Javali

O javali – sus scrofa, é o animal que conhecemos popularmente por porco selvagem, um animal rústico natural do norte da África, da Europa e da Ásia, mas que hoje pode ser encontrado em muitos países ao redor do mundo. O homem já registrava  através de desenhos pré-históricos a existência dos javalis. O javali ganhou maior notoriedade nos últimos tempos depois que sua carne foi considerada pos estudiosos e nutricionistas como sendo muito mais saudável do que a maioria das carnes vermelhas que consumimos, com muitas vantagens especialmente sobre a carne do seu primo o porco doméstico.

Caça

Caça

A carne de javali é recomendada em Dietas para Emagrecer saudáveis e balanceadas, sendo que até então ela era vista somente como um prato exótico que fazia parte do Cardápio Regime e das requintadas mesas de reis, rainhas, e banquetes de luxo. Os jogos que envolviam a caçada aos javalis era muito comum entre a nobreza européia, tanto que em muitos paises da Europa esses animais chegaram a entrar para a lista dos Animais em Extinção. Além de sua carne ser considerada boa para a saúde e exótica sempre foi da  preferência dos nobres. Os animais eram considerados perigosos nas vilas e colônias, devido as suas grandes presas e também porque podiam acabar com as lavouras de milho e batata, o que aumentava a incidência da sua caçada.

Criação

Criação

São animais de grande porte, que pesam em média mais de 100 quilos, são fortes, correm muito e são capazes de nadar grandes extensões, tem audição, visão e olfato aguçados, e são naturalmente agressivos com os cachorros. Possuem grandes dentes caninos, chamadas de presas que são perigosas em caso de ataque ao homem, sendo responsável pela morte de muitos caçadores, especialmente quando as fêmeas estão com filhotes, época em que os machos ficam mais agressivos. O javali não é um Animal Doméstico. O javali tem habitos noturnos e costuma dormir durante o dia em tocas, preferindo matas fechadas e bosques. A noite costuma sair para buscar comida. Uma das caracteristicas do javali são os banhos de lama que servem para manter a temperatura do corpo dos animais, formando uma camada sob o pelo e a Pele de Animais.

Javali

Javali

A cultura medieval considerava o javali como simbolo da força, da coragem e da bravura, suas presas eram utilizadas como amuletos e simbolo dessa força entre os guerreiros e caçadores dos povos primitivos. Uma curiosidade sobre o javali, que em alguns locais ja foi considerado como praga, é que ele é capaz de cruzar com o porco doméstico, originando o chamado javaporco, e não existe na natureza nenhum predador natural para o javali. Hoje o IBAMA autoriza e incentiva a caçada ao javali no Brasil, como forma de manter sua expansão sob controle, ao mesmo tempo existem diversas fazendas especializadas na criação do animal, com o objetivo de exportação de sua carne.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário