Criação de Coelhos Gigantes

O número de criadores de coelhos cresceu significativamente nos últimos anos devido ao incremento que esse mercado recebeu. Os coelhos de grande porte, chamados de coelhos gigantes, tem se destacado tanto no que diz respeito ao setor alimentício como para finalidades domésticas. É interessante conhecer as particularidades a respeito da criação desse tipo de animal.

Coelhos Gigantes para a Reprodução

Coelhos dessa variedade atingem peso entre a faixa de 5,5 kg a 10 kg, algumas indivíduos com apenas 5 meses já chegam a marca dos 5 kg. Os coelhos gigantes tem sido bastante comercializados para reprodução, pois seus filhotes podem ser abatidos mais cedo representando uma melhor relação de custo e benefício para o produtor. No entanto, fica a ressalva ao fato de que os machos somente estão aptos a procriação a partir dos 10 meses de idade.

As fêmeas podem estar aptas para a reprodução entre 8 e 9 meses, o período de gestação é de um mês. A cada gestação a fêmea pode dar a luz entre 7 e 12 filhotes que são separados da mãe a partir dos 50 dias de vida. O processo reprodutivo exige alguns cuidados começando por deixar os dois coelhos em gaiolas separadas durante o período de um mês para que eles se adaptem ao ambiente. Além disso, esses animais também podem ser vendidos como pets de estimação devido a seu belo porte e adaptabilidade ao ser humano.

Principais Raças de Coelhos Gigantes

Coelho Gigante-de-Bouscat

Sendo animais robustos e alongados – podem pesar entre 5 a 8 kg – esses coelhos tem sido a escolha de muitos cunicultores. A sua origem se deu pela combinação do Prateado-de-Champanha, coelho angorá e Gigante-de-Flandres. Um tipo de coelho que tem um visual elegante e um bom temperamento para se relacionar com os humanos. Os pelos tem um comprimento do tipo semilongo e de um branco uniforme.

A cabeça possui perfil afilado sendo que seus olhos quase não apresentam pigmentação por causa da irrigação da íris. Seu tronco além de forte é do tipo alongado, conta com unhas brancas. Os machos não desenvolvem papada enquanto as fêmeas tem papada desenvolvida. Por gestação as fêmeas dessa espécie geram entre 4 e 7 filhotes apenas, número considerado baixo entre coelhos. São animais de pele macia e que dão origem a filhotes de médio porte.

Coelho Gigante-de-Flandres

A maior raça de coelhos gigantes, pode chegar a medir mais de 1 metro e pesar entre 5 e 10 kg. Essa raça é originária da Bélgica resultante da combinação de diferentes coelhos silvestres. Trata-se de um tipo de coelho que apresenta grande sensibilidade ao desenvolvimento de doenças, pouca rusticidade, carne pouco saborosa e pouca fecundidade.

Coelho Gigante da Alemanha

Coelho Gigante-de-Flandres

São coelhos que apresentam pelos finos e lisos, o comprimento dos fios é diferente de acordo com a variedade. A coloração desses coelhos também pode variar – com indivíduos pardo-ferro, pardo-lebre, areia e negra – sendo que a versão branca uniforme é a mais procurada do mercado. As orelhas são grandes com formato de V medindo entre 15 a 18 cm com extremidades largas com formato arredondado. Os olhos têm uma tonalidade rósea e cabeça em formato afunilado.

São animais cujo pescoço é curto com papada, mas sem a formação de pregas. A garupa do coelho é elevada e com formato arredondado. Os membros traseiros são fortes e compridos enquanto os da frente são fortes. O corpo desse tipo de coelho gigante tem forma retangular e baixa em relação a altura, quase toca o solo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário