Empoderamento Feminino

Nos últimos anos a expressão Empoderamento Feminino tem gerado inúmeras buscas online e sido citada em discussões em diferentes âmbitos incluindo o empresarial. Cada vez mais se está desenvolvendo a consciência da relevância da equidade dos gêneros no ambiente profissional e pessoal, porém, nem todo mundo conhece o conceito em seus mínimos detalhes. A seguir vamos explicar o que é o Empoderamento Feminino e de onde ele deriva.

O Que é Empoderamento Feminino?

O primeiro ponto que deve ficar claro é que Empoderamento Feminino e Feminismo não são a mesma coisa, embora, o primeiro derive do segundo. De maneira resumida o Feminismo é um movimento que objetiva promover a igualdade entre os gêneros nas esferas social, econômica e política. Já o chamado empoderamento é um conjunto de ações que fortalecem a presença feminina nessas esferas culminando na equidade.

Não se pode negar que o empoderamento é uma consequência do feminismo, porém, se distingue por ser uma situação em que o próprio indivíduo dá poder a si mesmo. Dessa maneira outros grupos que sofrem algum tipo de discriminação também podem empoderar-se como é o caso dos negros, idosos, menos favorecidos entre outros. Os grupos oprimidos estão descobrindo a sua força e entendendo que conseguem se estabelecer em ambientes em que não eram bem-quistos.

De Onde Nasce o Empoderamento Feminino?

O empoderamento de uma pessoa nasce do seu reconhecimento de ser capaz de realizar algo que a sociedade (ou parte dela) acredita ser impossível. Se não houver esse momento de reconhecimento de sua própria capacidade não há como existir o empoderamento. Nesse ponto os movimentos feministas são de grande contribuição, pois contribuem para a difusão da ideia de que as mulheres podem e devem lutar por igualdade em relação aos homens.

Princípios do Empoderamento Feminino

A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou no ano de 2010 uma lista de princípios que visam promover o Empoderamento Feminino para que o mundo se torne um lugar melhor para viver.

Liderança Corporativa

É importante que exista uma cultura empresarial que preze pela igualdade de condições para que homens e mulheres cheguem à liderança nos mais diferentes mercados.

Tratamento Igualitário e Respeitoso no Trabalho

A busca pela igualdade de gêneros passa pela equidade de tratamento respeitoso no ambiente de trabalho para homens e mulheres. Todos os seres humanos devem se apoiar nas mais diversas tarefas profissionais para alcançar os melhores resultados.

Garantia de Segurança e Bem-Estar

É dever da empresa garantir que homens e mulheres tenham condições iguais de segurança e saúde no seu ambiente de trabalho.

Promoção do Desenvolvimento Profissional

As empresas de todos os setores devem promover capacitação e a educação profissional das mulheres de maneira a apoiar o primeiro princípio de estímulo para que elas cheguem aos cargos mais relevantes.

Apoio ao Empreendedorismo Feminino

É essencial que o mercado apoie o empreendedorismo das mulheres assim como estabeleça políticas que as empoderem por meio da cadeia de suprimentos e marketing.

Iniciativas que Promovam a Igualdade

Para que o conceito de Empoderamento Feminino seja cada vez mais difundido é necessário que sejam criadas iniciativas que promovam a ideia de igualdade bem como o ativismo social.

Documentação do Progresso

Após adotar medidas focadas na promoção da igualdade de gêneros a empresa deve fazer uma documentação dos progressos que foram obtidos com essa mudança de foco.

Situação Atual

Os princípios que apresentamos acima foram divulgados pela ONU há alguns anos e mesmo com o tempo decorrido ainda precisam de um trabalho extenso de divulgação para que se tornem aplicados assertivamente no cotidiano empresarial e pessoal de pessoas de todas as faixas etárias e sociais. No entanto, não é somente no ambiente profissional que é possível promover o Empoderamento Feminino.

No seu dia a dia é possível contribuir para que as mulheres adquiram o poder que as libertará da condição de coadjuvantes num mundo ainda tão masculino. Dizer a uma mulher ‘seu corpo é lindo do jeito que é’ ou ‘você tem a capacidade para crescer na carreira e alcançar um posto de liderança’ é uma forma de ajudar a virar a chave da falta de reconhecimento do seu poder.

As mulheres devem empoderar suas amigas, mães, filhas, irmãs, as outras mulheres de uma maneira geral. Os homens também podem e devem fazer a sua parte por meio de palavras de apoio e ações concretas quando observarem que existem situações que desmerecem ou são preconceituosas com as mulheres pelo simples motivo de se tratar do gênero feminino. O Empoderamento Feminino fortalece a sociedade como um todo e não apenas o enorme grupo formado pelas mulheres.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.