Leis de Newton

As 3 Leis de Newton

Tão importante quanto a gravidade são as Leis de Newton que falam sobre movimento e força em uma teoria única, dividida em 3 leis. São elas:

Princípio da inércia – 1ª Lei de Newton:

Segundo esta lei um objeto em repouso vai permanecer em repouso assim como um objeto em movimento continua em movimento se não houver interferência de outras forças externas.

Princípio fundamental da dinâmica – 2ª Lei de Newton:

Através desta lei Newton apresentou uma fórmula que diz que a multiplicação da massa de um objeto por sua aceleração determina a força aplicada sob o objeto.

Princípio da ação e reação – 3ªLei de Newton:

Esta lei afirma que quando um objeto exerce força sobre um segundo objeto, este segundo responde com uma força de igual intensidade e direção, no entanto no sentido oposto.

Exercícios

Quem foi Isaac Newton?

Isaac Newton (1643 – 1727)  foi um cientista, físico e matemático inglês, que também atuou no campo da Astronomia, alquimia, filosofia natural e teologia. Suas pesquisas, estudos e experiências foram muito importantes, sendo considerada uma das obras de maior relevância para a história da ciência.

A obra de Newton foi publicada no ano de 1687 e seus livros descrevem além da lei da gravitação universal as três leis de Newton, que servem de fundamento para a mecânica contemporânea, assim como a teoria do movimento uniforme. Boas Dicas de Livros para consultar as leis é uma ótima idéia. É notável o trabalho desse cientista, que a frente do seu tempo transformou a maneira do homem analisar o universo.

A Lei da gravidade surgiu quando uma maça teria caído na cabeça de Newton…verdade ou mito, a realidade é que Newton descobriu que o universo está envolto por uma força gravitacional que age sobre todos os elementos.

Aplicação

O Que Mudou com as Leis de Newton?

As três leis de Newton elaboradas há mais de três séculos sobreviveram a todos os Avanços Tecnológicos da era moderna, e são utilizados para explicar o movimento de Aviões Comerciais, navios, Motos, Carros, e quaisquer outros objetos que se movimente no espaço.

Com estas leis Newton chegou a Lei da Gravitação, que traz a explicação para a rotatividade da terra e dos planetas em torno do sol e também do movimento das marés dos oceanos. As leis de Newton, apesar de aparentemente simples, se desdobram em formulas e deduções cientificas e matemáticas que dão origem a muitos estudos da física e da mecânica, pois através das leis de Newton podemos deduzir e programar o comportamento dos corpos em movimento, sendo de extrema aplicabilidade em todos os campos da ciência e da indústria moderna.

Leis de Newton

Como exemplo, podemos citar a indústria automobilística, que utiliza as leis de Newton como base para determinar como funciona o sistema de freio dos veículos e a sua aceleração. Indiscutivelmente as incríveis descobertas de Issac Newton revolucionaram a física, a astronomia e a matemática de sua época, de tal sorte que suas descobertas continuam atuais e importantes até os dias de hoje, sendo objeto de estudos nas Escolas de física, matemática, engenharia e todas as tecnologias e ciências que trabalhem com o movimento e a força.