As Baleias
Pode-se encontrar 14 famílias, as quais são divididas em torno de 34 gêneros e que abrangem 86 espécies. São animais que evoluíram ao decorrer do tempo, saindo da área terrestre e indo para a área aquática, onde conseguem praticar a alimentação, a reprodução e até mesmo o descanso dentro d’água. Elas habitam o Oceano Atlântico, o Oceano Índico, o Oceano Pacífico e o Oceano Ártico. Consideradas um dos maiores mamíferos do planeta, as baleias fazem parte da família dos Cetáceos e se dividem em duas respectivas subordens, são elas:
- Myscticeti: a principal característica que difere essa subespécie é que as baleias myscticeti tem barbatanas próxima a região da boca e são parecidas com cerdas. A principal função das barbatanas próxima a boca é filtrar a água e capturar alimentos, sendo assim não possuem arcada dentaria. Essa subespécie abrange a baleia azul, que é conhecida como o animal que tem o maior tamanho no planeta terra.
- Odontoceti: diferente da espécie myscticeti, as baleias que pertencem a subespécie odontoceti possuem dentes, o que facilita a captura dos seus alimentos e conseguem comer animais maiores como peixes grandes, lulas, polvos e as sépia. Elas abrangem espécies menores, como a Cacharlote anão. É a subespécie das baleias que mais possui espécies.
Características Gerais Das Baleias
Independentemente das subespécies, tem algumas características que são próprias das baleias no geral, como em sua aparência onde não possuem nenhum tipo de pelo, porém, pode ser encontrado quando as baleias estão na fase jovem, mas são encontrados apenas em algumas partes do corpo e não nele todo. São mamíferas e consequentemente amamentam seus filhotes. São aquáticas, tendo o corpo próprio para a vida aquática, com nadadeiras e cauda para auxiliar na locomoção. Elas são endotérmicas, ou seja, conseguem manter a temperatura corporal de acordo com a sua necessidade térmica e a gordura do corpo do animal ajuda a aquecê-lo, assim como auxilia a percorrer pelas águas fazendo-o flutuar.
Elas possuem pulmões e fazem a respiração por meio das narinas que ficam localizadas na parte superior da cabeça do animal, onde vão a superfície para absorver oxigênio. Quando vão buscar o oxigênio na superfície, liberam um jato de vapor que liberam dos pulmões e aparenta apenas um jato de água saindo. Quando estão imersas conseguem mergulhar, dependendo da espécie, cerca de quatro horas seguidas. Esse comportamento é devido ao sistema respiratório e a circulação do corpo do animal, onde o batimento cardíaco diminui e consequentemente o gasto do oxigênio é menor.
Elas produzem um som que servem para se comunicar a longas distâncias e usam a vibração sonora para se localizar. São consideradas uma das espécies mais inteligentes do reino animal depois dos macacos e não possuem glândulas sudoríparas. São animais grandes, que podem chegar a medir cerca de 30 metros e pesar em torno de 180 toneladas, dependendo da espécie.
Como As Baleias Se Reproduzem?
A reprodução das baleias varia da espécie, onde cada uma tem uma característica que as difere das demais e, por conta do modo de vida das baleias, os estudos desses animais são difíceis de seres realizados com perfeição. No geral, elas possuem uma um período anual para se reproduzirem e nesse período as fêmeas conseguem realizar o acasalamento com vários machos. O período de reprodução das fêmeas são de 1 até 6 anos, onde a gestação dura cerca de dez meses à um ano e cinco meses. Após dar à luz os filhotes já saem nadando e geralmente os partos ocorrem em estações quentes.
As fêmeas cuidam de seus filhotes durante a fase recém-nascida até os seis meses de idade, sendo alguns cuidados até por mais de dois anos, o que varia muito da espécie da baleia. A Baleia Azul, por exemplo, tem seus filhotes pesando cerca de 90 Kg a mais a cada dia. Essa espécie só consegue se reproduzir após os três anos de idade e outras podem se produzir somente depois dos dez anos de idade.
Alguns estudos apontam que as baleias podem viver mais de cem anos. Os comportamentos de vivência varia de espécie, onde algumas conseguem viver sozinhas por longos tempos e outras viverem em bandos. Podem viver somente em uma área do oceano a vida toda e também podem migrar em busca de alimentos e acasalamento por longos períodos durante a vida.
Ameaça As Baleias
Assim como muitos outros animais as baleias são vítimas de caça constantes, onde os caçadores vão em busca de sua carne, barbatanas e gordura. Devido a esse comportamento indevido um grande número de espécie de baleias estão em extinção, pois as taxas de natalidade das baleias são baixas e não consegue manter um número satisfatório de baleias.