Como é a Vida Na Indonésia?

A Indonésia

A Indonésia, de nome oficial “República da Indonésia” é um país que se localiza entre a Austrália e o sudeste de Ásia, sendo assim considerado o maior arquipélago – conjunto de ilhas – de todo o mundo, constituído pelas Ilhas de Sonda e  pela metade ocidental da Nova Guiné, compreendendo assim, mais de dezessete mil e quinhentas ilhas.

Pelo fato do país ser um arquipélago, ele possui fronteiras terrestres com a Malásia, na ilha de Bornéu, com o Timor Lesta, na ilha do Timor e também com a Papua Nova Guiné, na Nova Guiné. Todas suas outras fronteiras são marítimas, e elas são feitas com os seguintes países: Malásia, Palau, Filipinas, Singapura, Austrália, e também com o estado de Andamão e Nicobar, que pertence à Índia.

Pelo fato de a Indonésia se localizar entre a Ásia e a Oceania, ou seja, entre dois continentes, isso faz dele uma nação transcontinental. Além disso, o país também é considerado uma república, e assim, conta com presidente e com poder legislativo eleitos através do sufrágio universal, que é o direito de todas as pessoas intelectualmente maduras ao voto.

A capital da Indonésia é a cidade de Jacarta, e ela conta com uma população de cerca de dez milhões de pessoas. O país é também um dos membros fundadores da ASEAN, a Associação de Nações do Sudeste Asiático, e ainda membro do G20, um grupo que é formado por responsáveis – sejam eles ministros das finanças ou chefes bancários – das dezenove maiores e principais economias mundiais, mais a União Europeia. Ela faz parte desse grupo, obviamente, pela relevância de sua economia, que é a décima oitava maior no âmbito mundial, e a décima quinta maior no que diz respeito a paridade do poder de compra em todo o mundo.

Praia Paradisíaca da Indonésia

Praia Paradisíaca da Indonésia

O arquipélago da Indonésia tem se mostrado uma região de muita importância em aspectos comerciais desde os séculos VI e VII, que foi a época na qual o antigo império de Seivijaia passou a realizar essas atividades com a China e também com a Índia.

Ainda que a população indonésia seja bem ampla e por isso o país conte com regiões super povoadas, existem muitas áreas desabitadas e também ele tem a classificação de ser um dos países com maior biodiversidade do mundo, abrigando assim muitas espécies terrestres.

Toda a história da indonésia é muito marcada e influenciada por estrangeiros, que foram atraídos pelos recursos naturais do país. Desse modo, os comerciantes árabes muçulmanos levaram para lá o islamismo e tempos depois (e até os dias atuais) essa é a religião dominante no país. Também tiveram as potências europeias que levaram para lá o cristianismo, e além disso,  eles também lutavam para que acontecesse a monopolização do comércio de especiarias das Ilhas Molucas – arquipélago pertencente a Indonésia – na época que acontecia a Era dos Descobrimentos, fase em que os europeus fizeram uma alta exploração do globo terrestre.

A Indonésia conseguiu sua independência total apenas após a segunda guerra mundial, e desse momento em diante, a história do país tem sido muito turbulenta em vários aspectos, sendo as principais delas os desafios das catástrofes naturais, dos movimentos separatistas, da corrupção na política, além das aceleradas mudanças econômicas e do processo de democratização.

A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo, possuindo mais de duzentos e cinquenta milhões de habitantes, sendo também o maior país entre os islâmicos. Em meio as suas variadas ilhas, a população indonésia conta com os mais diversos grupos com as mais diferentes características linguísticas, religiosas e étnicas. Por esse motivo, o lema do país é “Bhinneka Tunggal Ika”, que traduzido para o português significa “Unidade da diversidade”. E ainda que o país seja muito rico no que se diz sobre recursos naturais, há um contraste  imenso com a situação de sua população, na qual a grande maioria é de baixa renda.

O nome “Indonésia” vem da junção das palavras gregas “indós” e “nesus”, que significa algo próximo a “ilha índica”, e ele foi destinado ao país antes mesmo de sua independência. O termo ficou mais comum fora do ambiente acadêmico dos Países Baixos apenas no ano de 1900, e assim ele foi expandido.

Bandeira da Indonésia

Bandeira da Indonésia

Fatos de Como é a Vida na Indonésia

A Indonésia é um local muito interessante para quem busca experiências diferentes e únicas no exterior, tanto para quem deseja trabalhar, quanto para quem deseja estudar. Lá existem belíssimas praias – que podem até mesmo serem consideradas como as mais belas do mundo – além de contar também com um modo de vida acessível e tranquilo e uma economia que se encontra em evolução.

Como já foi dito acima, o lema do país representa a união da mais diversas culturas que existem lá, e esse é um dos pontos que deixa o país muito interessante e faz com que a experiência de um intercâmbio, por exemplo, seja muito enriquecedora. De maneira geral, os indonésios são povos muito simples e atenciosos, que buscam sempre viver a vida de maneira positiva, por isso, é fácil encontrar lá pessoas muito sorridentes.

A respeito do custo de vida, lá tudo é bastante acessível, principalmente para que ainda recebe algum salário de um país estrangeiro, deixando a vida ainda mais confortável. Lá as refeições e moradias não são muito caras, e o preço da gasolina,  por exemplo, se assemelha bastante com o preço do Brasil.

Outro ponto que chama muita atenção na Indonésia é o turismo, já que lá é possível encontrar uma imensa quantidade de ilhas e também as praias mais bonitas de todo o mundo, inclusive com muitos lugares para atividades divertidas e especiais, como mergulhos. O clima do país também é um fator que contribui bastante, já que, assim como em alguns lugares do Brasil, na Indonésia é verão o ano todo. As chuvas acontecem mais no período de dezembro a março.

Terremoto da Indonésia Deixa Pessoas Desabrigadas

Terremoto da Indonésia Deixa Pessoas Desabrigadas

A gastronomia indonésia é muito curiosa, e lá podem ser encontrados itens muito raros no Brasil, como as frutas rambutan, pitaya, maggis, salak, entre outras. A pimenta também é um item bastante utilizado lá, além dos frutos do mar.

A Indonésia é um país que oferece um ambiente bastante dinâmico para a realização de negócios, principalmente pelo fato de lá existirem muitas oportunidades que ainda não foram exploradas. Os recursos naturais lá são abundantes, o que faz com que seja outro ponto ainda mais positivo, tornando o país um bom lugar para se investir. A educação é outro ponto que tem se desenvolvido bastante no país, ficando cada vez mais com uma melhor qualidade.

Tendo em vista tudo o que foi citado, é possível perceber que a vida na Indonésia pode ser muito agradável e positiva, e que ainda  que seja um local muito longe do Brasil, algumas características são bem próximas, o que pode levar um certo conforto e aconchego aos imigrantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.