Qual o Tipo de Tinta Para Pintar Panela de Barro?

O vaso de barro é um dos principais artigos do artesanato brasileiro, o vaso de barro é um clássico na verdade e por mais que ele exista em diversas culturas ao redor do mundo, desde muito tempo, os vasos de vidro que existem por aqui realmente são muito charmosos.

Os artigos de barro no Brasil são muito comuns e eles remontam desde os povos indígenas mais nativos que já produziam peças de barro, ao longo do tempo muitas comunidades e grupos foram incorporando essas tradições e com isso até os dias de hoje pessoas de todos os tipos, origens e etnias se dedicam a produzir esse tipo de material.

Vaso de Barro

Atualmente está super na moda o uso de vasos de barro e a maneira que você os usa pode mudar totalmente o tipo de decoração que você pode atingir, desde uma decoração que segue uma tendência mais boho chic a até um decoração que segue uma tendência mais elegante, mas sofisticada, a maneira que você decora e organiza cada uma das peças muitas vezes pode dar um sentido ou outro a totalidade de peças em um ambiente.

Como os vasos de barro estão na moda dentro do mundo da decoração e da arquitetura também, é comum que os preços deles estejam mais altos um pouco, já que tudo que é muito procurado é também mais requisitado, com isso os preços no mercado acabam se elevando, mesmo que seja apenas temporariamente.

Vaso de Barro

Vaso de Barro

Diante disso uma alternativa para muitas pessoas tem sido criar as suas próprias peças de barro, que ao contrário do que muitos poderiam pensar não se trata apenas de um trabalho feito com material e peças industriais, mas que também pode ser feito com o auxilio de materiais que sejam de custo menor e sem precisar de  nenhum tipo de maquinário mais profissional, afinal os próprios povos indígenas as produziam já há tantos anos atrás, certo?

Posteriormente a fazer o seu próprio vaso de barro (a produção do vaso de barro não é o objetivo da explicação nesse momento), é preciso pintá-lo, na realidade não é preciso fazer isso, muitas pessoas também deixam o vaso cru e ele fica também muito bonito dessa forma, mas muitos decidem por fazer a pintura da peça, então naturalmente a próxima pergunta seria sobre isso, como pintar um vaso de barro?

Como Pintar um Vaso de Barro?

A primeira coisa que é preciso saber é que se você fez o seu vaso de barro em casa, fique atento porque há algumas informações bem importantes a se saber aqui, elas são essenciais para que dê certo o seu trabalho final, como o tempo de espera para a pintura, afinal não é possível terminar de produzir o vaso e já ir pintar logo em seguida, é necessário esperar um tempo para que se obtenha qualidade de alto nível no trabalho feito a mão.

Além desse tempo de espera, é preciso deixar o vaso de molho, depois os esfregar, em seguida é preciso e aconselhável fazer a impermeabilização da peça, depois é indicado que se passe uma primeira camada de primer, antes da aplicação da tinta, depois de pronto (e antes do primer na impermeabilização, mas são dois selantes diferentes em geral) muita gente opta pela selagem do material, para que a pintura se conserve mais e mais. Cada uma dessas etapas serão explicadas abaixo de forma breve.

A primeira coisa é lixar o vaso para tirar as partes ásperas dele. Com um lixa normalmente usada mesmo para processos de pintura, lixe toda o vaso, você pode lixar o exterior e o interior dele, mas principalmente foque no exterior que é a parte que será vista e que será pintada, lixe até que você ache que a superfície está agradável aos olhos. Uma informação importante aqui é que esse processo pode fazer subir muito pó, então use roupas que não tenham problema de sujar e faça isso em quintais, não faça dentro de casa, se possível ainda coloque um papel ou um jornal velho em baixo para absorver os resíduos.

O vaso de barro não precisa ficar perfeitamente liso, já por ser um vaso de barro mesmo é claro que já se sabe previamente que podem haver imperfeições, não precisa preocupar tanto com isso, o lixamento pode ser mais rápido, tire só o grosso, mas se achar que não precisa não se preocupe nem com isso, é um vaso de barro e o estilo mais rústico também é moda.

O próximo passo é deixar o vaso de molho, esse processo será ao longo de mais ou menos uns 60 minutos, essa parte é feita para tirar, soltar os adesivos do vaso de barro se tiver ou para tirar sujeiras dele, se caso ele já for um vaso já usado ou mais velho, é claro que essa parte não é obrigatória, não é mesmo, mas é interessante para o caso dessas duas situações descritas acima.

Enquanto o vaso está de molho você pode até dar uma esfregadinha nele se quiser, mas lembre-se de não forçar o vaso, você pode usar uma escova de dente ou uma bucha, mas não esfregue com muita força ou com material de muita potência de esfregação porque isso poderia causar arranhados ao vaso. Por que tirar a sujeira alguém poderia perguntar, isso faz com que a superfície possa ter uma melhor fixação da tinta depois no momento da pintura. Depois de feito todo esse processo é o momento de então deixar o vaso secar bem e de forma total, pois vaso molhado não pega tinta.

Muitas pessoas deixam o vaso secando de um dia para o outro, ou então pode deixar ele secando um dia todo embaixo do sol, tudo isso depende muito do tamanho do vaso principalmente, vá sempre checando em qual momento ele já está seco, cuidado para não deixar ele embaixo da chuva se acaso houver. Uma vez que o vaso esteja seco esse então é o momento de aplicar o primer antes da pintura. Só que isso deve ser feito em um lugar já forrado com alguma coisa que você tiver, como um jornal, um tecido velho, algo desse tipo.

Para começar a pintura é indicado colocar o vaso de cabeça pra baixo, dependendo do tamanho do vaso você pode apoiar ele em cima de uma garrafa, para segurar enquanto pinta coloque a sua mão no interior dele, enquanto por fora está sendo passada a tinta, essa é apenas uma sugestão, mas você pode fazer como quiser.

Use um selante (se for usar o vaso para plantar, se for usar só de enfeite não precisa) que tenha também a função de impermeabilizar, procure por produtos que sejam feitos para concreto ou para os tijolos, por mais que a pintura seja por fora, e no caso a planta fique por dentro do vaso, o bom de usar esse tipo de material é que ele cria uma barreira de proteção que impede que qualquer toxidade da tinte chegue até a sua planta.

Use sempre em lugares abertos porque ele pode fazer mal se isso for feito em um lugar fechado onde a respiração fique inalando esse produto. Veja na embalagem do produto qual o tempo de espera que deve ser respeitado para a secagem desse material, o tempo pode ser de um dia ou mais, é preciso observar as especificações do fabricante. A selagem deve ser feita dentro e fora do vaso, mesmo que a tinta não fique dentro do interior do vaso, a selagem deve ser feita em ambos os lados.

Para cobrir a cor do barro use o primer que ajuda a tinta também a fixar mais, ele pode ser da cor que você quiser. De uma distancia de alguns centímetros do vaso e aplique esse produto em toda a parte externa, não precisa pintar o fundo por fora. Os pinceis de espuma são melhores para pintar o vaso de barro, mas os de cerdas podem ser usados também, veja o que acha melhor, use o que tiver em casa se por acaso você já tiver.

A questão da pintura e si vai depender do seu gosto pessoal, afinal você pode fazer desenhos, formas, colocar uma ou duas cores, colocar o que quiser e da maneira que quiser e se por acaso você quiser fazer duas cores você pode usar fitas para separar uma parte da outra, para finalizar use um selante de tipo acrílico, mas faça isso só depois que a tinta estiver já completamente seca, isso é comum para fazer a pintura ter maior duração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.