Besouro Gigante

Se você fica em pânico ao avistar um inseto deve se preparar psicologicamente para conhecer o Titanus giganteus, popularmente chamado de Besouro Gigante. Esse é simplesmente o maior besouro e inseto do planeta. Podendo ter mais de 22 centímetros de comprimento e pesar mais de 70 gramas esse inseto é originário da Amazônia sendo encontrado no Brasil, Guianas, Colômbia, Peru e Equador. Outros nomes pelos quais podem ser conhecidos são besouro-titã ou cerambicídeo-gigante.

Conhecendo o Gigante dos Besouros

Continue lendo e descubra mais sobre o maior inseto do planeta.

Invertebrado Voador

Um inseto que impressiona por seu tamanho destacado, o Besouro Gigante, é o maior inseto já registrado por entomologistas no mundo. Também é o maior invertebrado com capacidade de voar.

Ordem Coleoptera

Os besouros fazem parte da ordem Coleoptera que é reconhecida por contar com o número mais expressivo de seres vivos do planeta, cerca de 350 mil.

Mandíbula Forte

Uma das suas características mais interessantes é contar com uma mandíbula forte e proeminente que pode cortar um lápis ao meio. A explicação para essa funcionalidade é que as espécies que compõem a família “Cerambycidae” (chamados ‘serra-paus’) usam as mandíbulas para cortar galhos de árvores para que as fêmeas possam fazer o depósito dos seus ovos. No que diz respeito a autodefesa além das mandíbulas esse besouro conta com patas fortes e garras bem afiadas.

Reservas de Energia

Outra curiosidade é que os especialistas acreditam que esses besouros não se alimentam quando chegam à vida adulta. A sua energia é proveniente de reservas que são armazenadas durante a sua fase de larva.

Vida Breve

A vida adulta desse inseto dura somente algumas semanas, nesse período eles buscam por um parceiro para que possam se reproduzir. Há que se destacar ainda o senso de oportunidade que é recorrente no mundo animal. Os besouros machos geralmente disputam as fêmeas em ferrenhas lutas empreendidas com seus grandes chifres, contudo, enquanto dois espécimes de grande porte estão se digladiando é possível que um terceiro – menor e mais fraco – aproveite para acasalar com a fêmea em questão. Assim os genes dos besouros com chifres menores e com menos capacidade de embate também são passados adiante.

Alimentação

A base alimentar do Besouro Gigante é matéria orgânica em decomposição.

Habitat

Os Titanus giganteus tem como seu habitat florestas tropicais e se concentram especialmente na região norte da América do Sul sendo avistados no Brasil, Guianas, Colômbia, Equador e Peru.

Larva

Geralmente quando pensamos no processo de transformação de um inseto envolvendo uma fase larval nos vem a mente a borboleta, porém, não é somente ela que se vale desse artifício para transformar seu corpo. Os besouros também passam por uma fase de larva para que possam se tornar adultos. Uma diferença curiosa e interessante entre esses dois insetos está no fato de que o primeiro constrói o seu casulo a partir da seda que produz através da boca enquanto que o casulo do segundo é feito de uma combinação de solo e fezes.

Saiba que ao avistar uma foto de um casulo de besouro em torno de 1/3 do que você está vendo é na verdade excremento do próprio inseto. A função da fase larval é fazer com que o besouro desenvolva seu corpo rígido e forte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.