Morar em Brescia – Itália

Itália

O país de nome oficial “República Italiana”, mas mais conhecida apenas como Itália, é uma República Parlamentar localizada na parte centro sul da Europa. Ela faz fronteira com quatro países, sendo eles: Áustria, Eslovênia, França e Suíça. Já a parte sul do país é constituída na sua totalidade pela península Itálica, Sardenha e Sicília.

A cidade que foi escolhida para ser a capital da Itália é Roma, e durante muitos anos ela quem foi o centro religioso e político da civilização ocidental. Nos dias de hoje, a Itália adota um regime de república democrática, ou seja, regime onde todos os cidadãos podem participar de forma igualitária e direta da vida política do país. A Itália está ainda no vigésimo quarto lugar no ranking de país mais desenvolvido do planeta, estando ainda entre os dez melhores índices de qualidade de vida de todos os países do mundo.

Um fator interessante é que a Itália é um país cada vez considerado mais idoso, pois ela está sempre prezando por condições favoráveis para saúde e bem estar. Existem até mesmo alguns estudos que oferecem dados que refletem as estatísticas do país, e assim é possível observar que para cada cem jovens existem aproximadamente cento e sessenta pessoas idosas. Isso é uma alta muito relevante, e esses resultados levam o país para o topo do ranking do processo de envelhecimento da população levando em consideração a união europeia. Esse posto é dividido ainda em conjunto com a Alemanha.

Castelos de Brescia - Itália

Castelos de Brescia – Itália

Ligúria é a região da Itália com maior índice de idosos, tendo para cada cem jovens, cerca de duzentos e quarenta idosos. Já a região com aspecto mais jovial é a de Capânia, onde a cada cem jovens existem cerca de cento e dezessete idosos, porém, mesmo sendo a mais jovial, a quantidade de idosos ainda é bem relevante, sendo maior que a de jovens.

Outro fato que contribui para que a Itália seja um país idoso é sua expectativa de vida, mesmo tendo havido algumas quedas nos últimos anos. Lá as mulheres vivem uma média de oitenta e cinco anos e os homens cerca de oitenta anos. E ainda que o país envelheça de forma rápida, aproximadamente setenta por cento da população da Itália diz que se sente muito bem no que diz respeito a saúde, ainda que a maioria deles tenha afirmado sofrer de alguma doença crônica, principalmente no norte do país.

Ainda que o país tenha um nível de saúde muito bom, existe também o curioso fato de que mesmo tendo a certeza de que a saúde é um privilégio, os italianos são de modo geral, bastante fumantes. A estatística dessa vez, mostra que uma a cada três pessoas jovens – ou seja, aquelas que possuem entre vinte e cinco e trinta e quatro anos de idade – fumam, e a grande maioria são homens. Outro fato curioso é que as pessoas se sentem inseguras em seu país – quatro entre dez famílias disseram não sentir segurança na Itália – ou seja, eles tem medo da criminalidade, ainda que ela tenha caído ano a ano.

Brescia

A Brescia é uma comuna italiana – modo como são chamadas as cidades de lá – que se localiza na região da Lombardia e conta com mais de cento e oitenta mil habitantes. Ela se estende por uma área de mais de noventa quilômetros quadrados, tendo assim uma densidade populacional de cerca de duas mil pessoas por quilômetro quadrado.

Praça Della Loggia - Brescia - Itália

Praça Della Loggia – Brescia – Itália

Brescia faz fronteira com outras quatorze comunas, sendo elas: Botticino, Castel Mella, Castenedolo, Nave, Borgosatollo, Roncadelle, Bovezzo, Flero, San Zeno Naviglio, Cellatica, Rezzato, Concesio,  Collebeato e Gussaco.

A comuna deu origem ao nome de uma cidade brasileira do Rio Grande do Sul chamada Nova Bréscia. Esse nome foi dado pelos colonizadores da época, que desejavam homenagear sua cidade originária.

Brescia é conhecida como Leoa da Itália, pois foi a causa da resistência dos austríacos por dez dias no ano de 1894, e seu centro histórico contribui para que mais de 3000 anos de história se preserve na medida do possível, reservando assim muitas boas surpresas para pessoas que decidem parar na cidade.

A cidade conta com uma ótima e novíssima linha de metrô, que é o melhor e mais utilizado meio de transporte para se chegar no centro, que é onde se encontram três grandes praças de épocas diferentes, que já – sendo elas a Piazza dela Loggia, a Piazza Vittoria e a Piazza del Duomo (ou Piazza Paolo VI) –  que já são ótimos pontos turísticos.  La também é possível visitar museus incríveis e templos bastante complexos, com muitas curiosidades arqueológicas.

Viver em Brescia

Como foi possível observar, Brescia é uma cidade encantadora, tanto por suas belezas históricas, quanto por suas belezas naturais. Por receber muitos turistas ao ano, e também receber cada vez mais investimentos nessa área, Brescia pode ser uma ótima cidade para se viver, por tudo isso gerará uma alta na empregabilidade, e consequentemente outras séries de benefícios, como alta no poder de compra, entre outras coisas.

Igreja em Brescia, Itália

Igreja em Brescia, Itália

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.