Sistema Digestivo

O sistema digestivo humano ou sistema digestório como também é chamado, é um conjunto de órgãos responsáveis pela transformação dos alimentos ingeridos pelo homem nos nutrientes necessários para a realização das diversas funções necessárias à sobrevivência humana, que vão desde o desenvolvimento do ser humano, seu crescimento físico, a energia para o coração bater, para se locomover, realizar atividades físicas, para se reproduzir, etc., assim a qualidade da nossa dieta alimentar reflete diretamente na funcionamento do nossos sistema digestivo, na qualidade dos nutrientes que vamos obter para suprir nosso organismo e consequentemente para a nossa qualidade de vida.

Sistema Digestivo

Sistema Digestivo

São diversos os órgãos que compõe o sistema digestivo, e tem como principal função a digestão dos alimentos ingeridos em todas as suas etapas, desde que eles são colocados na boca, até a eliminação dos resíduos através das fezes, a transformação e o “transporte de cargas” através do longo caminho percorrido entre os dois extremos faz parte da digestão. Assim o sistema digestivo inicia na boca e segue através de uma série de órgãos interligados até o ânus, formando o tubo digestivo assim composto: boca, faringe, esôfago, estomago, intestino delgado, intestino grosso e anus. Além do tubo digestivo fazem parte do sistema digestivo as glândulas anexas, que são as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado, recobrindo o tubo digestivo há uma mucosa.

Sistema Digestivo

Alimentação

O processo de digestão começa com a mastigação e a deglutição, a partir daí o sistema digestivo reage em cadeia, e os alimento vão até o esôfago que transporta o alimento até o estomago, existindo entre os dois órgãos uma válvula que se fecha após o alimento chegar no estomago, onde através de funções mecânicas os alimentos são misturados com o suco digestivo para depois liberar lentamente os alimentos para o intestino fino já parcialmente digeridos, ali o bolo alimentar sobre a ação dos demais sucos digestivos produzidos pelo pâncreas fígado e pelo intestino. No final os nutrientes, vitaminas e sais minerais são absorvidos pelas paredes do intestino fino e chegam ao sangue, e as fibras, águas e detritos que não são absorvidos vão para o intestino grosso e após 1 ou 2 dias são expelidos através das fezes.

Corpo Humano

Corpo Humano

Os alimentos que ingerimos neste processo são transformados em nutriente e em forma de pequenas moléculas são absorvidas pelo sangue e então levadas as diversas células do nosso organismo, onde dependendo da espécie de nutriente são armazenadas ou sofrem outras modificações químicas. Assim, de forma simplificada podemos perceber como a qualidade de nossa alimentação diária influencia diretamente na nossa saúde, podendo ser a responsável por uma série de doenças, como gastrites, diabetes, ulceras, obesidade e muitas outras. As modernas tecnologias permitem que os cientistas observem minuciosamente o corpo humano, dissecando o seu funcionamento e sua composição em escolas de medicina, de forma que atualmente podemos definir a função exata de cada um desses órgãos e afirmar com certeza que cada um deles é essencial para o perfeito do corpo humano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário