Animais Silvestres em Extinção

Primeiro vamos entender o que é um animal silvestre. São considerados animais silvestres, todos aqueles que são tirados da natureza pela presença do homem. Diferente dos animais domésticos, como cachorro, gato, porcos, galinhas e outros, que já estão acostumados a viverem com as pessoas, o animal silvestre não está, e quando isso acontece, ele tem dificuldade de se desenvolver e reproduzir dentro de um cativeiro.

São exemplos de animais silvestres: as araras, jabutis, papagaios, micos e outros.

Ararinha Azul

Ararinha Azul

Agora vamos entender melhor sobre o tráfico de animais.

O tráfico de animais é um comércio considerado ilegal. Traficar animais nada mais é do que tirá-los da natureza e vendê-los a modo de ganhar dinheiro, e eles passam a viver presos, em cativeiros, gaiolas e outros. O Brasil possui uma das maiores reservas da diversidade biológica do mundo. Devido a diversidade imensa de aves, peixes, mamíferos, insetos, anfíbios, répteis e outros, o Brasil é um dos principais alvos dos traficantes de animais.

Pica-pau de Cara Amarela

Pica-pau de Cara Amarela

O tráfico internacional envolve pessoas para fazer o transporte, já o tráfico interno é feito por viajantes, motoristas de ônibus, caminhoneiros e outros. Os animais sofrem ao serem transportados, pois os transportes são de péssima qualidade. Muitos morrem antes mesmo de chegarem ao destino. Pior são os filhotes, atravessam a fronteira escondidos dentro das bagagens dos contrabandistas.

A maioria dos animais já tem o destino certo, alguns vão para pet shops, uns para fins científicos (como: cobras, aranhas e sapos), e outros para colecionadores particulares (que dão preferência às espécies ameaçadas de extinção, as raras).

O tráfico de animais silvestres é um problema considerado preocupante na América do Sul. O valor de cada espécie é definido através de sua raridade. O tráfico de animais que estão ameaçados de extinção é uma das causas principais do desaparecimento da fauna. O comércio ilegal de animais movimenta aproximadamente cerca de 10 bilhões de dólares a cada ano por todo o mundo, ficando atrás somente do tráfico de drogas e armas.

Gaivota de Rabo Preto

Gaivota de Rabo Preto

O tráfico dos animais silvestres chega a comercializar aproximadamente cerca de 12 milhões de animais a cada ano, e isso é uma das maiores ameaças que a natureza recebe, pois todos os animais são de extrema importância, sendo uma parte fundamental da cadeia. Se tornarem raros ou se forem extintos, como muitas espécies estão sendo, comprometerá todo o equilíbrio da natureza.

Alguns animais silvestres que estão sofrendo extinção:

Albatroz real;

Águia cinzenta;

Ararinha azul;

Balança rabo canela;

Beija-flor das costas violetas;

Besouro de bico grande;

Codorna;

Gaivota de rabo preto;

Gavião cinza;

Papagaio da cara roxa;

Pica-pau de cara amarela;

Pica-pau dourado escuro do sudeste;

Sabiá castanho.

Vamos respeitar as leis. Não compre animais silvestres, não os mantenha em cativeiros. Cada animal retirado da natureza faz falta ao meio ambiente. Denuncie o tráfico de animais e o maltrato aos mesmos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.