Ir á praia é muito agradável. Você vê novas pessoas, toma um sol para pegar uma ‘’corzinha’’, toma um banho de mar, enfim, Praia foi feito para aqueles momentos descontraídos, de reunião da família, de amigos. Muito procurada nas férias, as praias do Brasil são consideradas as mais belas de todo o mundo.
Mas, se você não tomar precauções, o dia na praia pode se transformar em uma verdadeira tragédia. Isso por que os mares escondem muitos perigos, que são ocultos pelas suas águas de tonalidade azul ou verde. Desde buracos á aguas vivas, os mares podem esconder também os temíveis tubarões, que fazem centenas de vítimas por ano no país.
Mas, muitos se perguntam: por que os tubarões atacam os seres humanos, já que nós não fazemos parte de sua cadeia alimentar? É essa questão que iremos sanar com o nosso artigo de hoje. Venha descobrir um pouco mais sobre o assunto, além de outros assuntos relevantes.
Os Tubarões
Não é exagero dizermos que os tubarões são um dos mamíferos que mais causam pavor e medo entre as pessoas. Isso porque o seu ataque costuma ser fatal, sem nenhum modo de defesa para a vítima. Há vários tipos de tubarão, cada um com o seu grau de periculosidade.
https://www.youtube.com/watch?v=cEwyxxbwnXM
Mas, Por Que Os Tubarões Atacam, Afinal?
Os tubarões nos atacam, na maioria das vezes, não por que acham que somos uma ameaça a ele, mas sim por que ele se engana. Isso mesmo. Mais de 90% dos casos de ataques de tubarões está relacionado com o engano do animal com outra coisa.
Os tubarões não podem, de maneira nenhuma, serem interpretados como verdadeiros vilões pelos seres humanos, já que os ataques são algo instintivo.
Como já dito, o ser humano não está presente no farto cardápio dos tubarões, no qual estão presentes várias espécies, desde pequenos peixes a até mesmo baleias. Mas, então, por que vemos nos noticiários casos de ataques e até mesmo de pessoas devoradas por esses mamíferos marítimos?
Para começar, o tubarão não ataca o ser humano por raiva nem por outro motivo. Na verdade, ele confunde a carne humana com outra que ele está habituado a se alimentar. Ou seja, ele pode confundir seu corpo com um peixe, ou outro animal que já faz parte de sua alimentação.
Isso é tão verídico que, ao perceber que o gosto da carne é diferente ao que ele estava acostumado a ingerir, rapidamente solta a presa, raramente atacando mais violentamente.
Outras teorias, claro, surgiram para explicar o porquê desse comportamento dos tubarões. Alguns pesquisadores dizem que o morder do tubarão pode ser uma forma dele explorar o ambiente que está a sua volta. Ele estaria bastante curioso sobre a presença de coisas novas na água, e usaria os seus dentes para tascar uma ‘’mordidinha’’ para atestar o que é aquilo, de fato. Isso pode ser muito bem colocado, ao se observar que, quando alguém tem o membro arrancado por um ataque de tubarão, pouco tempo depois o tal membro pode ser encontrado boiando no mar. Em raras ocasiões que ele realmente devora um pedaço ou até mesmo o corpo de uma pessoa.
Há ainda pesquisadores que afirmam que o tal comportamento dos tubarões está intimamente ligado com a proteção do território do animal. Isso porque supostamente o tubarão desconfia que o homem possa invadir e tomar os seus peixes, por exemplo,
Há muitas outras, sinal de que essa discussão não terá um desfecho tão cedo, ou seja, levará anos e anos para ser definida uma teoria de acordo.
Como Evitar Os Ataques de Tubarão?
Já que você não quer virar uma refeição de tubarão, o melhor mesmo é se precaver. Aqui vão algumas dicas que preparamos para ajudar você a se prevenir quando da viagem á praia:
- *Se você estiver na praia, seja no anoitecer ou mesmo no amanhecer, não entre na água em nenhum desses momentos. Isso porque, além da baixa visibilidade da água, é nesta hora que os mamíferos estão se alimentando, podendo confundir você com uma presa.
- *A mesma regra vale para as águas que estão com uma coloração mais escura devido á poluição. Com a visão atrapalhada, o tubarão pode te abocanhar pensando ser um peixe ou outro fruto do mar.
- * Os locais onde estão concentrados declives, montes marítimos e também bancos de areia devem ser definitivamente evitados, já que é ali que a fauna e flora do mar estão mais concentrados, incluindo aí os tubarões.
- *Se você estiver com um corte, mesmo que for superficial, não entre na água, de maneira nenhuma. Uma única gota de seu sangue derrubada no mar pode atrair a atenção de um tubarão a quilômetros de distância. Isso também vale para as mulheres que estão no período menstrual.
- *Travestir shorts ou bermudas de cores chamativas pode ser um chamariz para tubarões. Evite ao máximo usar essas peças durante o banho de mar. Até mesmo as peles muito bronzeadas podem chamar a atenção desses animais. O mesmo vale para o uso de joias e relógios, pois, se refletido pelo sol, pode chamar os tubarões até o seu encontro.
- *Até mesmo a sua forma de nadar pode ser um chamariz para esse mamífero. Quando estiver em banho de mar, realize movimentos calmos, sem muita agitação. Pois, se você bater pernas e braços freneticamente, pode lembrar ao tubarão um cardume ou a escapatória de um peixe. O nado cachorrinho, considerado tranquilo, também é perigoso e deve ser evitado a todo custo.
- *Se você estiver na água rasa, redobre a atenção: são muitos os casos de ataques de tubarão na parte rasa das praias, geralmente por tubarões que estejam muito famintos.
- *Essa recomendação está mais do que na cara. Se houver incidência de tubarões no mar, não entre de maneira nenhuma na água. O risco de ataque é iminente, e você não quer estragar o seu momento de tranquilidade com uma tragédia, não é?
Seguindo essas dicas, você pode curtir tudo o que a praia oferece de um jeito seguro.
Por Francisco Prado