Neve Perto de Milão

A Itália

A Itália é uma República Parlamentar que se localiza na área centro / sul do continente europeu que tem nome formal de “República Italiana”. O território do país tem fronteira com países como Eslovênia, Áustria, França e Suíça. Porém, na parte do sul da Itália, as fronteiras com que realiza são apenas com penínsulas, como a Península Itálica, a Península de Sardenha e a Península de Sicília.

A capital da Itália é Roma, e por muitos e muitos anos essa cidade atuou como centro de vários aspectos da civilização ocidental, em pontos como a política e a religião, exercendo influência até a atualidade, inclusive. Nos dias de hoje, a Itália é tida como uma república democrática, e isso representa que o país segue um regime onde toda sua população, ou seja, seus cidadãos, possuem o direito de participar da vida política do país e isso de maneira direta e igualitária. Esse pode ser também um dos pontos que faz com que contribuem para o fato de que a Itália seja considerada um país muito desenvolvido, ficando em vigésimo quarto lugar no ranking que analisa esse tema. A Itália também possui um dos dez maiores índices do planeta a respeito de qualidade de vida. Tudo isso reflete o quão positivo é viver ou visitar esse país.

Outros pontos que mostram como a qualidade de vida na Itália é realmente alta, é o fato de o país ser cada vez mais considerado um país idoso, ou seja, o número de idosos lá é consideravelmente alto. Isso pode ser uma consequência da importância que o país dá para temas como saúde e bem estar de sua população. Isso pode ser comprovado por alguns dados estatísticos bastante curiosos, como por exemplo a que aponta que para cada cem jovens existem aproximadamente cento e sessenta idosos, o que é uma alta bastante considerável que faz inclusive com que a Itália fique no topo de outro ranking, dessa vez o de processo de envelhecimento dos moradores de países da União Europeia, dividindo esse posto com a Alemanha.

Na Itália a região que conta com maior número de idosos é a que compreende a Ligúria, sendo que lá é possível encontrar, para cada cem jovens, duzentos e quarenta idosos. Já a região italiana que apresenta o maior número de jovens é a região da Campânia, que para cada cem jovens, conta com cento e dezessete idosos. Ou seja, é possível observar que até mesmo na região mais jovial, o número de jovens está abaixo do número de idosos.

Itália

Itália

A expectativa de vida na Itália também é algo bastante importante, e por mais que nos últimos tempos tenha apresentado baixas, ainda é bastante considerável. No país os homens tem a expectativa de vida de aproximadamente oitenta anos e as mulheres de cerca de oitenta e cinco anos. E apesar de tudo isso e também de a Itália envelhecer rápido, existem pesquisas que apontam que a grande maioria da população – cerca de setenta por sento – se sente satisfeita no que diz respeito a saúde italiana e isso aconteceu mesmo vários dos entrevistados afirmando ter doenças crônicas, isso sendo observado principalmente na área norte do país.

Ainda falando sobre a parte de saúde e bem estar dos italianos, existe um fato bastante curioso, que é que ainda que eles considerem a saúde que lhes é oferecida, um imenso privilégio, eles ainda permanecem com hábitos bastante ruins, sendo o maior exemplo disso, o cigarro. Existem estatísticas que comprovam que aproximadamente trinta e três por cento dos jovens italianos – aqui entende-se como jovem, pessoas que possuem entre vinte e cinco e trinta e quatro anos de idade – possuem o hábito de fumar, e a maior parte corresponde a pessoas do sexo masculino. Outro ponto que se mostra uma grande preocupação dos italianos é a criminalidade, já que ainda que os crimes registrados no país tenham diminuído, nos últimos anos, a cada cem famílias, cerca de quarenta disseram possuir uma percepção de falta de segurança no país.

O Clima Italiano

Tendo sido apresentado um grande panorama a respeito do país, também é importante se conhecer sobre o clima da Itália, e é sobre isso que será tratado agora. Como o país se localiza no Mar Mediterrâneo, isso acaba por influenciar bastante o clima de lá, refletindo em invernos não tão rigorosos, porém chuvosos, e verões mais quentes e secos. Existem ainda algumas cidades da Itália que podem ter a ocorrência da neve, nas épocas onde o inverno é mais intenso, sendo que o foco do artigo de hoje é a apresentação de cidades com neve perto de Milão, e é sobre isso que será apresentado abaixo.

A Cidade De Milão

Milão é uma cidade – ou comuna, como são chamadas as cidades italianas – que fica na Itália e que é ainda a capital de uma província milanesa chamada Lombardia. A comuna conta com pouco mais de um milhão e trezentos mil habitantes e sua área de extensão territorial urbana está entre uma das cinco maiores de toda a União Europeia. Além disso, a população da cidade conta com cerca de quatro milhões e trezentas mil pessoas, corroborando assim para que a região metropolitana seja a mais populosa e maior de toda a Itália.

O clima milanês corresponde ao subtropical úmido, e consequentemente a cidade conta com as estações do ano, que são quatro, bem definidas. Assim, no inverno – que é o foco do artigo de hoje – a temperatura média fica em torno de dois a cinco graus celsius, porém, existem ocasiões em que a temperatura pode chegar a até cinco ou dez graus negativos, fazendo com que se receba pelo menos quarenta centímetros de neve anualmente. Ou seja, na própria comuna de Milão já é possível encontrar neve no inverno.

Já o verão da cidade a temperatura média é de vinte e nove graus celsius, porém, pode chegar a até mesmo trinta e cinco graus. A umidade é consideravelmente alta o ano todo, e a média de chuva durante um ano é de aproximadamente novecentos e vinte milímetros.

Neve Próxima a Milão

Como já foi apresentado acima, Milão é uma cidade que ocasionalmente apresenta a ocorrência de neve, porém, muitas pessoas quando viajar não desejam ficar somente em um local, mas sim, fazer um tour por toda a região, e é por isso que hoje serão apresentados locais perto da comuna que também contam com neve no inverno. Porém, vale ressaltar que a estrada nessa época merecem muita atenção – isso vale principalmente para as pessoas que irão alugar carros para viajar – já que mesmo não tendo uma alta quantidade de neve, muitas vezes uma fina camadinha de gelo já fica no chão, e isso pode ser um desafio a mais para pessoas que não estão acostumadas a dirigir nesse tipo de situação.

Próximo a comuna de Milão é bem fácil encontrar ótimos lugares com neve, inclusive para realizar a prática de esqui até mesmo para iniciantes, já que existem locais que contam com as “pistas baby” que são as mais indicadas nesse caso. Uma das principais e mais conhecidas estações de esqui é a Piani di Bobbio, que fica numa região chamada Valassina (que faz fronteira com Bergamo), mais precisamente na província de Lecco.

Ilustração de uma Área Cheia de Neve

Ilustração de uma Área Cheia de Neve

Para quem não alugou carros e deseja uma maneira melhor de se chegar até essa estação, é necessário pegar um trem em Milão, na Stazione Centrale di Milano, e ir até a estação de Lecco. Chegando lá, deve-se pegar um ônibus local que chegue até Barzio, porém deve-se pedir para descer no ponto de Impianto Sciistico di Bobbio. O bilhete comprado para o acesso a pista – que é chamado de skipass – serve para um dia todo e inclui também o deslocamento de teleférico, que faz o transporte de uma pista a outra, e é por isso que o valor compensa tanto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.