Filosofia

Filosofia é uma palavra derivada do grego, e que poderia ser traduzida como “amigo da sabedoria”. Os grandes filósofos da era moderna podem ser comparados com os sábios da antiguidade, pessoas que dedicam sua vida a refletir sobre todas as questões que envolvem a humanidade e o meio em que vivem.

Evolução

A filosofia tem origem nos século VII e VI antes de Cristo, quando alguns pensadores tentaram desmistificar as lendas e as teorias existentes sobre a origem do universo através dos tempos, sendo este o primeiro objeto de reflexão dos filósofos, segundo Aristóteles e Platão.

Assim ao longo do tempo a filosofia foi evoluindo junto com o homem buscando interpretar a realidade, as idéias sobre o homem, o ser, o mundo e a natureza de tudo o que existe.

O que a Filosofia Investiga?

Segundo os próprios filósofos, qualquer coisa pode ser objeto de uma investigação filosófica, seja o homem, os animais, o homem em sua dimensão, física, psíquica ou biológica, o universo, a natureza ou qualquer coisa, ação ou sentimento, enfim, a investigação filosófica pode se dirigir a absolutamente tudo, até mesmo sobre si própria, e tem uma característica bastante notável, os resultados de uma investigação filosófica nunca são absolutos ou definitivos, nem mesmo representam a unanimidade entre os filósofos.

Formação Acadêmica

O curso de licenciatura em filosofia tem duração média de quatro anos, e durante o curso o universitário o estudante com certeza vai ler muito e se debruçar sobre as obras dos mestres Platão, Hegel e Kant entre outros filósofos antigos e contemporâneos. Além do trabalho obrigatório de conclusão do curso o acadêmico vai desenvolver muitos trabalhos ao longo do curso, junto com as matérias curriculares.

Curso

A grade curricular do curso conta com disciplinas como introdução a filosofia, história da filosofia onde o aluno vai estudar a filosofia em seus vários estágios desde a antiga até a contemporânea, vai estudar lógica, filosofia da linguagem, da ciência, da arte, da ética e da estética, além de filosofia política, teoria do conhecimento e outras disciplinas.

Mercado de Trabalho

O principal campo de trabalho dos filósofos é como professores e como pesquisadores. No magistério eles podem atuar no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, desde que continuem os estudos e obtenham as graduações correspondentes.

A licenciatura plena habilita a ministrar aulas de filosofia no ensino médio e também de história no ensino fundamental, além de estarem aptos a participarm de projetos multidisciplinares e implantarem projetos educacionais em instituições educacionais e empresas. Como pesquisadores os filósofos podem atuar desenvolvendo projetos e estudos em instituições públicas de ensino e de pesquisa.

Professor

A formação acadêmica do filósofo ainda desenvolve competência éticas e teóricas que o habilitam a prestar assessoria nas áreas políticas, científicas, éticas e estéticas, nos órgãos do poder legislativo, executivo, jurídico, editorial e com curadoria artística. Também podem trabalhar com consultores em instituições artísticas, culturais, educacionais e cientificas. O filósofo é um profissional que vem ganhando espaço no mercado, e sua formação bastante valorizada, por estar apto a intervir nas mais diferentes realidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.