Cientistas Planejam Recriar Espécies Extintas

Animais como tigre dente de sabre e Dodô fazem parte dos planos

Os cientistas planejam recriar animais já extintos com o auxílio do DNA encontrado em amostras.
Só é possível recriar animais cujo DNA possa ser reconstruído totalmente, o que torna a tarefa muito difícil, já que mesmo as amostras mais bem conservadas de DNA de animais extintos podem ter sofrido danificações, que podem prejudicar a reconstrução.
As chances de encontrar um DNA intacto são maiores se o animal tiver morrido em regiões congeladas (pois o gelo conserva as características) ou então se tiver morrido em um lugar muito seco, pois a falta de umidade ajuda a poupar o animal.
No entanto não é só reconstruir o DNA do animal: o código genético terá que ser implantado em um óvulo, e de uma espécie compatível com o animal que está sendo recriado.
Por exemplo, se fosse possível reunir toda a seqüência de DNA do tigre dente de sabre, óvulos de qual animal poderia ser usado para receptar o material genético? Atualmente não existem animais com o porte do tigre dente de sabre, e uma gestação dessas seria impossível, a não ser que fosse artificial.
Alguns animais já estão na mira dos cientistas, por possuírem abundancia de material genético disponível.

DNA

Veja Alguns:

Homem de Neanderthal: extinto há mais de 25 mil anos, existe relativamente pouco DNA integro disponível. No entanto, é a espécie que possui a maior probabilidade de encontrar uma mãe de aluguel compatível: o próprio ser humano. No entanto, os cientistas não cogitam a possibilidade de recriar o homem de neanderthal usando humanas como mães de aluguel, por questões de ética.

Homem

Rinoceronte lanudo: extinto há 10 mil anos, é a espécie que mias possui chances de ser ressuscitada. O material genético disponível está muito bem conservado em permafrost. Além disso, o rinoceronte atual poderia ser utilizado como mãe de aluguel.
O problema é que os rinocerontes estão ameaçados de extinção, e por isso a prioridade não é ressuscitar o rinoceronte lanudo, e si manter seus parentes contemporâneos vivos.

Animal

Dodô: este animal extinto em 1690 não possui muitas amostras íntegras de DNA. O animal mais adequado para servir de mãe de aluguel é o pingüim.
Mas devido à dificuldade em seqüenciar o DNA do Dodô, é provável que ele não volte tão rápido à vida.
Tigre de dentes de sabre: foi extinto há 10 mil anos. Possui amostras em Los Angeles, mas esse material ainda não foi devidamente seqüenciado.
A esperança é conseguir estudar as amostras presentes no permafrost, que devem estar bem conservadas. A fêmea do leão africano poderia ser a mãe de aluguel.
Embora seja tentador ressuscitar um animal como o tigre dente de sabre ou ainda o amigável Dodô, é necessário pensar em todas os problemas que isso pode provocar.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.