População da Noruega e Capital

A Noruega é um país nórdico, oficialmente chamado de Reino da Noruega, que está localizado na Península Escandinava. Faz fronteira com a Rússia e a Finlândia a norte e a leste com a Suécia. Atravessando o Mar do Norte está o Reino Unido e as Ilhas Faroe a oeste e passando o Mar da Noruega se encontra a Dinamarca no extremo sul. Possui territórios dependentes como a Ilha Bouvet que fica no Atlântico Sul e Ilha de Pedro I que fica situado no Oceano Glacial Ártico.

Algo interessante a respeito da Noruega é o fato de que o país foi considerado o país mais desenvolvido do mundo pelos relatórios da ONU desde 2001. O país segue o modelo social escandinavo com saúde universal, regime de previdência social amplo e educação superior subsidiada. É um país que oferece excelente qualidade de vida para os seus cidadãos e que por isso tem sido a escolha de muitos estrangeiros inclusive brasileiros que migram em busca de segurança.

Oslo: A Capital da Noruega

Trata-se da maior cidade norueguesa que possui status de comuna e condado concomitantemente. Fica situada na região sudeste do país, a sua fundação data de 1048 sendo obra do Rei Haroldo III. Um forte incêndio destruiu a cidade completamente em 1624, ela foi então reconstruída pelo Rei Cristiano IV que nomeou a cidade como Cristânia. Esse foi o nome de Oslo entre os anos de 1624 e 1924.

Vista Aérea de Oslo, Capital da Noruega

Vista Aérea de Oslo, Capital da Noruega

Uma curiosidade é que o nome Oslo pode ser traduzido como “o prado ao pé do morro”. Oslo é a cidade em que o Prêmio Nobel da Paz é entregue e foi a sede dos Jogos Olímpicos de 1952. Embora seja uma cidade bastante tranquila para se viver é também a cidade considerada como a mais cara para se viver do mundo. O custo de vida é elevado devido ao fato da carga tributária ser elevada, no entanto, existe forte controle do uso desse dinheiro de maneira que ele retorna para a população na forma de serviços básicos de qualidade.

População de Oslo

A população de Oslo é de cerca de 634.293 habitantes, em torno de 25% dessa população é formada por imigrantes. A média de crescimento anual da população de Oslo é de cerca de 2%. Essa é a capital europeia que possui maior taxa de crescimento anual, a Noruega possui algumas ações de incentivo para que imigrantes se mudem para o país escandinavo.

População da Noruega

A população da Noruega é de cerca de 5,528 milhões de habitantes, o país que detém o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0,938 – do mundo e é reconhecido por sua excelente qualidade de vida proporcionando uma vida feliz para seus moradores. Índices como o de mortalidade infantil são bem baixos no país, cerca de 3 falecimentos para cada mil bebês nascidos com vida. Toda a população com mais de 15 anos de idade é alfabetizada.

A população está mais distribuída no ambiente urbano, cerca de 77,54% contra apenas 22,46% no ambiente rural. A expectativa de vida dos habitantes da Noruega é de 79,9 anos. Toda a população têm acesso a rede sanitária e a água potável. Obviamente a Noruega têm alguns defeitos como o alto valor de impostos e o fato de alguns animais como os lobos estarem em extinção em seu território, mas de maneira geral é um ótimo país para se viver.

População da Noruega

População da Noruega

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.