre tantas outras coisas, tudo isso sem ao menos entender porque aquele lugar que ele antes vivia não está mais disponível, é justamente isso que faz com que animais silvestres sejam vistos uma vez ou outra nas estradas, nas cidades e em áreas que são consideradas “urbanizadas”, mas que antes costumavam ser seu habitat, isso acontece quando eles tentam voltar ou quando estão procurando novos habitats.

É um pouco complicado e pode ser até um tanto impreciso estimar qual é o tempo de vida de um tatu, já que esses animais podem ter tempos de vida maiores ou menores de acordo com as situações que encontram na natureza, porém em média considerando condições normais, condições padrão das espécies de tatus conhecidas, esse tempo de vida costuma variar entre 10 anos e 15 anos, mesmo vivendo no meio natural e sujeito a tantas situações. É provável que de alguns séculos para os dias atuais, esse tempo de vida tenha diminuído muito, já que as ameaças aos animais eram menores no passado, porém na atualidade considerando os fatores que se tem esse é o tempo estimado.

É preciso indicar que o tempo de vida pode ser maior ou menor de acordo com o local onde o tatu vive, com o país que ele vive principalmente e como esse país aplica as suas leis de proteção ambiental, pode ser que em algumas regiões do Brasil infelizmente o tempo de vida desse animal seja menor, mas em média esse é o período de tempo que é mais aceito pela comunidade cientifica em relação ao tatu.

Essas variações podem ocorrer também em relação as espécies de tatus diferentes, que podem ter uma expectativa menor ou maior de acordo com suas características especificas, aqui estamos considerando uma média de forma geral. Outra questão são os animais que vivem em cativeiros, eles podem apresentar tempos de vida variados por causa das diferentes situações em que vivem.

Uma informação importante é de que o tatu no passado já era caçado pelas espécies nativas indígenas, porém esses povos costumavam caçar os animais com mais consciência, pois respeitavam o seu período de reprodução, respeitavam o sexo do tatu, respeitavam a população de animais, entre outros pontos, que por fim faziam com que o numero de animais não caísse, afinal quando era percebido que as populações estavam em queda, os povos mais nativos em sua maioria paravam de caçar certa espécie até que ela estivesse em situação de abundancia de indivíduos novamente, assim não comprometendo o equilíbrio natural do meio ambiente ao seu redor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.