Curiosidades Sobre Os Gorilas: Parentes do Ser Humano

Os Gorilas

Os primatas mamíferos conhecidos como Gorilas pertencem ao gênero Gorilla e tem sua origem nas florestas tropicais do centro do continente africano. Uma das primeiras curiosidades a respeito desses animais é que eles possuem cerca de 98%-99% do DNA compartilhado com o ser humano.

Gorilas

Gorilas

Dessa forma podemos dizer que os gorilas são os parentes mais próximos do ser humano vivos, ficando somente atrás dos chimpanzés e bonobos. Dentre todos os primatas que existem atualmente o gorila é o maior. O habitat preferido desses animais são as florestas tropicais e sub-tropicais.

Mesmo que eles estejam distribuídos por uma pequena área da África estão distribuídos numa grande variedade de altitudes. Por exemplo, enquanto os gorilas-do-ocidente são encontrados em florestas densas e pântanos das terras baixas no nível do mar os gorilas-de-montanha (Gorilla beringei beringei) são largamente encontrados em florestas de montanhas em altitudes de 2.225 até aos 4.267 m.

De Onde Vem O Nome Gorila?

A primeira descrição científica feita de um gorila foi do médico e missionário estadunidense Thomas S. Savage. O médico se deparou com o gorila-do-ocidente no ano de 1847 na Libéria e nessa ocasião o chamou de Troglodytes gorilla. Esse nome foi inspirado na palavra grega tranliterada Gorillai que se refere a uma tribo de mulheres peludas que foi descrita pelo navegador cartaginês Hannon em cerca de 480 a.C.

Numa de suas inúmeras viagens o navegador cartaginês encontrou numa ilha da costa ocidental africana um grupo que considerou ser de pessoas selvagens e peludas. Hannon capturou três fêmeas desse grupo e as suas peles foram enviadas para Cartagena para serem estudadas.

Fisiologia dos Gorilas

O gorila é um dos animais que mais despertam a nossa curiosidade pelo fato de ser um parente, geneticamente falando, muito próximo do ser humano. Um espécime de gorila adulto mede entre 1.4 e 2 metros de altura quando está de pé. Um macho de gorila pode pesar entre 140 e 300 kg. As fêmeas da espécie são menores pesando algo entre 70 e 110 kg.

Atualmente, o gorila é o maior primata vivo e tem a capacidade de levantar até 2 toneladas apenas usando os seus membros anteriores, o que chamaríamos de braços. Mesmo podendo se locomover em apenas duas patas esses animais geralmente se locomovem em quatro patas.

O gorila é um animal um tanto desproporcional, pois as suas extremidades anteriores são mais longas que as inferiores. Basicamente os ‘braços’ do gorila são maiores do que as suas pernas o que faz com que eles se locomovam nas quatro patas para ter mais equilíbrio.

Curiosidades Sobre a Gestação e os Filhotes de Gorila

Uma gestação de gorila dura cerca de oito meses e meio e ao contrário de muitos animais essa espécie convive bastante tempo com os filhotes. Para se ter uma ideia existe um período entre uma gestação e outra de cerca de três ou quatro anos depois d nascimento do último filhote. Isso porque os filhotes convivem com a mãe durante esses anos.

As fêmeas atingem a maturidade sexual entre os 10 e 12 anos enquanto os machos chegam a essa fase mais tarde entre 11 e 13 anos. Quando os gorilas são criados em cativeiro esse período pode se modificar.

Expectativa de Vida

A expectativa de vida de um gorila gira em torno dos 30 e 50 anos. Uma curiosidade é que o recorde de vida mais longa de um gorila é de 54 anos, o animal vivia no zoológico da Filadélfia, Estados Unidos.

Alimentação dos Gorilas

Apesar de ser um animal de grande porte os gorilas tem quase toda a sua base alimentar herbívora, uma das principais curiosidades a respeito desses gigantes. Sua alimentação inclui frutas, brotos, folhas, porém, também conta com insetos (menos de 2% da sua dieta).

Um Mesmo Tipo Sanguíneo

Todos os gorilas têm o mesmo tipo sanguíneo, o tipo B diferente do ser humano em que cada indivíduo possui um tipo de sangue. Em comum com o ser humano os gorilas têm o fato de que cada indivíduo possui uma impressão digital única.

Curiosidades Gorila-da-Montanha

Bebês

Os gorilas-da-montanha recém-nascidos se desenvolvem bem mais rápido do que os bebês humanos. Mesmo assim os pequenos gorilinhas ficam junto a mãe durante pelo menos as 10 primeiras semanas depois do nascimento. Depois de umas 20 semanas de vida os pequenos começam a se levantar.

Porém, ainda que os gorilas filhotes já tenham a capacidade de andar gostam de andar de carona com a sua mãe. É nessa fase que os gorilas começam a caçar os seus alimentos, dentre os quais se destacam os cupins. Como os cupins são insetos que apresentam resistência pode ser uma experiência difícil e até dolorosa para os gorilas caçá-los e comê-los.

Saiba Mais

Saiba Mais

Sons

A espécie de gorila-das-montanhas tem a capacidade de emitir cerca de 25 sons dentre os quais a maior parte são utilizadas durante os confrontos em especial quando estão com as costas prateadas, nesse momento são desafiados por outro macho.

Gorilas-das-Montanhas em Florestas

Apesar do nome de gorilas das montanhas esses animais preferem morar nas florestas. A primeira vez que essa espécie foi documentada se deu em 1902 e foi feita pelo explorador alemão Oscar Von Berlinge.

Inteligência dos Gorilas

Como destacamos ao longo do texto os gorilas são parentes próximos do ser humano. Os gorilas são considerados animais muito inteligentes, para se ter uma ideia alguns indivíduos em cativeiro aprenderam a utilizar alguns gestos de linguagem. Um estudo publicado na Biology Letters identificou nos gorilas de um zoológico um comportamento que lembra crianças brincando de pega-pega.

O Uso de Ferramentas

Esses animais são reconhecidos por fazerem uso de algumas ferramentas encontradas na natureza. Um exemplo disso é uma gorila fêmea do Nouabalé-Ndoki National Park na República do Congo que utilizou um graveto para saber qual era a profundidade da água num pântano que precisava atravessar.

Outra fêmea foi vista utilizando um tronco de suporte enquanto pescava num pântano. Os gorilas passaram a ser conhecidos por usar ferramentas depois dessas experiências e algumas outras. Os chimpanzés já foram avistados utilizando ferramentas muito antes dos gorilas. Dessa forma concluímos que os nossos parentes primatas também compartilham em algum grau de inteligência e tem capacidade de improvisar instrumentos para ajudar nas tarefas do dia a dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário