Preconceito Racial

Qualquer cidadão, de uma determinada raça, olha para um irmão seu que é de outra raça, mas que é diferente na cor, nas suas aptidões, nos seus costumes e o discrimina, julgando-o inferior, é um preconceito racial.  É a pratica da discriminação racial, pois está julgando sua raça superior a do outro. É a tendência de um pensamento distorcido em que um grupo se acha o certo, o bom, o correto e julga o outro grupo racial diferente.  Estes fatores de rescisão têm suas raízes na história dos povos em que suas relações eram sempre de um vencedor e de um vencido, independente de raça, pois muitas vezes, povos da mesma matriz racial guerreavam entre si.

No Brasil

No Brasil

O preconceito racial é histórico. Na Idade Média, desenvolveu-se a idéia da superioridade religiosa. Essa Cultura Religiosa estabeleceu entre os portugueses e os africanos, que apesar de não terem atritos raciais, os negros foram tão subjugados que passaram a ser comercializados pelos brancos europeus, nos famosos mercados de escravos, para atender uma necessidade de trabalhadores numa sociedade, e não por uma questão racial.

Contra

Contra

Nessa transação comercial, muitos negros ganharam dinheiro trabalhando vendendo africanos aprisionados para os europeus. Mas com o aumento da colonização européia, esses conceitos foram mudando e o preconceito racial foi se afirmando. Os negros e os índios passaram a ser considerados de raças inferiores, aumentando a discriminação e o preconceito de inferioridade racial. Práticas inadmissíveis na sociedade de hoje, eram executadas contra os negros e os índios. O racismo declarado aumentou a tensão entre os dominadores e aqueles que não queriam se submeter às violências praticadas contra os mais fracos. Os casos mais deprimentes na história do racismo e do preconceito racial, foi o confinamento de índios em reservas e a introdução de lei discriminatória como foi a Lei Jin Crow e a Apartheid, na África do Sul.

Preconceito Racial

Preconceito Racial

No Século XIX, houve na Europa, uma tentativa de explicação científica para o racismo e o preconceito racial quando o Conde de Gobineru sustentou que a raça Ariana nasceu na aristocracia dominadora da Civilização Européia, afirmando que os arianos eram os senhores naturais das outras raças, consideradas raças inferiores. Nos EUA, o preconceito racial chegou ao extremo, quando negros, índios, asiáticos e latino-americanos, com a Lei Jim Crow negava aos cidadãos não brancos, uma série de direitos, além de serem submetidos a linchações e a serem queimados vivos sem julgamento. Não esqueça que a História nos dá lições de como não agir com os nossos semelhantes. São fatos que denegriram a história da humanidade. O Nazismo trouxe novamente o mito da raça Ariana, identificando-a com o povo alemão. Hoje se sabe que todas as raças provêm de um só tronco, o homo sapiens. Somos uma evolução do homo sapiens. Não existem raças superiores ou inferiores, elas são sim senhor, simplesmente diferentes, e segundo Kardeck, todas passaram pelo mesmo estágio evolutivo.


Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • aff ‘s quee treco chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato _l_

    Jurema 10 de agosto de 2009 9:29
  • , manda um salve pu povo do xurupita , a pizzariia por do sol , p tio tulio , amigos do sub 20 ai , é um salve p o povo , ae

    Zina 21 de agosto de 2009 11:48
  • é cada dia que passa o preconceito está ficando maism comum em nosso cotidiano , temos que combate-lo

    Amanda. 5 de setembro de 2009 23:22
  • Vamos lutar meu povo

    Amanda. 5 de setembro de 2009 23:22
  • Sou contra o racismo!século 21 vamu acorda gente!

    Amandha 7 de setembro de 2009 19:08
  • sou contra tudo isso

    andreza 9 de outubro de 2009 22:15
  • ola isso tudo que eu li e muito tristre pessoas e pessoas nao importa a cor isso eles de fora tem que ver isso eles vem de fora pra mandar na gente isso nao pode ser a cidade e nossa e ninguem pode fazer isso

    jessica 13 de outubro de 2009 10:52
  • É uma vergonha ver tanto preconceito no mundo de hoje.
    As pessoas não evoluiram com o passar dos anos, estão
    estacionadas no tempo.Preconceito seja ele de qualquer
    espécie é vergonhoso!!!!!!

    Julinha 12 de novembro de 2009 16:15
  • muito interessante esse texto sobre racismo..
    vou usa-lo ate para um trabalho da escola de minha filha.

    Leandra 16 de novembro de 2009 17:05
  • Parabéns,ficou otimo o texto..Precisava de algo pra refletir para fazer uma redação e seu texto foi muito util!

    Fernanda 27 de novembro de 2009 0:49
  • chata é tuh
    esse assunto é muito interesante para as pessoas refletirem!!!!!!!

    claudinha 7 de dezembro de 2009 16:41
  • Este vídeo do youtube expressa e ilustra exatamente isso.
    Vivemos em uma esfera.
    Isolados uns dos outros por diversos motivos: Preconceito racial, social, religioso, ideológico, enfim… Isolamos e somos isolados pela falta de tolerância e falta de amor, compaixão. Fingimos que “está tudo bem”, que nada aconteceu ou acontece. Mas é preciso lembrarmos sim, que houve holocausto, que houve e ainda há escravidão, que infelizmente há exploração infantil, violência e tantas outras coisas que poderíam ser evitadas se saíssemos de nossas bolhas e deixássemos o sol do calor humano nos aquecer e derreter o gelo, a barreira intransponível, impossível e invisível que há entre nós, irmãos de cores, crenças e hábitos diferentes, mas ainda, IRMÃOS!!!!
    Vale a pena assistir o vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=ggRNI1gtyiI

    Cardoso 5 de janeiro de 2010 11:47
  • euuuuuuuuuuuuuuuuuu odeioooooooooooooooooooooooooooo issoooooooooooooooooooooooooooo

    beatriz 17 de fevereiro de 2010 17:25
  • uhullll

    vtm cú 27 de setembro de 2011 10:09
  • Muito bom essas idéias… proveitoso!!!

    Nayara Lima 15 de fevereiro de 2013 8:58
  • legal!!!

    Patrícia CRistina 15 de fevereiro de 2013 8:59
  • massa

    luana 15 de fevereiro de 2013 9:00
  • todos os seres humanos indepedente da cor é digno do respeito,o preconceito é um problema no mundo inteiro não so aqui no brasil.

    karla 13 de março de 2013 14:47
  • o preconceito é um problema univesal.mas isso precisa acaba muito longo.

    karla 13 de março de 2013 14:49
  • po vc mim trai

    oh! samara 13 de março de 2013 14:52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *