Novo Planeta com Condições de Vida

O novo planeta, chamado Gliese 581g, seria o primeiro mundo com características semelhantes a da Terra com uma região onde a temperatura do planeta poderia abrigar e manter água e líquidos em sua superfície. Os descobridores do planeta estão otimistas sobre as perspectivas de encontrar vida ali. Dada a onipresença e a propensão da vida florescer onde é possível, os descobridores dizem que as chances de vida no planeta são 100 por cento, disse Steven Vogt, professor de astronomia e astrofísica da Universidade da Califórnia Santa Cruz.

Conceitos

Novo Planeta com Condições de Vida

Novo Planeta com Condições de Vida

É uma descoberta tanto incremental e monumental. Incremental, pois o método utilizado para encontrar o novo planeta já encontrou diversos corpos astronômicos a maioria dos planetas conhecidos na zona das suas estrelas habitáveis, com planetas diferentes da Terra dentro da zona habitável .

É realmente monumental se você aceitar isto como o primeiro planeta semelhante à Terra já encontrado na zona habitável da estrela, disse Seager, que não esteve diretamente envolvido na descoberta. O planeta recém descoberto se junta aos mais de 400 outros mundos alienígenas conhecidos até agora. A maioria são gigantes cheio de gás, embora vários são apenas algumas vezes do mesmo tamanho da massa da Terra.

Localização

Características

Características

Gliese 581g é um dos dois novos mundos a equipe descobriu que estão na órbita Gliese 581, que conta com cerca de seis planetas em sua órbita. O outro planeta recém descoberto, Gliese 581f, está fora da zona habitável, disseram os pesquisadores. A estrela fica a 20 anos-luz da Terra, na constelação de Libra. Um ano-luz corresponde a aproximadamente 10 trilhões de km. As estrelas que lá residem são cerca de 50 vezes mais escuro do que o nosso sol. Uma vez que estas estrelas são muito frias, seus planetas orbitam muito perto deles e ainda permanecer na zona habitável.

Órbita Rápida

Sobre

Sobre

As estimativas sugerem que o novo planeta possui apenas 0,15 unidades astronômicas de distância de sua estrela, perto o suficiente dela para ser capaz de completar uma órbita em apenas 37 dias. Uma unidade astronômica é a distância média entre a Terra eo sol, que é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Com o apoio da National Science Foundation e pela NASA, os cientistas pesquisaram por 11 anos os dados de velocidade radial da estrela. Este método analisa movimentos minúsculos de uma estrela devido à força gravitacional de corpos orbitais.

Gliese 581g tem uma massa de três a quatro vezes à da Terra, segundo estimativas dos pesquisadores. Do tamanho de massa estimado, eles disseram que o ambiente é provavelmente um planeta rochoso com gravidade suficiente para reter uma atmosfera. Assim como Mercúrio está parado virado para o sol, o novo planeta está preso à sua estrela, de modo que um lado se aquece na luz do dia enquanto o outro permanece na escuridão. Esta configuração travada ajuda a estabilizar o clima da superfície do planeta. Entre o calor abrasador do lado das estrelas e enfrentando um frio congelante do lado escuro, a temperatura média da superfície pode variar de 31 graus abaixo de zero a 74 graus Celsius.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.