Você sabe no que consiste a elaboração de um plano de segurança? Bem, vamos tentar explicar um pouco sobre isso. A segurança é um instinto natural de qualquer ser humano, assim como dos animais também. Muitas vezes acontecem pequenos acidentes domésticos no qual a nossa ação instintiva é tão rápida e eficiente que ficamos a nos questionar se teria dado certo, caso tivéssemos tido tempo para pensar, o que prova que a segurança é prioridade em nossas vidas, é instintiva. Da mesma forma a segurança em casa ou a segurança profissional deve ser levada a sério em varias instituições, assegurando a integridade física das pessoas que ali trabalham bem como a segurança do seu meio ambiente.
Um plano de segurança pretende prever possíveis situações de risco e organizar-se de forma eficiente pra agir nesses momentos críticos, ou ainda, evitar que acidentes aconteçam, o que com certeza é a melhor solução, preocupando-se tanta co vidas humanas tanto com o desmatamento do meio ambiente. Um plano de segurança pode ser feito com diferentes abrangências, isso vai depender da instituição a que ele se destina. A segurança hospitalar é uma das principais questões discutidas neste meio, e ao elaborar um plano de segurança para um ambiente hospitalar muitas questões devem ser consideradas, com certeza será necessário o empenho de profissionais competentes e devidamente habilitados com bom treinamento para prever as diversas situações de risco que envolve este ambiente.
A segurança nas escolas é uma questão preocupante também, porém mais fácil de ser planejada, já que as questões previstas não são tão complexas quanto em um ambiente hospitalar. Para a realização de um bom plano de segurança é importante que os responsáveis ouçam os mais diversos setores envolvidos neste ambiente, dessa forma poderão idealizar seu projeto a partir de uma visão bem ampla do ambiente em questão. O principal foco atual de um plano de segurança, independente do meio a que ele se destine, se refere às perdas que podem ser humanas, materiais ou ambientais.
Toda empresa ou instituição deve seguir algumas normas de segurança básicas, além disso, deve haver uma previsão de possíveis acidentes de trabalho que venham a gerar perdas de vidas humanas, bens materiais ou desastrosos danos ambientais. Todos os casos são preocupantes, mas o meio ambiente vem ganhando cada vez mais o centro das atenções devido aos efeitos constantes e degradantes da mão do homem na natureza. Seria muito bom se todas as empresas e instituições públicas e privadas se preocupassem com os investimentos em um plano de segurança, que pode ser um plano de segurança da água, do trabalho, da saúde publica, etc., mas alem do plano que invistam nas soluções para os problemas que forem encontrados, assim como na prevenção de acidentes, promovendo dessa forma a harmonia no ambiente de trabalho e conseqüentemente no meio ambiente, nosso planeta terra.